Onde Encontrar o Faturamento das Empresas?

Um dos números mais interessantes de uma empresa é o seu faturamento. Você sabe onde encontrar faturamento de empresas?

Existem algumas formas de conferir o faturamento de uma companhia, e tais opções serão exploradas ao longo do texto, se você está interessado, acompanhe o nosso artigo.

Onde Encontrar o Faturamento das Empresas?

Onde descobrir o faturamento de uma empresa?

Um relatório que contém o faturamento das empresas e pode ser acessado por qualquer um, é o balanço patrimonial ou balancete. Sendo que através desses relatórios, a pessoa pode descobrir qual é o valor do faturamento da companhia.

É claro que estamos tratando de empresas de capital aberto. Firmas de capital fechado e limitadas, não tem a obrigatoriedade de divulgar seus balanços.

O balanço patrimonial normalmente é divulgado junto do DRE (Demonstrativo de resultado do Exercício).

Sendo que no DRE a pessoa poderá visualizar o faturamento da companhia. Dentro do DRE, uma das primeiras contas que surge é a receita bruta.

Com a receita bruta em mãos, a pessoa já tem o total de faturamento. Em um DRE analítico, há ainda a possibilidade de identificar as contas que compõem o faturamento, como os serviços e as vendas.

Além de vendas há também a possibilidade da empresa revender produtos, ou seja, não são produtos industrializados ou fabricados pela própria. Tudo isso é possível avaliar por meio do DRE. É claro que o DRE deverá ser analítico.

O que é faturamento?

O faturamento nada mais é do que todas as saídas que a empresa teve durante um determinado período.

Compreendem-se por saídas as vendas, revendas e serviços prestados pela firma. Toda nota fiscal de saída que não é uma devolução de compra, acaba compondo o faturamento da firma.

Por exemplo: uma empresa de ar condicionado faz a venda dos equipamentos e presta o serviço de instalação.

Tanto as revendas dos equipamentos quanto os serviços prestados são cobrados de seus clientes e, portanto, têm notas de saída.

Essas notas compõem o faturamento da firma e, portanto, serão lançadas na contabilidade que por sua vez será adicionado no DRE, ou na área de resultado do balancete.

O balancete é o documento que as contabilidades confeccionam para analisar os números e acompanhar a contabilidade do período. O balanço é feito no final do ano, quando é encerrada a contabilidade do período.

Assim, quando surgir a pergunta: Como saber o faturamento de uma empresa? Basta à pessoa pegar um balanço ou balancete e conferir o total de receitas de vendas, revendas e serviços da empresa.

Como consultar o faturamento de um CNPJ?

Para consultar o faturamento de um CNPJ, a pessoa precisa ter um balancete ou balanço em mãos. Além disso, ainda existe a possibilidade de conseguir um levantamento de faturamento.

As contabilidades normalmente fazem o levantamento de faturamento para as empresas. Esse documento é muito solicitado por instituições financeiras que estão atualizando cadastro de seus clientes ou que estão liberando crédito para os mesmos.

Outro meio de conseguir o faturamento de uma empresa é através das declarações, como é o caso do SPED ECD (Sistema Público de Escrituração Digital, Escrituração Contábil Digital) ou do SPED ECF (Sistema Público de Escrituração Digital, Escrituração Contábil Fiscal).

Ao baixar qualquer uma das declarações, a pessoa terá acesso a valores de diversas contas, inclusive daquelas que compõem o faturamento da empresa.

Ainda existem outras declarações na parte fiscal que podem ser utilizadas para verificar o faturamento da empresa.

Em caso de empresas menores que não possuem tantas notas emitidas em um mês, ou no ano, a pessoa pode ver nota a nota no site do estado, ou no site da prefeitura da cidade.

Em caso de serviços, o site da prefeitura da cidade onde a empresa está localizada, provavelmente vai oferecer uma plataforma de emissão e de consulta. No estado, existem as notas de venda de mercadoria. Sendo que a consulta também existe.

Qual o valor de uma empresa pelo faturamento?

Uma das formas de conseguir identificar o valor de uma empresa é por meio do seu faturamento.

Porém, o cálculo exige outros números e indicadores, não só o faturamento. Por exemplo, através dos múltiplos, o cálculo do valor da empresa pode ser desenvolvido por meio do valor do setor de atuação da firma vezes o faturamento da companhia.

Vamos fazer o seguinte exemplo: uma empresa que atua na indústria de uma determinada região fatura anualmente algo próximo dos R$ 1.000.000,00.

Ao analisar o setor da cidade, o múltiplo é de cinco, ou seja, em média as indústrias daquela região valem cinco vezes o seu faturamento anual.

Portanto, no caso da empresa em questão, o seu valor seria de R$ 5.000.000,00. Existem ainda outras formas de avaliar um negócio. Uma delas é considerando o risco do negócio. Empresas mais nova, normalmente contam com mais riscos do que aquelas já experientes.

Analisando o risco, uma firma que possui mais riscos pode contar com múltiplos menores. Ou seja, ao invés de cinco, a indústria poderia ter um múltiplo de dois ou até de um.

Dentre os números utilizados para chegar ao valor da empresa, o múltiplo é aquele mais complexo. Normalmente as pessoas se questionam: Quantas vezes o faturamento vale uma empresa? E a resposta nem sempre é exata ou precisa.

Conclusão

O faturamento é fundamental para fazer uma análise de uma empresa, segmento ou negócio. Sem os números referentes ao faturamento, a avaliação de uma empresa fica precária.

Quando o assunto é descobrir o valor da empresa, o faturamento sozinho não vai trazer o resultado.

Para conhecer o valor de uma empresa é necessário outros números além do faturamento, sendo que uma das formas é através do método de múltiplos.

Vale destacar que o faturamento é muitas vezes utilizado por instituições bancárias na hora de liberar crédito a empresa ou na atualização de cadastro.

Você descobriu onde encontrar faturamento de empresas? Ainda tem dúvidas? Então deixe uma pergunta abaixo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.