Onde Encontrar Dividendos Recebidos?

Investir em boas empresas pagadoras de dividendos é uma ótima estratégia. Mas para colocar a estratégia em prática, o investidor precisa enxergar onde encontrar dividendos recebidos.

Descobrir onde encontrar os dividendos é importante na construção de um planejamento. Ao conhecer os dividendos que serão recebidos ou que ainda serão, o acionista já consegue prever onde pode alocar tais recursos.

Onde Encontrar Dividendos Recebidos?

Será que será comprada mais renda variável? Ou vou comprar renda fixa? Se for renda variável, serão mais ações? Fundos imobiliários? BDR? ETF? Enfim, há diversas possibilidades.

Se você buscar conhecer onde encontrar os dividendos recebidos, acompanhe o nosso artigo.

Onde conferir meus dividendos?

Existem vários lugares que podem ser consultados, eles são:

  • A conta da corretora;
  • A conta CEI (Canal Eletrônico do Investidor) do investidor;
  • Comunicados da empresa ao mercado;
  • Sites e internet em geral.

1. Conta da Corretora

Quando os dividendos caem na conta da corretora, o cliente já vai saber, quase que imediatamente.

Existem corretoras que emitem um alerta ao investidor que dividendos caíram na conta, tanto pelo celular quanto por e-mail. Ou, quando o cliente entra na conta, já poderá ver que a conta corrente estará maior, com o acréscimo dos valores recebidos pode determinada ação.

Há também corretoras que oferecem a possibilidade de enxergar os futuros dividendos a serem recebidos. Essa é uma ótima ferramenta, porque assim, o investidor consegue traçar um planejamento para identificar onde serão investidos os valores.

2. A conta CEI

A conta CEI é a conta onde todos os ativos que estão sob o CPF do investidor vão aparecer. Ou seja, por meio da conta CEI, o investidor terá a visão de todos os seus ativos, inclusive dos dividendos recebidos.

É interessante utilizar a conta CEI, quando o cliente possui diversas contas com diferentes corretoras. Assim, dá para ter uma visão geral por meio do CEI e ainda descobrir onde os seus dividendos caíram.

Destacando que o CEI é da B3, por isso, além dos produtos de renda variável, ainda haverá a custódia dos títulos do Tesouro Direto e dos ativos relacionados à CETIP (renda fixa), por exemplo.

Inclusive, por meio do CEI também há como enxergar as distribuições provisionadas, portanto é mais uma forma de ver se há dividendos a serem recebidos e planejar como investir, ou utilizar tais valores.

3. Comunicado das empresas a mercado

Outra forma de conhecer os dividendos que serão recebidos ou que foram é por meio do comunicado da empresa ao mercado.

No comunicado, há diversas informações relevantes, como a data do pagamento, quando a ação se tornará EX, valores e demais dados.

Enfim, se o investidor acompanha de perto as suas ações, fique de olho nos comunicados para conhecer a data dos próximos pagamentos de dividendos.

4. Sites e internet em geral

Os sites e a internet em geral podem ajudar a trazer mais informações sobre os dividendos recebidos.

Se o investidor deseja buscar uma informação rápida e não deseja abrir o CEI ou a conta da corretora, há diversos sites que mostram status das ações negociadas em bolsa e informações relevantes sobre os pagamentos.

Desse modo, o investidor tem totais condições de conhecer quanto receberá, ou quanto já recebeu em dividendos. Com a internet, dificilmente o investidor ficará no escuro com relação aos seus dividendos.

Como receber meus dividendos?

Como receber meus dividendos?

Para receber os dividendos de uma ação, o investidor precisa permanecer com determinada ação até a data Ex. A partir da data EX, o acionista pode vender e ainda sim, vai receber os dividendos.

Uma forma de conhecer a data EX dos dividendos é por meio da comunicação ao mercado efetuado pela ação, ou por meio de sites especializados. Assim, o investidor “garante” que vai receber os dividendos e pode negociar a ação tranquilamente.

Qual a data de pagamento dos dividendos? 

Qual a data de pagamento dos dividendos? 

A data de pagamento dos dividendos vai variar conforme estipulado pela empresa e o seu conselho.

O importante é ficar de olho na data Com e EX da ação. Caso o acionista venda ação dentro da taxa COM, os dividendos não serão mais recebidos e o direito vai para aquele que comprou.

Mas se vender dentro da data EX, aí, o investidor ainda receberá os dividendos, mesmo que a ação não esteja sob sua custódia.

Como consultar dividendos que já foram pagos?

Como consultar dividendos que já foram pagos?

Nos mesmos canais, o investidor pode verificar em sites especializados, na comunicação ao mercado da empresa, na conta da corretora ou por meio do CEI.

Conclusão

Para descobrir onde encontrar os dividendos recebidos é muito simples. O investidor pode consultar diretamente em sua conta na corretora, ou por meio dos comunicados ao mercado da empresa, CEI ou através de sites especializados.

Outra vantagem de consultar os seus dividendos está em conseguir enxergar os valores e as datas antes mesmo do pagamento.

Assim, o investidor consegue planejar melhor o que será feito com tal distribuição. Sabendo com antecedência, é possível traçar uma estratégia e planejar se os valores serão reinvestidos, ou utilizados para outro fim.

Outro ponto está relacionado às datas COM e EX. Por meio do comunicado ao mercado, o acionista vai saber quais serão as datas e os valores.

Se o investidor tem a intenção de vender as ações, ele pode planejar a negociação na data EX, desse modo, os dividendos ainda serão recebidos, e a venda pode ser concretizada tranquilamente.

Vale destacar que é comum, as ações na data EX, ficarem mais voláteis e registrarem até uma desvalorização.Você sabe onde encontrar dividendos recebidos? Ainda não? Se você tem dúvidas, deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *