O Banco do Brasil é um dos maiores bancos do Brasil. Por contar com agências e grande exposição no mercado nacional, os produtos de renda fixa do BB são uma referência. Então, BB renda fixa automático o que significa?
Ao abrir uma conta corrente no Banco do Brasil, o cliente terá toda a comodidade de utilizar um dos maiores bancos do Brasil.
Dentre os serviços, há a renda fixa automática do BB. Ou seja, o dinheiro não fica parado, sempre estará rendendo. Se você quer saber mais sobre a renda fixa automática do BB, acompanhe o nosso artigo.
O que é BB renda fixa?
Os clientes do Banco do Brasil que desejam investir em um produto de renda fixa podem optar pelo fundo; BB Renda Fixa Simples Ágil. Esse fundo conta com resgates automáticos.
O que significa BB renda fixa automático? Esse fundo faz transferências automáticas para a sua conta corrente, caso haja despesas caindo na mesma.
Portanto, a sua conta nunca ficará sem saldo. Não há necessidade de o cliente ficar resgatando valores, por exemplo. Ao manter um saldo no fundo, esses recursos podem ser direcionados a conta corrente, caso seja necessário.
O fundo BB Renda Fixa Simples Ágil possui um valor de investimento mínimo de R$ 0,01, sendo extremamente acessível. O ponto negativo fica por conta da taxa administrativa.
Comparado a outros fundos, o fundo BB Renda Fixa Simples Ágil possui uma taxa administrativa bem alta, de 1,95% ao ano.
Qual o objetivo do BB renda fixa?
O principal objetivo do fundo é remunerar o dinheiro disponível do cliente. Além disso, caso seja necessário, existe a opção de resgate automático, onde a conta corrente do cliente sempre terá saldo.
É claro que o valor de saldo estará relacionado ao saldo que existe no fundo BB Renda Fixa Simples Ágil.
Considerando a praticidade de contar com os resgates automáticos, o fundo BB Renda Fixa Simples Ágil é uma mão na roda.
Comparado à poupança, o fundo BB Renda Fixa Simples Ágil, atualmente, consegue gerar rentabilidade melhor.
Como o CDI (taxa do certificado de depósito interbancário) está em 11,65% ao ano, o fundo vem gerando rentabilidade de 20% inferior à taxa.
Ou seja, a rentabilidade está ficando próxima dos 9% ao ano. Comparado à poupança, que seria um investimento similar, o rendimento do fundo é no momento, mais atraente.
Quais os valores de aplicação?
A partir de R$ 0,01 já é possível investir no fundo BB Renda Fixa Simples Ágil. Sendo que as movimentações dentro do fundo podem ser feitas a partir do mesmo valor.
Assim, os resgates podem ser realizados a partir de qualquer valor. Coisa que dá muita mais praticidade ao investidor.
Além da taxa administrativa elevada, outra coisa que pode reduzir a rentabilidade é a retenção de IR sobre os ganhos.
Diferente da poupança que isenta os rendimentos do imposto de renda, o fundo possui retenção de IR regressiva. Começando com alíquota de 22,5% e terminando com alíquota de 15%.
Em um momento onde o CDI vá para níveis menores, talvez, a poupança possa se tornar uma opção mais interessante.
Como investir no BB renda fixa?
Para investir no BB renda fixa o investidor precisa ser cliente do Banco do Brasil. Observando as vantagens e desvantagens do fundo, fica nítido que só clientes do Banco do Brasil, vão tirar proveito da grande vantagem do fundo, que é o resgate automático.
Excluindo o resgate automático, o fundo não possui mais tantas vantagens. Como a taxa administra é alta, o fundo não é interessante para investimento.
O investimento no fundo, só é interessante quando o cliente do Banco do Brasil tem a opção de fazer os resgates automáticos e contar com alguma remuneração sobre o valor que ficaria na conta corrente, mas ao invés disso, fica no fundo.
Se o investidor já tem a conta no Banco do Brasil, para fazer o investimento no fundo, basta acessar a plataforma do banco, e procurar pelo fundo.
Ao encontrar o mesmo, será preciso fazer o investimento. Ao realizar o investimento, os resgates automáticos acontecem por conta própria, ou seja, ao faltar saldo na conta, o resgate é feito para cobrir as movimentações da conta.
Conclusão
O fundo BB Renda Fixa Simples é uma ótima opção de investimento para aqueles que já são clientes do Banco do Brasil e procuram uma opção prática para investir.
Olhando a rentabilidade do fundo, fica claro que há outras opções muito mais interessantes. Só em 2022, o fundo está perdendo em 20% para a rentabilidade de 100% do CDI.
Boa parte dessa performance está ligada à taxa administrativa que é elevada. Um fundo de renda fixa com uma taxa de 1,95% ao ano é muita coisa.
Corretoras como a XP, BTG, Orama e Vitreo contam com fundos Selic Simples que não possuem taxa administrativa e conseguem pagar, praticamente, 100% do CDI.
O cliente do Banco do Brasil que tem dinheiro na conta corrente e quer remunerar esses valores, pode encontrar no fundo BB Renda Fixa Simples uma opção.
Destacando que o CDI, no momento, está elevado e provavelmente vai subir ainda mais. Fato que favorece o investimento no fundo.
Mas a partir do momento em que o CDI começar a cair, é possível que a poupança se torne mais interessante devido à isenção de IR, além da questão das regras da poupança para a rentabilidade.
Quando a Selic está acima dos 8,5% ao ano, a poupança paga 6,17% ao ano mais TR (taxa referencial). Quando a Selic está abaixo de 8,5%, a poupança paga 70% do CDI mais TR.
Se o investidor quer conhecer formas de como entender melhor sobre BB renda fixa, a solução é investir no produto e assim, tirar suas próprias conclusões.
Agora você sabe sobre o BB renda fixa automático o que significa? Ainda tem dúvidas? Então deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder
Oliver é formado em Ciências Contábeis e atua no mercado como Analista Contábil. Além de ser investidor desde 2010, produz conteúdo sobre finanças desde 2014.