Finanças Corporativas: O Que são e Como Fazer?

Uma das partes mais importantes de uma empresa são suas finanças. Você sabe qual é a definição de finanças corporativas?

Desde as contas a pagar até o planejamento empresarial, tudo acaba envolvendo as finanças do negócio.

Finanças Corporativas: O Que são e Como Fazer?

Se comparado ao funcionamento de um corpo humano, as finanças equivalem ao sangue de uma pessoa.

Ou seja, sem sangue, ou com pouco, uma pessoa não vive. Portanto, se você busca conhecer mais sobre finanças empresariais, acompanhe o artigo.

O que são finanças corporativas?

As finanças corporativas envolvem todas as interações financeiras que uma empresa tem. Assim, as contas a pagar e receber seriam uma das interações mais simples envolvendo as finanças corporativas.

Além delas, há também questões envolvendo o planejamento empresarial. Querendo ou não, o planejamento também envolve questões relacionadas a investimentos (gastos) e ganhos (receitas).

Assim, há inúmeros itens que podem influenciar de alguma forma as finanças de uma empresa.

Qual o objetivo das finanças corporativas?

Qual o objetivo das finanças corporativas?

O principal objetivo é gerar performance e qualidade nas finanças da empresa. Por meio de um controle sério e analítico, o gestor terá totais condições de manter a empresa com uma boa saúde financeira.

A falta do controle sobre as finanças pode levar a firma a enfrentar sérios problemas e até a falência.

Observando isso, o controle sobre as finanças deve estar dentro da lista de prioridades da empresa.

Qual a importância das finanças corporativas?

Qual a importância das finanças corporativas?

Existem inúmeras vantagens que a manutenção das finanças corporativas pode trazer aos negócios, dentre elas:

Controle das entradas e saídas

Com mais controle sobre os valores que entram e saem da companhia, o gestor terá totais condições para realizar um bom planejamento.

Inclusive abordando novos investimentos e construindo expectativas para o faturamento e recebimento de valores.  Algo que traz diversos benefícios para a empresa.

Planejamento e projeções

Somente com um bom controle financeiro, uma empresa tem condições de construir um planejamento e projeções financeiras.

É através do controle, que será possível determinar quais serão os valores a receber e em quais datas o dinheiro vai entrar.

Por outro lado, a empresa também terá ciência dos valores que já estão comprometidos e dos gastos que serão feitos.

Assim, o planejamento pode ser feito. Desse modo, caso haja sobra de recursos, a empresa pode determinar uma possível distribuição de lucros, ou novos investimentos.

Se a situação financeira se mostrar mais difícil para o futuro, então a companhia poderá analisar com mais seriedade um possível aumento nos preços ou corte de despesas.

Controle sobre o capital de terceiros

Se por meio do controle das finanças corporativas o gestor terá condições de desenvolver um bom planejamento financeiro, também será possível ter um maior controle sobre o capital de terceiros.

Muitas empresas têm em seus fluxos de caixa o pagamento a capital de terceiros. Seja por empréstimos ou financiamentos, as empresas normalmente possuem algumas pendências junto a instituições financeiras, ou a sócios.

Assim, o controle sobre as finanças vai ajudar na administração de tais valores e na quitação dos mesmos.

Com o intuito de reduzir a zero a dependência do capital de terceiros, até na busca de melhores taxas, um controle mais rigoroso, pode alimentar a gestão da empresa com mais informações sobre as condições da linha de crédito.

Dependendo, outra instituição financeira pode oferecer linha similar com taxas mais atraentes, ou até condições mais interessantes para um pagamento antecipado, por exemplo.

Como planejar as finanças corporativas

Como planejar as finanças corporativas

Todos os dias as empresas utilizam do dinheiro para financiar suas operações. Desde o pagamento de salários, até as distribuições de lucros, tudo tem vínculo com as finanças da empresa.

Portanto, a saúde financeira da empresa é de grande relevância para conseguir emplacar um planejamento financeiro.

Então, na hora de fazer o planejamento, o gestor precisa estar municiado de diversas informações, como:

  • Qual será o fluxo de caixa dos próximos meses?
  • Quanto à empresa tem a receber?
  • Quanto existe a pagar?
  • Há necessidades a serem atendidas, como a compra de máquinas, contratação de novos colaboradores, entre outros?
  • Será preciso captar recursos com terceiros?
  • Entre outras questões.

Vamos supor que a companhia precisa atender a demanda de um novo cliente e para isso será preciso investir em mais máquinas e colaboradoras.

Porém, a empresa, no momento, está com o caixa apertado e já está com o financeiro comprometido com os pagamentos dos próximos meses.

Em uma situação assim, fica claro que será necessário captar recursos com terceiro a fim de financiar este investimento e conseguir atender a demanda do novo cliente.

Mas, para conseguir realizar esse planejamento com sucesso, o gestor precisa ficar atento a todos os pontos relacionados às finanças da empresa, a fim de não comprometer a saúde financeira da companhia.

Conclusão

Uma empresa que gera lucros e tem uma boa operação pode ser considerada interessante, mas, se o financeiro não estiver ok, o negócio provavelmente não vai muito longe.

Por isso, as finanças corporativas são essenciais para a manutenção e o crescimento da empresa.

O que são finanças corporativas? As finanças corporativas estão ligadas a praticamente tudo da empresa. Desde os valores a receber até o planejamento.

Como fazer finanças corporativas? Para obter sucesso na administração das finanças corporativas, o gestor precisa aplicar um bom controle.

Somente assim, o gestor terá em mãos uma empresa com situação financeira boa e com boas expectativas.

Benefícios de finanças corporativas? Os benefícios são vários. Com uma boa gestão, será possível alocar melhor os recursos para investimentos.

Inclusive, os desperdícios poderão ser encontrados e o dinheiro que sobrar pode ser distribuído aos acionistas, ou se tornar mais caixa para o fluxo da empresa.

Enfim, a boa gestão das finanças corporativas só tem a contribuir com o negócio.Você sabe qual é a definição de finanças corporativas? Ainda não? Então deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *