O Que é um Plano de Investimento?

Uma pessoa que começa a investir precisa ter um plano e traçar os objetivos. Sem isso, fica difícil mirar em algum propósito com o dinheiro. Você sabe o que é um plano de investimento?

Ao construir um plano de investimentos, vai ficar mais fácil poupar e investir. Quando não sem tem o plano, a carteira do investidor pode ficar bagunçada, com recursos aplicados em diferentes ativos que por vezes, não possuem relação, ou nem sentido de estarem na carteira.  

o que é um plano de investimento?

Se você tem dúvidas com relação ao tema, acompanhe o nosso artigo.

Como funciona um plano de investimento?

O plano de investimento pessoal vai dar um norte para a carteira do cliente. Uma das primeiras coisas que o investidor precisa fazer para traçar o seu plano de investimentos, é reconhecer o objetivo.

Vamos supor que o investidor quer investir para se aposentar em até 10 anos, com um patrimônio total de um milhão de reais.

Um plano assim vai exigir grande volume financeiro e bastante disciplina. Portanto, o investidor terá que criar uma rotina de investimentos.

Em paralelo ao objetivo, o investidor precisa identificar qual é o seu perfil de investimento. Será que é conservador, arrojado ou moderado?

Conforme for o perfil, o investidor poderá optar por ativos mais ou menos arriscados. Desse modo, o objetivo será alcançado respeitando o perfil do investidor.

Ainda dentro da construção do plano, o investidor deve traçar uma previsão de rendimentos periódicos que vai conseguir com a carteira. Desse modo, há como avaliar quais serão os valores dos aportes mensais e como será feito a disposição entre os ativos dentro da carteira.

Como por exemplo: será que vamos ficar com 30% em renda variável e 70% em renda fixa? Os recursos só serão investidos em Tesouro Selic, ou vamos comprar títulos de crédito privado com taxas maiores?

Tudo isso vai ser avaliado junto do perfil do investidor e verificando qual será o tamanho dos aportes e a expectativa de rentabilidade.

Enfim, um plano de investimentos é importantíssimo e de certo modo, complexo.

Qual a importância de um plano de investimento?

Com o plano de investimentos a pessoa terá uma orientação do que fazer com o dinheiro poupado.

Assim, o plano de investimentos é algo muito importante e essencial para o investidor alcançar seus objetivos.

Além da pessoa física, existe o plano de investimento empresarial. Portanto, empresas também podem se utilizar de um plano financeiro para conseguir alcançar seus objetivos.

Empresas que buscam aumentar seus investimentos ou construir reservas financeiras para sobreviver por momentos mais complexos, podem encontrar no plano de investimento uma solução.

Como montar um plano de investimento?

Há vários fatores e detalhes que deverão ser avaliados na hora de traçar o plano de investimentos. Segue a lista:

  • Perfil do investidor;
  • Qual é o objetivo com a carteira de investimentos;
  • Tempo para alcançar o objetivo;
  • Expectativa de rentabilidade;
  • Valor dos aportes;

Cada um dos pontos acima citados está entrelaçado entre si. Por exemplo: um investidor de perfil conservador, dificilmente vai se sentir à vontade em comprar ações, fundos imobiliários e demais investimentos de renda variável.

Observando que a proporção desses investimentos, provavelmente será pequena, dentro da carteira, os recursos vão para a renda fixa.

Portanto, os aportes, provavelmente terão que ser maiores para compensar a rentabilidade que, por vezes, pode ser menor do que aquela conhecida na renda fixa.

Se os aportes não podem ser grandes, então o tempo para alcançar o objetivo deverá ser maior.

Uma coisa sempre terá que compensar outra. E assim, a pessoa vai conseguindo construir um plano concreto de investimento.

Plano de investimento Suno

Se o investidor não sabe por onde começar e precisa de ajuda profissional, a Suno pode lhe ajudar a traçar um melhor plano de investimentos.

A Suno é uma das maiores casas de research do Brasil. A empresa é responsável por diversos planos de assinatura, onde os seus profissionais fazem recomendações de investimentos.

Além disso, a Suno conta com cursos e livros sobre investimentos, dos mais diversos possíveis.

Portanto, estamos tratando de uma empresa sólida e consolidada no mercado nacional. Dentre todos os produtos que a casa de research tem, existe um chamado de Suno Wealth.

Dentro dessa assinatura, o cliente terá suporte com profissionais da Suno, onde eles vão oferecer:

  • Gestão de Investimentos;
  • 9 Portfólios de Investimentos;
  • Asset Allocation (Yale Model);
  • Gestão Ativa:
  • Balanceamento automático:
  • Monitorar resultados em contatos recorrentes;

Tudo isso é ofertado por meio desse produto único. Se você tem medo de investir sozinho, não invista. Contrate a Suno Wealth, invista junto deles, conheça mais sobre o mercado, aprenda e depois toque sua carteira por conta própria.

Conclusão

Investir sem ter um plano não é uma boa ideia. Ao poupar e investir, a pessoa precisa ter um plano e conhecer com antecedência quais serão os investimentos que serão feitos.

Vamos focar na renda fixa? Então quais serão os ativos? CDBs (Certificados de Depósito Bancário)? LCIs (Letras de Crédito Imobiliário)? Letras do Tesouro? Fundos de investimento?

Há várias alternativas e todas devem estar sendo avaliadas dentro do plano de investimentos. Mas antes disso, o investidor precisa traçar o seu objetivo?

Se a pessoa pensa em comprar uma casa no valor de R$ 300.000,00, o caminho para conquistar tal patrimônio pode ser longo, mas com um bom plano, esse objetivo pode ser facilmente alcançado.

Portanto, o plano de investimentos é uma parte extremamente importante e deve ser traçado. Uma pessoa sem um bom plano pode acabar investindo e perdendo dinheiro. Você sabe o que é um plano de investimento? Ainda tem dúvidas? Então deixe uma pergunta, que já vamos lhe responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.