O Que é Renda Fixa COE?

Há pouco tempo, surgiu no mercado de investimentos brasileiros o chamado COE. Investimento que ainda é desconhecido pela maioria da população. Você sabe o que é renda fixa COE?

Se você ainda não sabe e deseja saber, ou Se já sabe e quer saber mais, continue a leitura desse artigo, pois iremos tratar de pontos considerados importantes a respeito desse investimento.

Como investir em renda fixa COE? Será que ele é mesmo uma renda fixa? Como funciona? Quais são as taxas? A resposta para essas e outras perguntas você encontra aqui.

O Que é Renda Fixa COE?

O que é COE? 

O Certificado de Operações Estruturadas, mais conhecido como COE, é um tipo de investimento muito conhecido nos EUA e na Europa, mas que chegou a pouco tempo no Brasil.

O seu Grande diferencial é que ele mistura características da renda fixa e da renda variável em um só investimento. Sua característica diferenciada tem despertado interesse em diversos perfis de investidores, desde os conservadores até os mais arrojados. 

Continue a leitura e descubra muito mais detalhes desse investimento:

Como funciona COE

Como funciona COE

Na maioria dos casos, ao emitir o COE, o banco emissor utiliza grande parte do dinheiro em renda fixa e outra parte menor em renda variável. No caso da renda variável der um resultado negativo, existirá a outra parte que foi usada em renda fixa e gerou lucro o suficiente para suprir o prejuízo 

Sendo assim, na maioria dos COE, você investe um capital X com o valor de ganho variável que dependerá da situação do mercado na qual aquela parte menor do COE foi investida, se o local onde esse dinheiro foi investido der saldo negativo, você tem a segurança de não perder dinheiro devido a primeira parte que foi aplicada em renda fixa e irá gerar lucro suficiente para compensar essa perda.

Isso quer dizer que se você investir 10 mil e a ação na qual seu dinheiro foi aplicado desvalorizou, caiu e deu saldo negativo; isso “não importa” e você receberá no mínimo o valor que foi investido sem perdas, a não ser para a inflação

Ainda existem alguns COE onde os ganhos podem ser maiores, porém também abre-se o risco da perda de capital. Jaja falaremos melhor dessa distinção no tópico Tipos de COE.

Como um COE é elaborado

Como um COE é elaborado

Vamos criar um exemplo de como pode ser elabora um COE de valor nominal protegido que é o tipo mais comum:

  • Valor de aplicação: 10 Mil.
  • Tempo: 5 anos.
  • Ganho máximo: 20%.
  • Investimento variável: ações da Apple.

Nesse caso, o banco irá pegar uma grande parte dos 10 mil e utilizar em operações de renda variável dele próprio e com uma parte menor, irá aplicar em ações da Apple (exemplo: 8 mil para a renda fixa e 2 mil para as ações da apple)

Ao final dos 5 anos que é o prazo da aplicação, você terá os seus 10 mil, mais o lucro das ações da Apple com teto de 20% de ganho. Caso as ações resultem em valor negativo, o banco irá utilizar os lucros que teve com aqueles 8 mil em renda fixa para suprir a perda da renda variável e devolver os seus 10 mil reais. Você não terá ganhos, mas também não terá perdas.

Taxas e tributação sobre COE 

Taxas e tributação sobre COE 

No COE, é descontada a alíquota do imposto de renda que costuma ser de 15% considerando que o COE costuma ter 2 anos de duração ou mais. Em caso de tempos menores, acompanhe a tabela de alíquota do IR:

  • Até 180 dias:                  22,5%
  • De 181 até 360 dias:      20%
  • De 361 até 720 dias :    17,5%
  • Acima de 720 dias:        15%

Em algumas corretoras também é necessário pagar taxa de corretagem e taxa de custódia.  Os valores variam de uma corretora para outra.

Tipos de COE 

COE com valor nominal protegido:

No COE com valor nominal protegido que é o mais comum, apenas uma parcela bem mínima do investimento é destinado a ações variáveis, o que o faz ter menores lucros, mas impede que haja perda, sempre garantido o retorno do valor investido para o seu bolso.

COE com valor nominal em risco 

No COE de valor nominal em risco, as ofertas de lucro são bem maiores, pois maior parte do investimento é destinado a rendas variáveis. Porém, por outro lado, nesse tipo de COE existe a possibilidade de perder parte do dinheiro investido. A quantidade de perda máxima já fica pré-estabelecida e costuma estar em torno dor 15%

Valor mínimo, prazo de investimento e rentabilidade do COE

Valor mínimo: 

O Certificado de Operações Estruturadas (COE) não tem uma regra de valor mínimo. O valor é estabelecido pelo banco emissor do COE, mas o mais comum é que eles tenham aplicação mínima de 5 Mil.

Prazo de investimento:

O prazo de investimento também é estabelecido pelo emissor do COE. Eles costumam ser de médio e longo prazo. Algo em torno de 2 a 5 anos.

Rentabilidade do COE:

A rentabilidade do COE como já vimos, tem um valor máximo pré estabelecido e em alguns casos pode haver perda de capital, a qual também já tem um limite pré estabelecido.

Vale lembrar, que os COE de valor nominal em risco, oferecem melhor rentabilidade ao mesmo tempo que correm o risco de gerar algumas perdas, sendo mais atraentes para investidores arrojados. Enquanto os COE de valor nominal protegido, oferecem menor rentabilidade, mas descartam a possibilidade de perda, sendo mais atraentes para investidores conservadores. 

Riscos do COE

Creio que já deu para perceber que no COE de valor nominal em risco, corre-se o risco de perder parte do dinheiro investido. Porém o COE oferece outro risco em qualquer de suas modalidades.

Esse risco é o de perder todo o dinheiro investido no caso do banco emissor do COE vinher a quebrar. Isso acontece porque o COE não é segurado pelo FGC como acontece no caso dos CDB’s por exemplo.

Esse risco, torna importantíssimo a escolha do banco no qual você irá realizar seu investimento em COE.

Conclusão 

Chegamos ao fim e podemos concluir o que foi dito no início: O Certificado de Operações Estruturadas (COE) é um investimento que junta característica da renda fixa e da renda variável, sendo atrativo para vários tipos de  públicos. 

Ao investir em COE, lembre-se de escolher um banco forte e seguro, considerando que esse tipo de investimento não é garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Outra coisa a ter em mente nesse investimento é que o retorno irá levar um pouco de tempo, já que são de médio e longo prazo.

Deixe suas dúvidas nos comentários, será um prazer ajudar!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *