Os 10 Melhores Livros Sobre Investimentos em 2021

Uma das formas mais eficientes de conhecer e aprender sobre investimentos e o mercado financeiro como um todo é por meio dos livros. Nesse artigo, vamos conhecer os melhores livros de investimentos.

Ao buscar por literatura na área de finanças e mercado de capitais há diversas opções. Por isso é importante conhecer quais são os livros mais relevantes para fazer a leitura. 

Se você busca conhecer mais sobre os mercados, então acompanhe a nossa lista e conheça os melhores livros sobre investimentos do ano.

Melhores livros sobre investimentos para você ler

Acompanhe aqui o nosso ranking dos melhores livros sobre investimentos para comprar online:

Imagem

Produto

Preço (R$)

1. Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi

✔️ Ótimo para investidor iniciante

2. A teoria do Cisne Negro – Nassim Taleb

✔️ Indicado para investidor intermediário/avançado

3. A bola de neve - Alice Schroeder

✔️ Aprenda sobre um dos maiores investidores de todos os tempos

4. Warren Buffett e a análise de balanços - Mary Buffett, David Clark

✔️ Aprenda a ler um balanço patrimonial e o demonstrativo de resultados

5. Soros: A Vida de um Bilionário Messiânico - Michael T. Kaufman

✔️ Transforme seus investimentos em dinheiro

6. O Grande Sonho - Cristiane Correa

✔️ Biografia dos proprietários da Ambev e 3G Capital

7. O Investidor Inteligente - Benjamin Graham

✔️ Ótimo livro sobre investimentos

9. Ações comuns, lucros extraordinários – Philip Fisher

✔️ Ideias sobre investimentos e estratégias

10. Aprenda a operar no mercado de ações – Dr. Alexander Elder

✔️ Aprenda a gerenciar os riscos dos seus trades

1. Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi

melhor livro para investidor iniciante

O livro traz boas informações sobre investimentos essenciais, como é o caso do Tesouro Direto.

Ainda no livro, o autor busca explicar todos os ativos existentes no mercado, inclusive com exemplos.

Por se tratar de um autor renomado, como é Gustavo Cerbasi e pela linguagem de fácil compreensão, o livro é relevante para aqueles que estão iniciando no mercado financeiro.

2. A teoria do Cisne Negro – Nassim Taleb

A teoria do Cisne Negro – Nassim Taleb

Obra que não se trata especificamente sobre investimentos, mas traz muito conceito e ideias sobre como encarar a adversidade do mercado financeiro.

A bolsa de valores e todos os ativos que são negociados possuem um caráter de risco e estão alheios à volatilidade do mercado.

Ao ler a teoria do Cisne Negro, o investidor vai compreender e reconhecer se a carteira está protegida contra eventuais cisnes negros.

3. A bola de neve – Alice Schroeder

livro a bola de neve - warren buffet

Biografia autorizada daquele que é conhecido por ser o maior investidor de todos os tempos, Warren Buffett.

O livro não traz indicações e conhecimento sobre o mercado financeiro em si, mas ao conhecer um pouco mais da vida de Buffett, o investidor vai reconhecer pontos nos quais tornaram Buffett um dos homens mais ricos do mundo.

Tanto a questão profissional quanto pessoal influenciam e decisões precisam ser tomadas. A comparação entre o leitor e Buffett é inevitável.

Será que você faria tudo da mesma forma que Buffett?

4. Warren Buffett e a análise de balanços – Mary Buffett, David Clark

melhor livro sobre investimento financeiro

Para aqueles que estão entusiasmados para investir em ações e estão a procura da empresa “perfeita” o livro de análises de balanços é essencial.

Além de compreender o que é um balanço patrimonial e DRE, o investidor vai reconhecer quais os valores analisar e o que eles significam quando o assunto é análise e oportunidade.

O livro é considerado curto e, portanto, é de fácil leitura. Sendo que o mesmo pode ser alvo de novas consultas assim que for necessário. Ótimo livro em geral.

5. Soros: A Vida de um Bilionário Messiânico – Michael T. Kaufman

livro Soros: A Vida de um Bilionário Messiânico - Michael T. Kaufman

Mais uma biografia. Diferente da biografia de Buffett, a história contada por Kaufmann retrata um imigrante húngaro que venceu adversidades do seu tempo e conseguiu se tornar um dos investidores mais interessantes do planeta.

Soros é um investidor que foca mais no curto prazo tendendo a operar ativos conhecidos como derivativos.

Além de derivativos, contratos futuros e demais operações mais arrojadas, Soros também é conhecido por ser um grande filantropo e ter feito diversas doações em vida.

Para aqueles que buscam mais inspirações no mercado, a biografia de Soros é um prato cheio.

6. O Grande Sonho – Cristiane Correa

livro sobre a Biografia dos proprietários da Ambev e 3G Capital

O Grande Sonho narra a construção do império de três empresários/investidores, Beto Sicupira, Marcel Telles e Jorge Paulo Lemann.

Os três atualmente são sócios da Ambev, Budweiser, 3G Capital e diversas outras companhias. No início as coisas eram mais “modestas” e com o passar do tempo, tudo foi ganhando mais volume e se tornando grande.

O interessante do livro é acompanhar essa evolução dos três personagens.

7. O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

melhor livro para aprender a ganhar dinheiro na bolsa de valores

O Investidor inteligente, por muitos, é considerado o livro mais importante da área de finanças e mercado de capitais. Porém, o conteúdo é um pouco mais denso e pode ser mais difícil para os iniciantes.

Fazer a leitura de investimentos inteligentes do Gustavo Cerbasi antes parece ser uma atitude mais plausível, por exemplo.

Mesmo tendo uma linguagem um pouco mais difícil, o livro é ótimo e vai ajudar bastante os investidores.

8. All About Asset Allocation: The Easy Way to Get Started – Richard A. Ferri

livro para aprender a fazer alocação de ativos

Infelizmente All About Asset Allocation é um livro que existe somente em inglês, porém, para aqueles que têm conhecimento intermediário na língua, não terão tanta dificuldade na leitura.

O livro é um dos melhores livros sobre investimento. É possível considerar a obra como uma das melhores, porque ela trata de um assunto pouco discutido no Brasil, alocação de ativos.

Dentre as estratégias mais eficazes de investimento, principalmente quando olhamos o longo prazo, a alocação de ativos é a melhor opção.

A leitura não é longa, uma vez que o livro é pequeno, porém a língua pode dificultar as coisas. 

9. Ações comuns, lucros extraordinários – Philip Fisher

Ideias sobre investimentos e estratégias

Philip Fischer é um investidor que criou uma estratégia bem interessante de investimento. Observando a variedade de ações que existem na bolsa, Fischer dá prioridade a aquelas empresas que não estão sob os holofotes do mercado, ou que possuem análises pouco detalhadas.

Essas empresas, que normalmente são consideradas pequenas e quase sem expressão, são aquelas que podem crescer mais e tendem a gerar os mais retornos.

Considerando isso, Fischer foca suas atenções em empresas menores, mas que possuem bons indicadores.

10. Aprenda a operar no mercado de ações – Dr. Alexander Elder

melhor livro para traders

Essa obra tem como foco os traders ou aqueles investidores que gostariam de montar operações estruturadas com stop loss e stop gain, por exemplo.

Como os trades normalmente terminam sendo “stopados”, ou seja, termina com prejuízo, o investidor precisa reconhecer bons momentos para conseguir conduzir operações lucrativas e compensar o prejuízo e ainda tirar o lucro.

Com o livro, o investidor vai aprender a fazer uma boa gestão de risco e controlar suas operações para tirar a melhor performance possível.

Mesmo se tratando de um público específico, a obra pode ser considerada uma dos melhores livros para investimento.

Porque ler um livro sobre investimentos financeiros?

A internet está repleta de conteúdo sobre o mercado financeiro. Mas boa parte desse conteúdo é direcionada a coisas momentâneas ou estruturadas de forma a ficar bem posicionado no Google, por exemplo.

Ou seja, nem sempre o conteúdo que você encontra vai lhe entregar tudo de forma completa. Por isso os livros ainda trazem os conteúdos mais completos.

Por meio dos livros o investidor será instigado a pensar e refletir sobre os temas ali explorados. Depois, inclusive, é possível buscar mais conteúdo na internet e ver outros aspectos que não são tratados no livro, ou tratados de forma “datada”.

Em outras palavras, o livro vai tratar de um conteúdo mais técnico com ênfase em um bom vocabulário e organização das informações. Assim, desde a leitura até a compreensão ficam mais fáceis.

Como escolher o melhor livro sobre investimentos

Antes de comprar o livro, você precisa avaliar qual é o tema que mais lhe instiga. Vamos supor que seja sobre ações. Então busque livros sobre ações, sobre temas específicos sobre as ações, por exemplo.

Além disso, biografias de grandes investidores podem ajudar. Um bom exemplo é de Warren Buffett no livro A bola de neve.

Se você quer focar em alocação de ativos, busque alternativas que falem a respeito do tema. Se o interesse está sobre o Day Trade, um ótimo livro que explora esse mundo é Aprenda a operar no mercado de ações – Dr. Alexander Elder.

O investidor precisa analisar qual é o tema que mais chama atenção e focar suas atenções no mesmo.

Nível de investidor

Outro ponto a ser analisado antes de comprar o livro é o nível do investidor. Existem aqueles que estão iniciando no mercado, outros já possuem alguma experiência, mas procuram se aprofundar mais.

Também existem outros investidores que já estão a um bom tempo no mercado e precisam diversificar as estratégias. Para cada um dos níveis, existem boas literaturas.

Iniciante

Os investidores iniciantes precisam buscar conhecimento mais básico. Principalmente relacionado à como investir, quais são as instituições que permitem acesso à bolsa e quais são os custos.

Esses livros vão tratar de assuntos bem básicos, mas que nem sempre são tão difundidos. O custo, por exemplo, é algo relevante, uma vez que muitos investidores possuem pouco dinheiro, menos do que R$ 1.000,00.

Com uma quantia assim, o investidor vai dar foco nos custos, até porque se houver despesas, o investidor vai acabar pagando para investir, coisa que não é o objetivo.

Intermediário

Obras a respeito de estratégias e sobre ativos específicos podem ser alvo dos investidores intermediários. Normalmente quando já se tem conhecimento sobre o mercado, ainda não há muita noção do comportamento dos ativos.

Por isso, a leitura dos investidores intermediários deve ser focada em assuntos mais específicos e sobre questões estratégicas de investimento.

Avançado

Por fim, aqueles considerados investidores avançados, normalmente buscam literatura mais técnica. Vale destacar que todos os níveis de investidores também podem buscar biografias e livros retratando momentos históricos, como a crise hipotecária de 2008 ou o plano real.

Objetivo financeiro

Os livros com foco nos investidores iniciantes, normalmente oferecem conteúdo focado para a reserva de emergência, controle financeiro e insights sobre a mentalidade investidora.

Depois, praticamente todos os livros focam em viver de renda ou viver do mercado financeiro. Tanto a questão de construir uma reserva de emergência quanto viver de renda são opções válidas.

É claro que viver de renda é um tema muito mais complexo, porque não envolve só fazer bons investimentos, mas é sobre padrão de vida.

Mas de qualquer forma, para aqueles que procuram objetivo financeiro, as biografias são boas opções de literatura, além de livros falando sobre temas voltados ao enriquecimento e a criação de valor.

Níveis de aportes

Os aportes vão variar com relação ao patrimônio do investidor. Livros que tratem de aportes e de valores são um pouco mais complicados de se ver por aí.

De qualquer forma, o investidor mais avançado provavelmente terá contato com livros que vão abordar estratégias que vão condicionar o seu sucesso ao volume financeiros maiores.

Vale destacar que na biografia de Soros, o investidor trabalha com quantias relevantes, acima dos milhões de dólares.

Já Buffett foi escalando o volume financeiro conforme o tempo passava e o patrimônio aumentava.

Perguntas frequentes

Qual livro ler para começar a investir?

Investimentos Inteligentes de Gustavo Cerbasi  é uma das melhores opções para começar a ler sobre investimentos. Como Investimentos Inteligentes trata das opções do mercado financeiro nacional, o livro é uma ótima opção para os iniciantes.

Qual o melhor livro de ações?

Por ser um tema que possui muitos livros e autores, um bom livro sobre ações é o investidor inteligente além da análise de balanços de Warren Buffett. Por isso, livros que tratam de tal tema, são relevantes. Já o Investidor Inteligente é uma obra conhecida em todo mundo e que se tornou referência do tema.

Quais os melhores livros de educação financeira?

Há diversos livros sobre o tema da educação financeira, sendo que o Pai rico e o pai pobre podem ser uma boa opção. Na verdade, o livro do autor Robert Kiyosaki traz conceitos e ideias bastante relevantes sobre a mentalidade daqueles que conseguem prosperar mais do que outros. Se o problema da pessoa ainda está nas finanças, então o livro Pai Rico e Pai Pobre pode ser uma ótima solução.

O que devo saber antes de investir em ações?

Os custos e as formas de como acessar a bolsa. Ao saber desses dois pontos a pessoa pode começar a planejar como serão os investimentos.

Qual o valor mínimo para começar a investir em ações?

Não há um valor mínimo propriamente dito. Ainda mais hoje, onde boa parte das corretoras vem isentando seus clientes de taxas, como a corretagem e a custódia, o valor mínimo pode ser o simples valor de uma ação. O problema fica por conta da estratégia e do resultado que o investidor espera. Se considerarmos a possibilidade de investir em um fundo passivo, que segue um índice, ou um ETF, então algo como R$ 100,00, pode ser o suficiente para começar no mercado de ações.

Conclusão: qual melhor livro sobre investimentos

Ao analisar todos os livros que foram citados, o melhor livro sobre investimento é o: investimentos inteligentes. Por se tratar de um livro que possui conteúdo direcionado ao Brasil e o seu mercado,

Para os investidores que já possuem mais conhecimento sobre o mercado, uma ótima opção é a logica do cisne negro, além do All About Asset Allocation.

O investidor inteligente e as biografias também são excelentes opções. É difícil reconhecer somente um livro como o melhor.

O mais fácil é identificar qual é a necessidade do investidor e fazer a leitura, levando essa prioridade como forma de designar qual será o primeiro livro e listar os restantes. Você concorda com a lista dos melhores livros de investimento?

Você não concorda? Então deixe sua sugestão no final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *