Construir renda por meio de boas ações pagadoras de dividendos é uma das estratégias mais utilizadas pelos investidores. Mas então, quando dividendos são pagos?
Como estamos tratando de construção de renda, o bom seria investir em ações que pagam mensalmente, mas será que é possível determinar qual é a rotina de pagamentos de uma empresa?
Será que existem firmas que possuem rotinas assim, de pagamentos mensais? Há ações similares a fundos imobiliários, onde praticamente todos os FIIs, possuem distribuições mensais?
Se você quer conhecer mais sobre quando os dividendos são pagos, acompanhe o nosso artigo.
O que são os dividendos?
Os dividendos são pagos por empresas aos seus acionistas. Esses pagamentos são possíveis devido aos lucros que as empresas conquistam no período, ou que já existem de tempos anteriores.
Portanto, ao comprar ações de empresas de capital aberto, uma das vantagens são os ganhos por meio dos dividendos.
Desse modo, o investidor tem grandes chances de conseguir construir renda e quem sabe, até viver dessa renda proveniente das ações.
Vale destacar que além dos dividendos, no Brasil as empresas costumam pagar o juro sobre capital próprio.
Esse tipo de distribuição gera um benefício fiscal à empresa, onde a firma consegue reduzir parte dos impostos a pagar (imposto de renda e contribuição social sobre os lucros).
Como o juro sobre capital próprio é pago antes do lucro líquido, esses valores acabam reduzindo parte dos impostos.
Quando acontece o pagamento de dividendos?
Os dividendos são pagos de forma mensal, semestral, trimestral, bimestral ou aleatória. Normalmente, as empresas brasileiras pagam de forma aleatória, existem poucas que possuem periodicidade pré-estabelecida.
Como as empresas distribuem dividendos quando existe lucro e não há necessidade de utilizar o caixa em investimentos, os dividendos ocorrem conforme é possível.
É claro que existem empresas que já possuem o costume de distribuir os dividendos. Assim, basta o investidor ficar atento ao histórico da empresa.
Por exemplo: existem alguns bancos que costumam distribuir dividendos, ou juro sobre capital próprio todos os meses, o Itaú e o Bradesco tem tal costume.
Já as demais empresas, quase em sua totalidade, fazem os pagamentos conforme a oportunidade aparece, sem uma periodicidade certa.
O que é agenda de dividendos?
Através da agenda de investimentos o investidor tem a oportunidade de consultar as datas dos pagamentos como também as datas que ação ficará EX ou COM.
Caso a empresa se torne EX, se o investidor comprar ela, aquele próximo dividendo que seria recebido, vai ficar com o investidor anterior. Já na compra, dentro da data COM, os dividendos ficam como o novo acionista.
Conhecer a agenda de dividendos da empresa é importante para aqueles que se importa com os dividendos e não querem perder os valores a receber, ou que planejam com antecedência, como utilizar os recursos.
Como é feito o pagamento de dividendos?
Normalmente os dividendos são pagos em forma de dinheiro, mas existem também os dividendos pagos através de bonificação de ação, ou por meio de subscrição.
Quando pago através de bonificação, o acionista recebe mais ações da empresa. Desse modo, há um aumento da participação do acionista na empresa. Se o investidor desejar, ele pode vender essas ações recebidas e pegar o dinheiro.
Há também a forma de dividendos por meio da subscrição de ações. Nesse caso, quando uma empresa pretende vender mais ações no mercado, a fim de levantar mais dinheiro, a subscrição ocorre, aqueles que já são acionistas costumam receber um direito a subscrição.
Com esse direito, o acionista tem condições de comprar as ações por um preço mais interessante. Há também a possibilidade de vender o direito e ficar com um valor. Portanto, o direito à subscrição aparece com outra forma de dividendos.
Como calcular os dividendos?
O cálculo de dividendos é muito simples. O investidor pode pegar o valor total que será distribuído e dividir pela quantidade total de ações.
Assim, o investidor já vai saber quanto será pago por ação. Aí basta multiplicar o valor por ação, pela quantidade que possui em custódia.
Vale destacar que as empresas costumam fazer um comunicado ao mercado trazendo com detalhes os valores que serão distribuídos, inclusive com o valor por ação.
Conclusão
Então, quando são pagos os dividendos das ações? A data exata ou uma previsibilidade são difíceis de cravar, mas existem algumas ações que chegam a pagar mensalmente, como é o caso do Itaú e Bradesco.
Além dessas empresas, há poucas companhias que possuem alguma previsibilidade nas distribuições.
Para saber com certa antecedência, o investidor precisa ficar de olho nos comunicados ao mercado das empresas.
Além disso, há algumas corretoras que mostram os próximos dividendos a serem pagos. Outra possibilidade é o canal CEI e alguns sites especializados que trazem informações de diferentes companhias, com detalhes.
Saber das datas com relação aos pagamentos é importante para se preparar, mas há outras datas que são relevantes, como a EX.
Quando um investidor compra ações que já estão na data-EX, os próximos dividendos a serem pagos não vão cair para o acionista, mas sim, para aqueles que detinham as ações antes.
Conhecer esses detalhes antes de fazer um negócio é importante. Muitos investidores acabam comprando ações sem saber que os valores a receber dos dividendos, não serão distribuídos a ele nesse momento, somente depois, uma vez que a compra foi feita em data-EX.
Você tem dúvidas sobre quando dividendos são pagos? Sim? Então deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder.
Oliver é formado em Ciências Contábeis e atua no mercado como Analista Contábil. Além de ser investidor desde 2010, produz conteúdo sobre finanças desde 2014.