O Que São Os Ativos Não Financeiros?

Um dos ativos mais negociados no mercado são os ativos financeiros, mas além dele, há outro ativo, o não financeiro. Você sabe o que são ativos não financeiros? Acompanhe o nosso artigo e conheça mais sobre ativos não financeiros.

Pode soar estranho, mas os ativos não financeiros estão tão presentes em nossas vidas quanto os ativos financeiros. Sendo que os não financeiros têm relevância maior para nós, em comparação aos ativos financeiros.

O Que São Os Ativos Não Financeiros?

Mas afinal, o que são os ativos não financeiros?

O ativo não financeiro é aquele que não é negociado em bolsa e não tem um valor determinado. Por exemplo: ao negociar ações listadas na bolsa, o investidor tem como enxergar o valor do ativo no momento da negociação.

Diariamente, segundo a segundo a ação é negociada e os preços são expostos em seu Home Broker.

O ativo não financeiro não possui esse tipo de padrão. São ativos que possuem algum valor, mas não há uma exposição tão enfática dos preços, podendo ser até um mercado mais volátil.

Ativos não financeiros exemplos: uma casa, por vezes, não tem um valor definido. E mesmo que tenha, nem sempre é possível negociar pelo preço preterido.

Mesma coisa ocorre com um carro, ou com uma joia, terrenos e demais ativos similares. Ao passar para ativos intangíveis, aqueles que não são físicos, nós temos licenças, direitos autorais e outros tipos de ativos não financeiros que dificilmente possuem um padrão em seu valor.

O que é gestão de ativos intangíveis não financeiros?

A gestão de ativos não financeiros intangíveis pode ser feita de algumas formas. Um meio de fazer a gestão é através da negociação de direitos com outras pessoas.

Por exemplo: o ativo não financeiro intangível é não físico, ou seja, direitos autorais, direitos sobre marcas e nomes são considerados intangíveis.

Como esses ativos não são negociados em bolsa ou no mercado financeiro, eles não são financeiros. Assim, a gestão pode ser feita por meio da negociação de direitos de uso para outras pessoas.

No caso de uma franquia. A empresa que monta uma franquia de um determinado negócio pode oferecer a outras pessoas a possibilidade de adquirir os direitos mediante ao pagamento de royalties.

Ou seja, o franqueado pode utilizar o nome da marca mediante ao pagamento de royalties mensais. Além dos royalties, valores referentes a porcentagem das vendas também pode ser cobrados pelo franqueador.

Outra forma de gerir os ativos intangíveis não financeiros é por meio dos direitos autorais. Ao desenvolver um livro, músicas ou um filme, por exemplo, a pessoa que detém os direitos, tem como negociar o recebimento de uma porcentagem das vendas e royalties com aqueles que vão trabalhar a obra e vendê-la.

Como deve ser mensurado um ativo financeiro?

Há diferentes formas de mensurar o valor de um ativo financeiro, dentre as principais formas está a avaliação pelo resultado do ativo.

Se o ativo em questão for uma ação de uma empresa, o resultado dessa empresa vai condicionar o valor do ativo. O valor pode vir do resultado do preço da ação dividido pelo lucro por ação (P/L).

Outra forma de delimitar o valor do ativo é por meio da comparação entre os valores de outros ativos similares.

Uma indústria metalúrgica normalmente possui características similares às demais empresas do setor. Desse modo, existe sim a comparação para determinar um valor.

Caso a empresa “A”entregue margens mais interessantes, é possível que a empresa “B”, que não consegue manter tal nível, tenha um valor menor na avaliação. É claro que mais aspectos são observados na hora da avaliação, mas em suma é assim que funciona.

Ainda existe a avaliação considerando o valor patrimonial do ativo, como ações ou fundos imobiliários. A avaliação patrimonial consiste em levantar qual é o valor patrimonial do ativo e precificar o mesmo por ele ou com base nele.

O que são ativos não financeiros não produzidos?

Existem dois tipos de ativos não financeiros, aqueles que são produzidos e os não produzidos. Os produzidos são aqueles que passam por alguma transformação, como é o caso dos veículos, imóveis e demais bens similares.

Já os bens não produzidos são aqueles que são negociados na forma que são encontrados, como é o caso de minerais, florestas e demais ativos similares.

Inclusive terrenos, que são bens não financeiros, não produzidos e são negociados constantemente.

Conclusão

O mercado de bens não financeiros é extenso e muito utilizado. É difícil ouvir alguém se referir a um imóvel como um ativo não financeiro, mas ele é.

Por isso, é comum ver pessoas transacionando bens não financeiros sem saber, sendo que tais bens são tão relevantes quanto os ativos financeiros.

Por vezes, as pessoas dão mais atenção e importância aos ativos não financeiros, fazendo financiamentos e empréstimos para aquisição de carros e casas.

Além dos bens tangíveis há também os intangíveis, como os direitos autorais, direitos de imagens e marcas.

Os intangíveis podem ser negociados por meio de pagamento de royalties, porcentagem nas vendas e até na aquisição em definitivo.

Porém, como esses intangíveis são não financeiros, a negociação não ocorre em bolsa, mas sim de forma direta entre os interessados.

Por fim, os bens produzidos e não produzidos. Uma casa é um ótimo exemplo de bem produzido, mas o terreno onde a casa está construída? Esse já é um ótimo exemplo de bem produzido.

Você compreendeu o que são ativos não financeiros? Não? Ainda tem dúvidas? Então deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *