A renda fixa atualmente vem se destacando devido à alta rentabilidade. Vários investimentos de renda fixa vêm gerando retornos que superam os 12% ao ano. Mas antes de conhecer mais sobre a renda fixa, você sabe o que é investimento de renda fixa?
Para muitos investidores, a renda fixa significa segurança e estabilidade. Além disso, no Brasil, a renda fixa pode gerar ótimos retornos.
Diferentes de outros lugares do mundo, a renda fixa brasileira possui retornos muito interessantes, superando até a bolsa, mesmo no longo prazo.
Afinal, o que é e quais são os investimentos de renda fixa?
O investimento de renda fixa leva esse nome devido à previsibilidade do rendimento oferecido pela aplicação.
Ou seja: ao comprar um CDB (Certificado de Depósito Bancário), o investidor já saberá quanto vai receber pelo investimento. Mesma coisa acontece com uma Debênture, CRI (Certificado de recebível imobiliário), LCI (Letra de crédito Imobiliário) e demais investimentos similares.
Antes de comprar um produto de renda fixa, o investidor já vai conhecer a rentabilidade do papel e qual será o seu vencimento (quando será possível resgatar o valor).
A rentabilidade normalmente é indexada a uma taxa: Prefixada ou Pós – Fixada. Um CDB que paga uma taxa de juro prefixada, é um investimento de renda fixa prefixada.
Já um CDB que paga uma porcentagem do CDI é considerado um título de renda fixa Pós-fixado. E por fim, há investimentos que combinam o pós com o pré, que é o caso da renda fixa que paga inflação mais uma taxa prefixada de juro (IPCA mais juro).
Quando surge a pergunta: Quais são os mais populares títulos de renda fixa? Nós podemos citar os seguintes investimentos:
- CDB;
- LCI e LCA (Letra de crédito do Agronegócio);
- Debentures;
- CRI e CRA (Certificado de recebíveis do Agronegócio);
- Fundos de investimento DI, ou referenciados DI, Crédito Privado;
- Letras do Tesouro Direto.
O que é renda fixa?
Todos os investimentos que a pessoa já conhece a rentabilidade, antes mesmo de investir, são considerados de renda fixa.
Por exemplo: ao analisar uma ação, o investidor não sabe quanto vai receber pelo investimento dentro de um prazo de um ano. O investidor até pode estimar qual será o retorno, mas não há uma certeza,
Ao comprar um CDB que paga 100% do CDI dentro de um ano, este investidor já sabe quanto vai receber em um ano, ele receberá 100% da variação do CDI.
Inclusive, ao conhecer com antecedência o seu rendimento, o investidor pode se utilizar de simulador de renda fixa, para trabalhar estratégias e planos de investimentos.
Por que investir em renda fixa
Ao realizar uma comparação rápida entre a renda variável e a renda fixa, fica claro que a renda fixa possui mais estabilidade e segurança do que o investimento em renda variável.
Portanto, a renda fixa é uma ótima opção para uma reserva de emergência. A reserva de emergência leva esse nome devido a sua função, que basicamente é existir para cobrir momentos emergências de nossas vidas.
As pessoas que estão começando a investir, também podem ver na renda fixa, uma solução para dar o início.
Outras pessoas que já vem utilizando os valores poupados para viver, também devem olhar com bastante carinho a renda fixa, uma vez que os valores ali aplicados correm menos riscos de sofrer depreciações, ou perdas eventuais.
Qual a diferença entre renda fixa e renda variável?
A principal diferença está relacionado à rentabilidade. Enquanto na renda fixa o investidor tem uma previsibilidade de ganhos, na renda variável não há.
Outra diferença está relacionada à segurança. Hoje boa parte dos ativos de renda fixa conta com alguma garantia.
Aqueles títulos emitidos por bancos, como é o caso do CDB, LCI e LCA, por vezes, contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Sendo que tal garantia vai até 250 mil reais por CPF e instituição financeira.
As letras do Tesouro Direto são garantidas pelo Tesouro Nacional, sendo assim, um dos investimentos mais seguros do Brasil.
Ao comparar com a renda variável, tal garantia e segurança não existem na mesma proporção. O investidor que comprar ações, fundos de ações, fundos imobiliários, ETF e demais ativos, terá que analisar e estudar bastante para conseguir determinar se o investimento será bom ou não.
Porém, com tanta segurança e estabilidade, a renda fixa é incapaz de gerar retornos similares ao que acontece com a renda variável.
Por exemplo: em cinco anos a Magazine Luiza registrou alta de mais de 700% no valor de suas ações. Infelizmente, tal rentabilidade não é vista na renda fixa.
Conclusão
A renda fixa é uma ótima opção de investimento. Hoje, com o mercado tão volátil, a renda fixa vem se destacando. Atualmente a taxa Selic está em 10,5% ao ano, com séria possibilidade de alcançar os 12% ainda em 2022.
Portanto, o investimento em papéis de renda fixa pode ser muito interessante. A segurança da renda fixa é outro ponto a ser mencionado. Com o FGC e o Tesouro Nacional, títulos, como o CDB, LCI, LCA e as letras do Tesouro, têm grande atratividade.
Dentre os melhores investimentos renda fixa 2022, o CDB, LCI, LCA e letras do Tesouro se destacam.
Em diversas corretoras há várias opções de CDBs, LCI e LCAs com rendimentos acima dos 12% ao ano (títulos prefixados) e outros papéis pagando mais do que IPCA+6%, por exemplo.
Com tais rendimentos fica difícil não “surfar” no momento da renda fixa. As letras do tesouro também possuem oportunidades interessantes, principalmente no curto prazo.
Você compreendeu o que é investimento de renda fixa? Ainda tem dúvidas? Então deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder.
Oliver é formado em Ciências Contábeis e atua no mercado como Analista Contábil. Além de ser investidor desde 2010, produz conteúdo sobre finanças desde 2014.