Quando você planeja os seus gastos, é possível que sobre certa quantia de dinheiro no final do mês. E, normalmente, este dinheiro fica parado. Ao invés disso, você pode aplicar o capital em formatos seguros de rendimento financeiro. Como os produtos ofertados pelos bancos. Incluindo o Itaú. Mas, você sabe o que é o Itaú Renda Fixa Simples?
Esta modalidade se encaixa muito bem para quem quer fazer o dinheiro render com segurança. E você não precisa ter conhecimentos específicos do mercado financeiro. Nem necessita aplicar um valor alto, que vá comprometer a sua renda. Além do mais, dá para contratar o Itaú Renda Fixa Simples pela internet, sem precisar ir até uma agência.
Então, fique ligado nas informações a seguir! E saiba como contratar uma aplicação de uma instituição financeira popular e qualificada no mercado brasileiro. Porque, um investimento consciente pode te ajudar a realizar os seus sonhos e os desejos da sua família!
O que é Itaú renda fixa simples?
A renda fixa se trata de uma forma de investimento com uma rentabilidade previsível e estável. De modo que, você sabe exatamente as regras e os prazos de remuneração do rendimento desde o começo, ao contratar uma aplicação. Por isso, se trata de uma maneira segura e conservadora de fazer render o seu dinheiro. Principalmente, quando você desenvolve a renda fixa com uma instituição financeira responsável e renomada.
Há vários tipos de renda fixa disponíveis atualmente, no mercado brasileiro. E o banco Itaú contempla esta variedade. Tanto que é fácil de ter o Itaú Renda Fixa Simples. Há a facilidade também de acompanhar e resgatar o saldo. Sendo que, você pode começar a investir com valores baixos. De acordo com o quanto está disposto a aplicar. Além disso, o prazo de vencimento varia conforme o programa financeiro contratado.
Um benefício significante do Itaú Renda Fixa Simples consiste na praticidade. Você consegue contratar o serviço pela internet. Também dá para você acompanhar e administrar o processo de rendimento à distância. Assim, o investimento pode acontecer totalmente online, seguindo o seu planejamento. Porém, se preferir, você pode ir até uma agência do Itaú para aplicar o seu dinheiro na Renda Fixa Simples.
Como funciona?
O Itaú Renda Fixa Simples funciona de modo semelhante a Poupança. Você deposita um valor no investimento do banco Itaú e o resgata um tempo depois. O dinheiro rende, acumula juros no período em que fica na instituição financeira. Logo, quanto maior for o tempo contratado, maior será o rendimento. Apesar da rentabilidade acontecer também as aplicações mais curtas.
O processo envolve taxas, prazos de resgate e descontos previamente informados. Portanto, leia bem as regras da aplicação que você quer contratar. E escolha aquele rendimento que melhor se encaixa no seu perfil de investidor. Respeitando o seu orçamento e sua segurança. Afinal, dentro da renda fixa, há três modalidades de investimento:
• Título prefixado: contem rentabilidade fixa e informada no momento da contratação do investimento.
• Título pós-fixado: tem como base de juros um indexador de mercado e, por isso, tem um rendimento variável.
• Título híbrido: conta com uma parte prefixada e outra regida por um indexador de mercado.
O indexador de mercado é o índice base para cálculo dos juros. E os principais exemplos de aplicações de renda fixa no Itaú são: Certificado de Depósito Bancário (CDB); Letra de Crédito Imobiliário (LCI); Letra de Crédito do Agronegócio (LCA); Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI); Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Debêntures (valores mobiliários emitidos por empresas).
Principais vantagens
Ao investir na renda fixa, você deve avaliar as demandas do serviço. Além dos juros, possíveis cobranças e alguns descontos podem ser inseridos no saldo do seu investimento. Inclusive, a dedução de impostos. Todos estes elementos interferem na rentabilidade e no resultado final de uma aplicação. Por isso, vamos listar as principais vantagens do Itaú Renda Fixa Simples.
E apontar o que faz o investimento ser benéfico para o seu bolso. Pois, todo investidor deve entender as circunstâncias do mercado financeiro antes de colocar o capital na mão de terceiros. Até mesmo nas mãos de uma equipe profissional renomada. No final, é você quem entende, realmente, as suas necessidades. E decide o destino ideal da sua renda.
Ausência de taxa de custódia
Uma das principais vantagens do Itaú Renda Fixa Simples é que a corretora não cobra uma taxa de custódia do investimento. Normalmente, as empresas descontam um custo de administração das aplicações financeiras. Como uma mensalidade. Desta maneira, o montante do seu saldo será melhor no Itaú do que em outras administradoras.
Isenção de Imposto de Renda
Algumas modalidades do Itaú Renda Fixa Simples são isentas da cobrança do Imposto de Renda. Vale pontuar que a dedução, quando necessária, acontece de acordo com o tempo de aplicação. Com uma alíquota calculada apenas sobre o rendimento. E descontada automaticamente no momento do resgate ou no vencimento do investimento.
Isenção de IOF
O Itaú Renda Fixa Simples conta com a isenção de outra taxa em algumas modalidades. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Geralmente, o tributo ocorre quando você solicita o saque do investimento antes da aplicação completar 30 dias. Assim como o Imposto de Renda, o desconto do IOF é calculado em cima apenas do rendimento e descontado automaticamente.
Segurança
Parte das modalidades do Itaú Renda Fixa Simples possui a garantia de uma organização relevante do mercado financeiro. A segurança do seu investimento fica nas mãos do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), um órgão sério que cuida de mecanismos de proteção aos investidores.
O FGC garante que o capital aplicado retorne para você em casos extremos. Por exemplo, se a Itaú Corretora falir, sofrer intervenção ou liquidação. Sendo que, o fundo devolve até R$ 250 mil por CPF ou por CNPJ, e por instituição financeira, limitado a R$ 1 milhão de reais a cada 4 anos.
Praticidade
Não é complicado adquirir o Itaú Renda Fixa Simples. No site do banco, há todas as informações necessárias sobre o serviço. Dá para você conhecer as modalidades de investimento e ver as taxas de juros. Além de realizar todas as etapas para começar a investir já!
Ou, se você preferir, pode ir até uma agência do Itaú. Os profissionais do mercado financeiro são qualificados para explicar as modalidades de renda fixa. Assim, os atendentes vão te apresentar os produtos de investimentos do Itaú Renda Fixa Simples. Respeitando o seu perfil de investidor e a praticidade de contratação da aplicação monetária.
Como investir
Os investimentos em CRI e CRA não são recomendados para os perfis mais conservadores. Entretanto, em relação às demais modalidades, todos os perfis de investidor podem aplicar dinheiro no Itaú Renda Fixa Simples. Então, é importante que você conheça os investimentos que mais combinam com o seu objetivo de rendimento.
Se você quiser, pode preencher um rápido questionário no site do Itaú. Para descobrir o seu perfil de investidor. Use as informações deste artigo para identificar as características da renda fixa que mais chamam a sua atenção. Também procure enxergar as aplicações que mais correspondem ao que você está disposto a esperar para obter resultados positivos.
Assim sendo, fique atento ao alinhar o prazo ideal com seus objetivos financeiros. Os investimentos de curta duração devem ter liquidez diária alta para serem realmente rentáveis. Já os de médio e longo prazo de vencimento se destinam a planos mais caros e menos urgentes, como a aposentadoria.
Contratação online
Os critérios para contratar um serviço de renda fixa são básicos. Você precisa ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regularizado e uma conta ou um cadastro na instituição financeira que irá administrar o seu investimento. No caso, o banco Itaú. Com isso, você acessa o aplicativo ou site do Itaú para escolher o seu Itaú Renda Fixa Simples.
A contratação pode ser feita totalmente online. Basta você escolher a opção que melhor corresponde às suas expectativas e depositar uma quantia de dinheiro. Vale apontar que, se você estiver investindo pela primeira vez, provavelmente, terá de preencher uma ficha cadastral.
A partir daí, o rendimento do Itaú Renda Fixa Simples acontecerá de maneira automática. De acordo com as condições informadas previamente. E o saldo final será depositado diretamente na mesma conta em que foi feito o aporte. Já com os devidos descontos e acréscimos. Isso no vencimento do prazo de aplicação ou quando você solicitar o regaste.
Conclusão
O Itaú Renda Fixa Simples consiste em um produto de investimento ofertado pelo banco Itaú. Dentro deste serviço, há vários tipos de aplicação. Cada uma com características próprias de rentabilidade e descontos. Sendo que, a corretora não cobra taxa de custódia. E algumas modalidades têm vantagens como a isenção de impostos e a cobertura do FGC.
Sendo assim, trouxemos as principais informações sobre o rendimento para facilitar a sua vida financeira. Você conseguiu entender o que é Itaú Renda Fixa Simples? Escreva as suas dúvidas sobre o assunto aqui nos comentários.
A redação do Dinheiro Vivo é formada por especialistas em finanças, empreendedorismo e diversos assuntos que encantam os nossos leitores.