No post de hoje, vamos falar um pouco sobre qual a diferença entre Day Trade e Swing Trade. 2 investimentos de curto prazo, mas que contam com algumas diferenças entre eles.
Vamos aprender quais as diferenças entre investir em Day trade e Swing trade na bolsa de valores e como saber por qual opção optar.
Se você deseja saber quais as funções do day trade e swing trade, de maneira simples e objetiva, continue até o final essa rápida e curta leitura.
Quais as diferenças entre Day Trade e Swing Trade?
Day Trade e Swing Trade são 2 maneiras diferentes de comprar e vender ativos e derivativos na bolsa de valores.
A grande diferença entre esses 2 modos de operação está no prazo entre a compra e a venda de tal ativo, enquanto o Day trade trata-se de compra e venda em um mesmo dia, o Swing Trade tem um tempinho um pouco maior entre esses 2 atos, questão de dias ou poucas semanas.
A diferença de prazo também gera uma diferença de imposto a ser pago. Isso você verá já já em alguns tópicos abaixo:
O que é day trade?
É chamado de Day Trade, a compra e venda de ativos e derivativos na bolsa de valores em um mesmo dia, sendo uma operação de prazo extremamente curto que requer alto conhecimento do mercado financeiro, familiaridade com renda variável e disponibilidade de tempo para conseguir obter lucro.
Para trabalhar com esse tipo de investimento, é necessário bastante disponibilidade de tempo, mas se você não tem muito tempo livre e ainda sim deseja operar na bolsa de valores dessa forma, as ferramentas “Stop Loss” e “Stop Gain” podem ser grandes aliadas.
O que é swing trade?
Swing trade é a compra e venda de ativos e derivativos na bolsa de valores com um intervalo de dias ou poucas semanas entre uma ação e a outra. Continua a ser um investimento de curto prazo, mas não tanto quanto o Day trade que dura apenas algumas horas.
A vantagem desse tipo de operação é a menor necessidade de tempo disponível, podendo ser combinada com uma rotina de trabalho.
Como funciona a tributação?
Uma diferença entre os dois métodos de operar na bolsa de valores, está na quantidade de imposto a ser paga como já dissemos.
Essa diferença dá vantagem ao método de Swing Trade que cobra uma alíquota de 15% do lucro da operação com isenção para vendas de até 20 mil por mês.
Já o método de Day Trade tem uma taxação um pouco maior, sendo de 20% sob lucros, sem a opção de isenção.
Como escolher qual investir?
Existem algumas questões a interferir na escolha entre investir em Day trade ou Swing trade, mas a principal entre elas é o tempo, pois se você não tem o dia todo livre para se dedicar a isso, dificulta um pouco agir como day trader. Já a escolha pelo Swing trade requer menos tempo disponível.
Conclusão
Como foi possível notar, a grande diferença entre esses 2 métodos de operar na bolsa de valores, é o tempo entre a compra e a venda de um ativo. Algo que também traz impacto direto quanto ao valor de imposto a ser pago.
Esperamos tê-lo ajudado quanto a diferença entre investir em Day trade e Swing trade. Caso ainda existam dúvidas, basta deixar nos comentários.
A redação do Dinheiro Vivo é formada por especialistas em finanças, empreendedorismo e diversos assuntos que encantam os nossos leitores.