O CPA-10 é o certificado mais procurado no mercado financeiro. Você sabe o que é certificação CPA-10?
Segundo dados da própria ANBIMA, instituição que administra diversos certificados, como o CPA-10, hoje, existem pouco mais de 480 mil profissionais com o CPA-10.
Mas com o mercado financeiro em plena expansão, é provável que mais e mais profissionais entrem no mercado e busquem mais certificações, como a CPA-10. Se você busca conhecer mais sobre o CPA-10, acompanhe.
Afinal, o que é a certificação CPA-10?
O CPA-10, ou Certificação Profissional ANBIMA Série 10, é uma certificação expedida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Os profissionais que procuram trabalhar em uma instituição financeira, normalmente precisam do CPA-10, uma vez que a certificação deixa o profissional apto a fazer o atendimento de clientes no varejo, ou seja, o grande público.
Um dos cargos que exigem o CPA-10 é o de gerente de conta, por exemplo. Normalmente os gerentes de conta desenvolvem vários tipos de serviços, como:
- Venda de produtos financeiros, como a poupança;
- CDB
- LCI e LCA
- Fundos de investimento
- Dentre outros investimentos.
Para que a certificação CPA-10 foi criada?
O CPA-10 foi criado para credenciar os profissionais a atender o grande público do varejo de bancos e demais instituições financeiras.
Esses clientes normalmente representam grande parcela dos clientes dos bancos, porém, esses clientes costumam movimentar menos dinheiro, em comparação aos clientes Private, outras instituições financeiras, grandes empresas e clientes de alta renda.
Vale destacar que os profissionais que trabalham em instituições financeiras, como bancos, precisam ter conhecimento para oferecer soluções financeiras aos seus clientes.
Observando isso, a ANBIMA oferece algumas certificações que atendem diferentes segmentos dentro do mercado financeiro, como o CPA-10.
Ao conquistar a certificação, o profissional está credenciado e apto para fazer o atendimento aos clientes, além de estar alinhado com as regras da própria ANBIMA.
Quem pode fazer a CPA-10?
Qualquer pessoa que tenha ao menos o ensino médio completo pode estar se inscrevendo para fazer o exame do CPA-10.
Diferente de outras certificações que exigem ensino superior, experiência comprovada no mercado e até o domínio do idioma inglês, o CPA-10 é mais “simples”.
Mesmo sendo mais simples, o exame para o CPA-10 exige preparação. Portanto, se o candidato não possui muita experiência e conhecimento sobre o mercado financeiro, é importante se preparar, sendo que há diversos cursos interessantes.
Adquirir um bom curso preparatório para o exame pode ser uma solução para ajudar a conquistar a certificação.
Como fazer o exame?
Para fazer o exame o candidato deverá fazer a inscrição junto à ANBIMA. Posteriormente será preciso pagar a taxa da prova.
Os profissionais associados à ANBIMA deverão pagar uma taxa de R$ 250,00 e aqueles não associados, uma taxa de R$ 300,00.
Após o pagamento, chegou a hora de agendar a data e local do exame. Com tudo pronto, chegou a hora de se preparar para a prova.
Cursos preparatórios podem ser úteis na hora de estudar, ainda mais, se o candidato não possui muita experiência e conhecimento no mercado financeiro.
O exame possui 50 questões, sendo que o candidato deverá acertar no mínimo 70%. A prova deverá ser feita em no máximo duas horas. Ao passar no exame, o candidato estará apto a solicitar sua certificação.
Vale a pena possuir certificação CPA-10?
Depende, caso o candidato já tenha conhecimento sobre o mercado financeiro e pretende seguir carreira dentro de uma instituição financeira, o CPA-20 pode ser uma opção mais interessante.
Com o CPA-20, o profissional estará apto a desenvolver as mesmas atividades daquele que tem o CPA-10, porém, também estará apto a trabalhar atendendo clientes de alta renda, Private, empresas de grande porte e outras instituições financeiras.
Assim, o CPA-20 pode ser uma solução mais interessante. Porém, caso o candidato não tenha tanta experiência no mercado financeiro, a melhor solução pode ser o CPA-10 mesmo.
É bom destacar que os exames do CPA-20 e CPA-10 possuem algumas diferenças sendo que o do CPA-20 é um pouco maior e, portanto, possui certo grau de complexidade.
Assim, é mais interessante fazer primeiro CPA-10 e conforme o tempo passar e o profissional acumular experiência, fazer o CPA-20.
Conclusão
Dentre todas as certificações que a ANBIMA emite, o CPA-10 é uma das mais emitidas e relevantes para a instituição e o mercado.
Certificação CPA-10 o que é? É uma certificação utilizada para credenciar os profissionais que vão trabalhar em instituições financeiras, como os bancos.
Dentre as atividades que um CPA-10 pode desempenhar em um banco, está a de gerente de contas, realizando diversas tarefas, como abertura de conta, venda de produtos e demais.
Como conseguir certificação CPA-10? Para conseguir a certificação CPA-10 o candidato terá que se inscrever para fazer o exame.
Depois da inscrição e de pagar a taxa, será preciso agendar a data e o horário para fazer o exame. A prova consiste em 50 questões, sendo que o candidato terá que acertar, ao menos, 70% da prova para ser aprovado.
Quanto tempo vale a certificação CPA-10? A validade é de três anos para os candidatos aprovados no exame e de cinco anos para os profissionais já certificados.
Vale destacar que o CPA-10 também possui um programa de renovação, onde o candidato deverá passar pelo processo de renovação para atualizar sua certificação e continuar atuando na área.
Se você busca trabalhar em uma instituição financeira, com o atendimento a clientes do varejo, o CPA-10 provavelmente será necessário, para credenciá-lo a executar tal atividade.Você sabe o que é certificação CPA-10? Ainda não? Então deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder.
A redação do Dinheiro Vivo é formada por especialistas em finanças, empreendedorismo e diversos assuntos que encantam os nossos leitores.