Os 10 Melhores Livros Sobre Finanças em 2021

Aprender sobre finanças é algo fundamental, para qualquer pessoa em qualquer profissão. Mas para aprender de fato, a pessoa precisa estar munida dos melhores livros sobre finanças.

Você sabe quais são esses livros? Se não, acompanhe o nosso artigo e descubra os melhores livros sobre finanças.

Melhores livros sobre finanças para você ler

A lista que vamos mostrar possui os melhores livros sobre finança que são extremamente interessantes e devem ser alvo de leitura.

Imagem

Produto

Preço (R$)

1. Pai rico, pai pobre - Robert T. Kiyosaki

✔️ Maior livro de finanças de todos os tempos

3. O investidor inteligente - Benjamin Graham

✔️ Referência mundial no quesito investimentos

5. Pense & enriqueça - Napoleon Hill

✔️  Traz um pouco dos conhecimentos daqueles que mais enriqueceram no mundo

6. A interpretação das demonstrações financeiras- Benjamin Graham

✔️  Aprender a ler um balanço e fazer as devidas análises é essencial

7. Investimentos inteligentes- Gustavo Cerbasi

✔️  Um dos autores brasileiros de maior renome na área de investimentos e finanças

8. O jeito Warren Buffett de investir: Os segredos do maior investidor do mundo - Robert G. Hagstrom

✔️  Buffett é um dos maiores investidores de todos os tempos. 

9. Rápido e devagar - Daniel Kahneman

✔️  Descubra o que o pensamento tem a ver com as finanças

10. Trabalhe 4 horas por semana - Timothy Ferriss

✔️  Ótimas dicas para melhorar a performance no ambiente de trabalho e como terceirizar alguns serviços

1. Pai rico, pai pobre – Robert T. Kiyosaki

✔️ Maior livro de finanças de todos os tempos

Quando alguém procura um livro para compreender melhor a mutabilidade daqueles que criam riqueza, ou daqueles que conseguem economizar sempre, mantendo as finanças sempre em dia, um livro normalmente é recomendado, essa obra é: Pai rico e Pai pobre de Robert T. Kiyosaki.

O livro traz muito conteúdo sobre finanças, mentalidade vencedora e como conseguir aplicar tudo isso na vida. Sem dúvidas, um dos melhores livros sobre finanças e investimentos.

A obra é interessante porque ela vai trazer comparações entre aqueles que conseguem aplicar boas atitudes quando o assunto é dinheiro, conta aqueles que não têm tanta felicidade nessa área. Assim, fica mais fácil de compreender o tema retratado pelo livro.

A desvantagem do livro fica por conta de não ser muito específico em assuntos, como investimentos, como construir uma boa carteira, métodos para poupar dinheiro e demais assuntos similares. Ou seja, falta um pouco de coisas mais técnicas.

2. O homem mais rico da Babilônia – George S Clason

✔️  Ótima opção de leitura

Em o homem mais rico da babilônia, o autor George S Clason traz informações relevantes sobre como os babilônios conseguiam prosperar e economizar.

Mesmo a centenas de anos atrás, os povos já trabalhavam com a ideia de acumular riquezas e de poupar o possível.

Desse modo, dá para notar que o conhecimento e as estratégias de crescimento patrimonial e economizar já vem de anos.

O fato negativo da obra fica por conta de ser um assunto com ideias não tão técnicas. Obras que trazem informações sobre investimentos que podem ser alvo do leitor, ou sobre estratégias que podem ser executadas com instrumentos financeiros atuais, são mais interessantes, uma vez que a teoria do livro pode ser aplicada à realidade.

Quando tratamos de teorias relacionadas a estratégias ou pensamentos, o caráter subjetivo é grande e aplicar os métodos pode ser um pouco mais complexo.

3. O investidor inteligente – Benjamin Graham

✔️ Referência mundial no quesito investimentos

Um dos livros mais sugeridos para todos aqueles que gostariam de começar a investir é o investidor inteligente Benjamin Graham.

A obra de Graham para muitos é similar a uma bíblia sobre investimentos, sendo indispensável. Uma das poucas desvantagens da obra está relacionada ao conteúdo que não possui muitas relações com os mercados atuais.

Como se trata de um livro feito há anos e baseado em um mercado norte-americano, não há referências com produtos financeiros brasileiros, como o CDB, LCI, LCA e similares.No mais, o livro é muito interessante e merece toda atenção.

4. Kit Os Segredos Da Mente Milionária + Do Mil ao Milhão – Autor T. Harv Eker; Thiago Nigro

✔️ Dois em um

Os segredos da mente milionária e o livro do mil ao milhão trazem ótimas dicas para conseguir prosperar nas finanças.

Se você está precisando de referências para conseguir evoluir na área financeira e nos investimentos, o kit com as duas obras vai ajudar bastante.

5. Pense & enriqueça – Napoleon Hill

✔️  Traz um pouco dos conhecimentos daqueles que mais enriqueceram no mundo

Uma pessoa que está precisando de mais dinheiro, adoraria conhecer um pouco mais do que passa na cabeça daqueles que tem muito dinheiro, não é verdade?

Se você busca mais conhecimento e dicas sobre o que fazer para melhorar a sua condição financeira, Pense e enriqueça vai trazer um pouco mais sobre as estratégias dos milionários para perto de você.

6. A interpretação das demonstrações financeiras- Benjamin Graham

✔️  Aprender a ler um balanço e fazer as devidas análises é essencial

Operar na bolsa de valores exige estudo. Se o investidor focar no curto prazo, os investimentos devem ser bem avaliados por meio de uma análise técnica, empregado até análise fundamentalista.

Mas, se o investidor vai focar no longo prazo, empregando estratégias de Value Investing, ou Buy na Hold, o investidor precisará de conhecimento para analisar balanços.

Todas as empresas que têm ações na bolsa de valores devem publicar seus balanços a cada trimestre.

Observando isso, há muito conteúdo para ser analisado, mas para isso, o investidor precisa conhecer e compreender os números que estão no relatório contábil. O livro de interpretações de Graham é muito importante e vai ajudar bastante o investidor.

Por ser um livro que vai trabalhar com análise, o conteúdo pode ser um pouco maçante, e por isso, essa pode ser uma das maiores desvantagens da obra.

7. Investimentos inteligentes- Gustavo Cerbasi

✔️  Um dos autores brasileiros de maior renome na área de investimentos e finanças

Gustavo Cerbasi é um renomado autor de livros sobre finanças e investimentos. Uma das principais obras do autor, investimentos inteligentes, o leitor vai conhecer os principais investimentos que existem no Brasil. Para alguns, investimentos inteligentes é considerado o melhor livro de finanças.

Desde a renda fixa até a renda variável, tudo em um só livro. A desvantagem da obra fica por conta dos detalhes e estratégias. O livro não traz tantas informações sobre estratégias que podem ser empregadas pelo investidor, ou detalhes sobre os ativos existentes.

Mas de qualquer forma, o livro é relevante e deve ser lido por todos que estão iniciando no mercado financeiro.

8. O jeito Warren Buffett de investir: Os segredos do maior investidor do mundo – Robert G. Hagstrom

✔️  Buffett é um dos maiores investidores de todos os tempos. 

Buffett é um dos maiores investidores de todos os tempos, se não for o maior. Por contar com grande patrimônio e tamanho sucesso no mercado, Buffett se tornou referência quando o assunto é investimentos.

Considerando todos os feitos de Buffett, os seus segredos e conhecimentos sobre o mercado são cobiçados por todos.

Por isso, o livro de Hagstrom é muito importante para aqueles que buscam aperfeiçoar suas estratégias de investimento.

O ponto negativo da obra fica por conta de ser um livro voltado às técnicas de um só investidor. Por mais que Buffett seja relevante e tenha sucesso no mercado, nem todos os investidores vão conseguir aplicar as mesmas técnicas ou ideias do megainvestidor.

9. Rápido e devagar – Daniel Kahneman

✔️  Descubra o que o pensamento tem a ver com as finanças

Você sabia que a mente humana trabalha de duas formas bem distintas? Uma regida pela emoção e outra pela razão.

O problema é que muitos investidores acabam usando a emoção muito mais do que a razão, e conhecer as formas como nossa mente trabalha as informações, é muito importante para entender um pouco mais sobre nossas próprias emoções.

Observando isso, o livro de Kahneman é relevante e importante para aqueles que buscam mais conhecimento no mercado. Por ser um livro que não vai tratar de investimentos de forma direta, a obra pode ter um caráter menos financista, do que as demais.

10. Trabalhe 4 horas por semana – Timothy Ferriss

✔️  Ótimas dicas para melhorar a performance no ambiente de trabalho e como terceirizar alguns serviços

Quem não gostaria de trabalhar menos e com possibilidade de nem ir ao trabalho? Qualquer pessoa busca um pouco mais de liberdade e por meio do livro de Ferris, isso pode ser algo possível.

O ponto negativo do livro é que muitas dicas acabam não sendo destinadas a todos os públicos, ou seja, nem tudo dito no livro é possível de ser feito por qualquer pessoa em qualquer função, por exemplo.

Porque ler um livro sobre finanças?

Buscar conhecimento sobre finanças e investimentos é fundamental para todos. Muitas pessoas, inclusive aqueles que possuem renda superior, têm dificuldades em conseguir conciliar as finanças.

Por vezes as pessoas acabam parcelando compras, financiamento e pegando empréstimos. Tudo isso pode comprometer a renda  a ponto de dificultar o próprio pagamento.

Considerando os riscos de contrair dívidas e os problemas que o futuro reserva para a maioria das pessoas, poupar e investir se tornou algo primordial.

A previdência já foi alterada e provavelmente sofrerá mais alterações no futuro. A expectativa de vida vem aumentando, mas as pessoas cada vez mais buscam a independência financeira e alguma estabilidade antes de conseguir a aposentadoria.

Por isso, aprender sobre finanças e investimentos vêm ganhando muita notoriedade. Se você está em busca de mais estabilidade e de conseguir a independência financeira, chegou a hora de começar a ler mais sobre finanças.

Como escolher o melhor livro sobre finanças

Para escolher os melhores livros sobre finança a pessoa precisa eleger prioridades e necessidades. Se a pessoa busca investir com qualidade, então há determinados livros.

Se o assunto em questão é a mentalidade do investidor ou daquele que consegue se preparar financeiramente, então existe outra obra mais interessante.

Para cada assunto existe um livro mais apropriado, portanto eleger a prioridade é essencial nesse momento.

Objetivo

Traçar um objetivo pode ser uma das formas de conseguir priorizar algum dos livros citados. Para aqueles que buscam começar a investir no mercado financeiro nacional, o livro de Gustavo Cerbasi, Investimentos inteligentes, pode ser uma ótima solução.

Ou, por exemplo, uma pessoa que precisa tomar uma iniciativa na vida e quer começar a poupar e construir uma mentalidade vencedora (com relação aos negócios e as finanças), então o Pai Rico e o Pai Pobre pode ser uma ótima opção.

Ao analisar quais são as prioridades, a pessoa vai conseguir determinar qual livro é aquele mais interessante para o momento. Lembrando que todos os livros possuem suas vantagens e tem conteúdo de sobra.

Finanças pessoais

As finanças pessoais podem ser outro tipo de prioridade. Para aqueles que estão priorizando o tema de finanças, buscar livros que trabalhem a mentalidade é interessante.

Pai rico e pai pobre, o homem mais rico da babilônia, o kit dos segredos da mente milionária são boas opções.

Pense e enriqueça também pode ser uma ótima opção para melhorar ainda mais sua performance com as finanças.

Finanças corporativas

Mesmo sendo diferentes, as finanças pessoais e corporativas possuem algumas semelhanças. Ao gastar mais do que se tem, tanto a pessoa física quanto a jurídica podem se encontrar em apuros.

Quando as contas não fecham e é preciso levantar mais recursos com bancos, a empresa ou pessoa terão que pagar juros e encargos.

Como alguns fundamentos para a manutenção das finanças corporativas tem similaridades com as finanças pessoais, os livros destacados para finanças pessoais também podem ser alvo do interessado (nesse caso, para as finanças corporativas).

Finanças públicas

Nenhum dos livros supracitados tem como base as finanças públicas. Mas de forma similar ao que ocorre com as finanças corporativas e pessoais, é possível encontrar similaridades entre todas essas finanças, principalmente quando o foco é a manutenção de um bom nível de caixa. Sem gastar mais do que se tem.

Nível de leitura

Um dos livros mais fáceis de compreender e ler são investimentos inteligentes de Gustavo Cerbasi.

A linguagem do livro é muito simples e a pessoa não precisará ler mais do que uma vez para conseguir entender as explicações. Inclusive quando o autor trata dos ativos existentes no mercado, as explicações são muito fáceis de compreender e simples.

Não há grandes dificuldades. Além disso, o autor não deixa o livro ser algo informal. Na verdade, tudo é muito bem feito. Por isso Cerbasi tem sua relevância na literatura financeira do país.

Outros livros que podem ser uma boa opção para aqueles que buscam começar a estudar finanças e o pai rico e pai pobre, o kit do homem mais rico da babilônia.

Se você está buscando um pouco mais de conhecimento voltado à área de investimentos, então o investidor inteligente, o jeito de Warren Buffett de investir e interpretações das demonstrações financeiras são os mais indicados.

Perguntas frequentes

Qual livro ler para começar a organizar a vida financeira?

Olhando todos os livros citados, aqueles mais interessantes para ajudar a organizar as finanças são:

Pai rico e pai pobre, o homem mais rico da babilônia, pense e enriqueça e o kit os segredos da mente milionária.

Como organizar as finanças pessoais?

Levante todas as suas receitas e todas as despesas. Se há mais despesas do que receitas, você deverá cortar os gastos para conseguir encaixar todos os valores em seu orçamento.

A partir daí anote todas as suas despesas diariamente. Ao final do mês, faça uma conferência e veja se você conseguiu permanecer dentro do orçamento.

No acompanhamento diário, tente sempre cortar alguma coisa. Com esse costume, no mês a mês vai sobrar mais do que deveria. Mesmo que seja R$ 1,00 a mais sobrando, em 12 meses serão R$ 12,00 em 5 anos você terá poupado R$ 60,00.

Quais os melhores livros de educação financeira?

Os livros citados para ajudar a organizar as finanças se encaixa bem aqui também. Além desses, o livro investimentos inteligentes também tem espaço aqui.

O que devo saber antes de investir na bolsa?

A bolsa de valores possui diversos riscos, e perder dinheiro não é algo difícil de acontecer. Tenha em mente que ao entrar na bolsa, você precisa fazer uma boa gestão de risco.

Procure ler bastante sobre os ativos que pretende investir e dê atenção à análise, principalmente aquela focada no longo prazo. A diversificação da carteira com menos exposição a ativos de renda variável também é algo interessante.

Qual o valor mínimo para começar a investir em fundos imobiliários?

Existem fundos que são negociados próximos dos R$ 10,00, portanto o valor é considerado bem baixo.

Existem alguns custos que envolvem a compra, venda e manutenção das cotas em carteira, mas, já é uma tendência do mercado não cobrar taxa de corretagem ou custódia. Por isso, os investimentos em FII vêm sendo bem atrativos, principalmente pelos rendimentos oferecidos.

Conclusão: qual melhor livro sobre finanças

Dentre todos listados, aquele que apresenta maior relevância, ainda mais quando analisamos o mercado nacional, é o: Investimentos inteligentes de Gustavo Cerbasi.

O livro tem conteúdo e de fácil compreensão e muito bem escrito. Depois, o livro: investidor inteligente tem sua importância.

Por fim, os livros de interpretação das demonstrações financeiras e o jeito de Warren Buffett de investir têm bastante a contribuir.Você concorda com os melhores livros sobre finanças citados aqui? Não? Tem sugestões, então as deixe ao final do artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *