Investimento Com 30 Reais: Como Começar e Onde Investir? 

A falta de educação financeira no Brasil ainda leva muitas pessoas a acreditarem que para realizar investimentos é necessário uma grande quantia em dinheiro. Porém, hoje iremos mostrar que é possível investir 30 reais.

É isso aí. Com 30 reais em mãos você já consegue começar a investir. Dependendo da ocasião, até com menos já é possível. Mas falaremos sobre como começar a investir com 30 reais.

Investimento Com 30 Reais: Como Começar e Onde Investir? 

Afinal, como começar a investir com 30 reais? 

Como já dissemos, é possível investir com apenas 30 reais ou até menos. Porém, a questão que fica é sobre como fazer isso.

O primeiro passo de como começar a investir com apenas 30 reais é escolhendo onde investir de maneira adequada ao seu perfil, tendo conhecimento das opções de investimentos.

Para descobrir essas questões, acompanhe os tópicos abaixo:

O que precisa saber antes de investir?

O que precisa saber antes de investir?

Uma das coisas que você precisa saber antes de começar a investir, é sobre qual é o seu perfil de investidor, o qual é baseado em sua disposição em correr riscos em aplicações financeiras, na procura por maiores rendimentos.

Confira os 3 tipos de investidores e tente descobrir qual é o seu:

Conservador: O investidor conservador, é aquele que na hora de fazer um investimento coloca a segurança em primeiro lugar. Ele dificilmente estará disposto a correr riscos, mesmo que isso dê a ele retorno menores. Este tipo de investidor é um grande fã das rendas fixas.

Moderado: Os investidores moderados, são aqueles um pouco mais flexíveis do que os conservadores na questão de correr riscos de perda de dinheiro em investimentos. Eles costumam variar seus investimentos entre renda fixa e variável. A renda fixa COE por exemplo, é um belo resumo de seu perfil.

Arrojado: Por fim, temos os investidores arrojados, os quais, sempre estão em busca dos investimentos com maiores possibilidades de rendimento, mesmo que ofereçam um alto risco de perda. Vale dizer que para ser este tipo de investidor, é necessário um ótimo entendimento e conhecimento do mercado financeiro e de investimentos.

Além de conhecer o seu tipo de investidor, também é necessário conhecer as opções de investimentos com este valor. Por isso, veja o próximo tópico.

Onde investir 30 reais?

Onde investir 30 reais?

Existem diversas opções para investir com 30 reais. Tanto investimentos de renda fixa, quanto investimentos de renda variável. Confira 3 deles:

CDB

No CDB, o investidor empresta um determinado valor para o banco, o qual usa este dinheiro para emprestar aos seus clientes e receber juros em cima do empréstimo, depois, parte deste juros, o banco dá ao investidor. Existem pelo menos 3 tipos de CDB: Pré-fixado, CDI e IPCA.

No CDB IPCA, o rendimento é determinado pelo IPCA + certa porcentagem de juros pré-determinada. Com isso, não é possível saber exatamente quanto será o retorno em reais, mas é possível saber que será certa porcentagem acima da inflação (IPCA).

No CDB CDI, a taxa está vinculada ao valor do CDI, sendo assim, também não é possível saber exatamente qual será o valor do rendimento em reais na hora que a aplicação é realizada.

Já no CDB Pré-fixado, não é utilizado nenhum indexador para saber o rendimento, mas sim uma porcentagem exata sobre o valor que foi aplicado, a qual é pré-determinada antes da aplicação.

Tesouro Direto 

No Tesouro Direto, ao invés de emprestar dinheiro para um banco, o investidor empresta para o governo, o qual irá utilizar este dinheiro para financiar suas atividades.

Assim como o CDB, o Tesouro Direto também conta com mais de um tipo. são 2 tipos, porém um deles conta com 3 variações, veja:

  • Tesouro Pré-fixado: Neste tipo de investimento, você sabe exatamente a porcentagem de rendimento que você irá receber desde o momento que você realiza a sua aplicação.
  • Tesouro Pós-fixado: No Tesouro Pós-fixado, você não sabe exatamente o valor que irá receber, pois eles são baseados em algum indexador + certa porcentagem de juros. Por exemplo, se você escolher um Tesouro Pós-fixado IPCA + 4% e o IPCA ficar em 6%, você receberá 10% de rendimento (6+4). Existem 3 opções de indexadores: IPCA, Taxa Selic e Renda+. No caso do Tesouro Renda+, ele serve como um complemento para aposentadoria, pois você irá resgatá-lo em parcelas mensais durante 20 anos.

Fundo imobiliário (FIIS)

O fundo imobiliário é um investimento que tem ganhado grande notoriedade nos últimos anos. Inclusive, existem fundos gerando rendimentos acima de 1% ao mês.

O FIIS é uma união de investidores que somam para investir em fundos imobiliários. O dinheiro arrecadado é utilizado para a construção ou aquisição de imóveis, dos quais, cada investidor ganhará parte dos lucros como rendimento.

O valor das cotas sofre variações, mas é tranquilamente possível encontrar cotas de  fundos imobiliários abaixo de R$30,00.

Vantagens de iniciar investindo um pequeno valor

Vantagens de iniciar investindo um pequeno valor

Uma das vantagens de iniciar investindo com pouco valor, é que você começa a lucrar com investimentos mais rápido.

Pois, esperar juntar determinado valor para começar investir, é perder tempo e dinheiro enquanto não começa.

Outro fator interessante, é que desta forma você pode aprender e conhecer o mercado de investimentos na prática, arriscando pouco dinheiro.

Conclusão 

Concluímos que vale a pena investir 30 reais, pois é melhor começar com pouco do que não começar.

Entretanto, antes de começar a investir, é necessário escolher um investimento que esteja de acordo com seu perfil investidor.

Tesouro Direto e CDB são ótimas opções para conservadores e moderados, enquanto Fundos imobiliários são ideais para investidores arrojados.

Por fim, se ficou alguma dúvida, pedimos que deixe nos comentários para que possamos esclarecer todas as questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *