O Que é Renda Fixa Com Liquidez?

A liquidez é uma das mais importantes características de um investimento, sendo que para a renda fixa, a liquidez também é importante. O que é renda fixa com liquidez?

Muitos bancos costumam oferecer títulos de renda fixa com liquidez imediata, porém, há outros bancos que possuem títulos com rendimento maior, mas com liquidez restrita ao vencimento.

O Que é Renda Fixa Com Liquidez?

Se você busca conhecer mais sobre a liquidez dos títulos de renda fixa, acompanhe o artigo.

O que é renda fixa com liquidez?

Quando falamos em títulos de renda fixa com liquidez, estamos tratando de investimentos que podem ser transformados em dinheiro rapidamente.

Então o que é liquidez? A liquidez está associada à condição de transformar o investimento em dinheiro.

Então se ao solicitar o resgate, os valores caem na conta imediatamente, podemos dizer que a liquidez é imediata.

Quando a liquidez é restrita ao vencimento, aí os valores só poderão ser acessados quando o papel vencer.

Por exemplo: um CDB (Certificado de Depósito Bancário) com liquidez diária pode ser liquidado a qualquer momento.

Mas, os CDBs com rendimentos maiores, costumam ter restrição no vencimento. Portanto, se o investidor busca um título de renda fixa com uma rentabilidade maior, prefixadas ou atreladas ao IPCA, tal papel costuma ter liquidez restrita ao vencimento.

Outros investimentos de renda fixa também podem ter liquidez imediata. As letras do Tesouro Direto possuem liquidez imediata, já as debêntures, CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e as CRA (Certificado e Recebíveis do Agronegócio), costumam ter liquidez condicionada a venda do título.

Como as debentures, CRI e CRA podem ser negociadas na bolsa de valores, caso haja interessados, o investidor pode vender os seus papéis, assim, estará conseguindo liquidar o investimento.

Porém, da mesma forma que acontece com as letras do Tesouro, ao negociar debentures, CRI e CRA com antecedência, o investidor estará passivo a marcação a mercado.

Ou seja, o valor de liquidação, possivelmente vai contar com um desconto na hora da venda. Dependendo da situação, o investidor até pode ganhar dinheiro em cima, mas quando existe a necessidade de liquidar o papel, é mais comum vender o mesmo com desconto.

Os fundos de investimento são outros investimentos de renda fixa que também podem ter liquidez imediata. Normalmente os fundos DI, costumam ter liquidez imediata, já os de crédito privado, por exemplo, possuem liquidez restrita, com os valores caindo na conta depois de alguns dias do resgate.

Como funciona?

Como funciona?

A liquidez está vinculada a possibilidade de transforar o investimento em dinheiro. Quando o título de renda fica não conta com liquidez imediata, fica mais difícil conseguir resgatar os valores.

Por exemplo: um CDB que possui liquidez no vencimento até pode ser negociado para conseguir liquidar o investimento antes do prazo, porém, esse processo vai exigir que o negócio seja feito com algum tipo de desconto.

Portanto, ao investir em títulos com restrição de liquidez no vencimento, é importante pesar bem antes, se não é possível que o investidor se arrependa do investimento.

As letras do Tesouro, debêntures, CRI e CRA ainda tem um fator que influencia o preço antes do vencimento, que é a marcação a mercado.

Ou seja, ao tentar negociar o ativo antes do vencimento, o investidor pode até conseguir mais dinheiro do que ele está valendo no momento.

Por exemplo: ao tentar negociar uma debênture que está pagando 7% mais IPCA em um período onde a inflação está em 2% e o juro está em 3%, é bem provável que o valor da debentures esteja valorizado, inclusive valendo mais do que deveria.

Assim, a venda antecipada vai valer a pena. Porém, se o título de paga 7% mas IPCA for negociado em um momento onde o juro está em 15% e a inflação em 10%, provavelmente a debenture terá um desconto considerável.

Principais vantagens

Principais vantagens

A principal vantagem de se investir em títulos de renda fixa com liquidez está na possibilidade de contar com os valores a qualquer momento.

Mesmo o risco de um investimento assim, é consideravelmente baixa, devido a possibilidade de poder vender o papel a qualquer momento e conseguir o dinheiro de volta.

Infelizmente há alguns aspectos que devem ser considerados também, como é o caso da tributação.

Produtos de renda fixa como os CDBs, as letras do Tesouro Direto e até os fundos DI, terão retenção de imposto de renda regressiva. Segue a tabela:

  • De 0 até 180 dias – 22,5%;
  • De 181 até 360 dias – 20%;
  • De 361 até 720 dias – 17,5%;
  • Acima de 721 dias – 15%.

Portanto, para investimentos de prazo menor, com um resgate acontecendo antes de 181 dias, a retenção de IR será elevada, chegando as 22,5%.

Sem falar no IOF que pode ser cobrado também. O IOF é cobrado nos primeiros 30 dias do investimento. Após esse prazo, o investimento se torna isento.

Como investir

Como investir

O investimento em produtos de renda fixa com liquidez pode ser feito em bancos ou através de corretoras.

Praticamente qualquer instituição financeira no Brasil terá opções de produtos de renda fixa com liquidez.

Esse é um dos investimentos mais básicos e simples no mercado nacional. Até mesmo a poupança, pode ser considerada um produto de renda fixa com liquidez.

Conclusão

Então, vale a pena investir em renda fixa com liquidez? Sim, uma das principais vantagens de investir na renda fixa com liquidez está baseada na possibilidade de resgatar os valores a qualquer momento,

Isso sugere que o investimento em tal renda fixa pode ser feito com o objetivo de construir uma reserva de emergência.

Assim, o investimento se torna algo muito importante e que pode salvar o investimento em momentos de necessidade. Você sabe o que é renda fixa com liquidez? Ainda não? Então deixe uma pergunta o final que já vamos lhe responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *