A declaração do imposto de renda está aí, e agora milhares de brasileiros têm até o último dia útil de abril para enviar sua declaração. Como houve algumas alterações no programa do imposto de renda, surge a pergunta: onde lançar aplicação de renda fixa no IR?
As principais alterações aconteceram justamente na aba de bens e direitos, portanto, é preciso conhecer como as coisas estão para conseguir fazer a declaração da forma correta.
Se você quer conhecer mais sobre a declaração, ou está com sérias dúvidas, acompanhe o nosso artigo e conheça como lançar as aplicações de renda fixa no IR.
Como declarar investimentos de renda fixa no IR?
Na hora de lançar as aplicações de renda fixa dentro do programa do IR, o contribuinte terá que acessar a aba de Bens e Direitos.
Dentro de Bens e Direitos, será necessário criar um grupo. Boa parte dos ativos de renda fixa fica dentro do grupo de código 04 (Aplicações e Investimentos). Ainda há também os fundos de investimento, que nesse caso ficam no grupo 07.
Após isso, será necessário escolher um código para lançar o ativo, que no caso pode ser os seguintes:
- 01 (Depósito em conta poupança);
- 02 (Títulos públicos e privados sujeitos à tributação (Tesouro Direto, CDB, RDB e Outros));
- 03 – Títulos isentos de tributação (LCI, LCA, CRI, CRA, LIG, Debêntures de Infraestrutura e outros);
Ao escolher o grupo e código, o contribuinte ainda terá que lançar alguns dados referentes à posição, como o valor, descrição do ativo.
Além do lançamento em Bens e Direito, o contribuinte deverá ficar atento ao lançamento dos rendimentos.
Com as últimas atualizações no programa do IR, lançar os rendimentos tornou- se mais prático e fácil.
Tudo isso por conta de um botão ao final da ficha de Bens e Direitos. Após inserir o grupo, código e demais descrições a respeito da posição e do ativo em questão, existe um botão dentro do quadro de rendimentos associados. No caso da renda fixa, é o botão de informar rendimentos isentos.
Ao clicar no botão o investidor será transferido para a aba correta onde será possível inserir os valores referentes aos rendimentos.
Onde lançar CDB na declaração de Imposto de Renda?
A forma de como lançar aplicação de renda fixa no imposto de renda é bem simples. O CDB é um dos títulos mais comuns e que boa parte dos brasileiros tem.
Diversas instituições financeiras oferecem os CDBs aos seus clientes e, portanto, é bem provável que na sua declaração de IR, seja necessário inserir dados referentes ao investimento.
Para lançar os valores referentes à posição, o contribuinte terá que ir à aba de Bens e Direitos e criar uma nova ficha, com o código 04 (Aplicações e Investimentos).
Depois será preciso inserir o código: 02 (Títulos públicos e privados sujeitos à tributação (Tesouro Direto, CDB, RDB e Outros)).
Pronto. A partir dai, o contribuinte pode lançar a descrição da sua posição em CDBs, além dos valores que possui,
Posteriormente, o contribuinte terá a opção de lançar os rendimentos, para isso basta informar os valores, apertando no botão informar rendimentos isentos, dentro da área de rendimentos associados.
Como declarar fundo de renda fixa no IR?
Os fundos de investimento são outro investimento importante a ser lançado no IR. Não há muito segredo de como lançar aplicação de renda fixa no IR.
Para lançar os fundos de investimento de renda fixa, basta o contribuinte lançar os valores na aba de Bens e Direitos, criando uma ficha com o grupo 07 (Fundos).
Depois do grupo, será preciso inserir o código de número 01 (Fundos de Investimentos sujeitos à tributação periódica (come-cotas)).
Os fundos de renda fixa, como os de crédito privado os referenciados DI, são fundos que possuem o come-cotas, portanto a opção de código 01 é a mais adequada.
Após o código é hora de lançar os valores à descrição referente ao fundo de investimento. Por fim, o contribuinte terá que lançar os rendimentos auferidos. Isso pode ser feito na área de rendimentos relacionados, clicando no botão Informar Rendimento Exclusivo.
Ao fazer isso o contribuinte será transportado para a página correta, onde será possível lançar os valores dos rendimentos.
Qual investimento não precisa declarar Imposto de Renda?
Não há investimentos que não precisam ser declarados. Se o contribuinte se encaixa como uma pessoa obrigada a declarar o imposto de renda, na declaração será necessário inserir todas as informações referentes a aplicações financeiras e investimentos.
Desde saldo na conta bancária, até posição em criptomoedas e demais ativos similares. Agora se o contribuinte não é obrigado a declarar o IR, então não há necessidade de lançar os valores no imposto de renda. O contribuinte pode ficar sem declarar.
Inclusive investimentos mais recentes, como é o caso dos NFTs, já possuem espaço dentro da declaração de IR (grupo 08 e código 10 (Criptoativos conhecidos como NFTs (Non-Fungible Tokens))).
Conclusão
O imposto de renda é um momento importante, onde milhares de contribuintes terão que prestar contas junto à Receita Federal.
Além de mostrar os valores referentes aos rendimentos auferidos no ano de 2021, o contribuinte terá que lançar eventuais despesas e a sua posição patrimonial.
Não realizar todos os lançamentos pode causar complicações e até infrações, por isso, é importante fazer um bom levantamento de todo o patrimônio para fazer a declaração da melhor forma possível.
Os investimentos em renda fixa também se encaixam aí. Se o contribuinte possui investimentos em renda fixa, os mesmos devem ser lançados, junto dos rendimentos auferidos.
Você compreendeu onde lançar aplicação de renda fixa no IR? Ainda tem dúvidas? Então deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder.
Oliver é formado em Ciências Contábeis e atua no mercado como Analista Contábil. Além de ser investidor desde 2010, produz conteúdo sobre finanças desde 2014.