Previdência Privada: O Que é, Como Funciona e Vale a Pena?

Muitos jovens se perguntam se a previdência privada vale a pena. A previdência privada é um tipo de pensão que você pode configurar para ajudá-lo a economizar dinheiro para a aposentadoria. Seu valor geralmente é baseado em quanto dinheiro você pagou e no desempenho de seus investimentos.

Uma previdência privada – também chamada de pensão pessoal – é um produto que você pode usar para economizar dinheiro para a aposentadoria . Geralmente são pensões de contribuição definida , o que significa que o dinheiro que você recebe na aposentadoria é baseado no dinheiro que você pagou e no desempenho de seus investimentos.

Previdência Privada: O Que é, Como Funciona e Vale a Pena?

O que é previdência privada?

Na busca de se vale a pena investir em previdência privada, é preciso considerar que quando você decide começar a poupar para a aposentadoria, precisa escolher como vai fazer isso. As pensões têm muitas vantagens importantes que farão com que as suas poupanças cresçam mais rapidamente.

Uma pensão é basicamente um plano de poupança de longo prazo com isenção de impostos. Obter isenção de impostos sobre pensões significa que parte do seu dinheiro teria ido para o governo, pois os impostos vão para a sua pensão.

Se poupar através de um regime de pensões de contribuição definida, as suas contribuições são investidas. Isso é para que eles cresçam ao longo de sua vida profissional e, em seguida, forneçam uma renda na aposentadoria.

Trata-se de um tipo de investimento que fica disponível para pessoa física a longo prazo, apresentando como funcionalidade a complementação de uma aposentadoria pública. Dessa forma, o plano de finanças não tem ligação nenhuma com o INSS. Conta com caráter fiscal sob responsabilidade da Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Ainda que não tenha exclusividade para aqueles que buscam aposentadoria, pode ser uma excelente investimento. É denominado de previdência em razão de seu período de investimento, que é a longo período, visando uma data de vencimento distante.

Ao fim do período já pré-estabelecido, os investidores resgatam o montante de aporte no tempo específico que tiver maior conveniência, conforme as necessidades. Além disso, junta também os rendimentos do que teve aporte e aplicação pela gestão do plano.

Conclusão

Mas afinal, previdência privada vale a pena? 

Para ajudar as pessoas a economizar mais para a aposentadoria, os empregadores agora precisam inscrever seus trabalhadores em um plano de previdência no local de trabalho. Isso é chamado de ‘inscrição automática’.

Em alguns casos, seu empregador contribuirá para sua pensão, independentemente de você pagar ou não. Em outros casos, eles exigirão que você pague também.

Mesmo que eles exijam que você contribua também, a menos que você não possa contribuir ou sua prioridade seja lidar com dívidas incontroláveis, ficar de fora é como recusar a oferta de um aumento salarial. Vale a pena pagar uma pensão para obter esse dinheiro extra para usar mais tarde na vida.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *