Dividendo: O Que é e Como é Pago?

Uma forma de ganhar dinheiro com o investimento em ações é através dos dividendos. Você sabe como dividendos são pagos?

Não são todas as empresas que pagam dividendos aos seus acionistas, mas grande parte delas tem o costume de distribuir parte de seus lucros.

Através dos dividendos, o investidor tem condições de construir uma boa carteira de investimentos, visando à construção de renda.

Dependendo da estratégia e dos objetivos do investidor, dá para viver de renda proveniente dos dividendos, de forma similar as pessoas que costumam investir em imóveis para viver da renda dos aluguéis. Se você busca conhecer mais sobre os dividendos, acompanhe o nosso artigo.

Dividendo: O Que é e Como é Pago?

O que são dividendos?

Quando uma empresa registra lucros, ou possui reservas de lucros anteriores, essa companhia pode estar distribuindo dividendos aos seus acionistas.

Portanto, os dividendos vêm do resultado positivo que a empresa conquistou no período, ou de períodos anteriores.

Empresas que têm prejuízos e vem registrando perdas, não podem distribuir dividendos, uma vez que não há lucros.

Portanto, uma empresa que paga dividendos regularmente pode ser considerada uma boa companhia, uma vez que seus resultados, provavelmente, são bons.

Mas nem sempre é tudo tão simples. Como já mencionado, os dividendos podem estar relacionados a reservas de resultados anteriores.

Por isso, a atenção ainda deve se manter elevada na hora de analisar uma companhia que paga dividendos.

Por exemplo; companhias que possuem liquidez corrente, pagam dividendos com consistência e de forma recorrente, além de registrarem bons lucros, com margem elevada, costumam ser boas empresas pagadoras de dividendos.

Ao comprar empresas com tais características, as chances de conseguir dividendos é muito maior.

Por que as empresas pagam dividendos?

Por que as empresas pagam dividendos?

Além dos acionistas que adquiriram as ações na bolsa de valores, os principais sócios da empresa também possuem participação na companhia.

Assim, para eles conseguirem retirar parte dos lucros, todos os acionistas terão que receber e por isso, os dividendos acontecem.

Empresas que não precisam investir em seus negócios, ou possuem muito caixa disponível, também podem acabar distribuindo valores aos seus acionistas.

Por exemplo: mais recentemente a Petrobras fez um dos maiores pagamentos de dividendos da história devido à necessidade de capital do seu principal acionista (o governo brasileiro).

Com esse pagamento de dividendos, além do governo brasileiro, todos os acionistas que tinham as ações da companhia também receberam o valor.

Considerando os pontos citados, há outras empresas que têm o costume de pagar bons dividendos, elas estão no setor de energia e financeiro.

A Companhia de energia normalmente tem boa estrutura e exigência de investimento baixo. Porém, os ganhos ocorrem com frequência, há pouca inadimplência e as perdas são pequenas também.

Observando tudo isso, essas empresas, quando bem administradas, podem gerar muito caixa e bons lucros. Já as companhias do setor financeiro também costumam ter grande margem de lucros e muito caixa. Tudo isso, acaba influenciando no pagamento dos dividendos aos acionistas.

Quais os tipos de dividendos? 

Quais os tipos de dividendos? 

O tipo mais comum de dividendos são aqueles distribuídos em dinheiro. Ou seja, a empresa divulga ao mercado, através de um fato relevante que irá distribuir dividendos, mencionando o valor por ação.

Na data prevista, os valores caem na conta do acionista. Vale destacar que os dividendos são isentos de imposto de renda, portanto, o valor anunciado é o mesmo que será pago. Outro ponto interessante está relacionado à declaração de imposto de renda.

Por ser um ganho isento de IR, na declaração de imposto de renda, o investidor deverá lançar os valores como rendimentos isentos, portanto, esses ganhos não contribuem para o cálculo do IR.

Bonificação

Bonificação

Outra forma de distribuição de dividendos é por meio da bonificação com ações. Ao invés de pagar os dividendos em dinheiro, a empresa distribuiu mais ações.

Desse modo, na data do pagamento, o acionista vai receber uma quantidade de ações. Por exemplo, para cada 10 ações que o acionista possui, ele receberá mais 2.

Situações especiais

Situações especiais

Há também os dividendos provenientes de situações especiais. Por exemplo: uma empresa faz a venda de diversos ativos e arrecada um grande volume de dinheiro.

Esses valores podem acabar se transformando em dividendos aos acionistas. Por serem derivados de situações que não ocorrem sempre, esses dividendos são especiais.

Subscrição de ações

O direito de subscrição também pode ser considerado uma espécie de dividendos. Quando uma empresa está vendendo mais ações ao mercado, normalmente, os acionistas acabam ganhando um direito à subscrição.

Ao executar esse direito, o acionista terá condições de adquirir mais ações por um preço melhor. Já aqueles que não são acionistas, vão comprar as ações por um preço “cheio”, sem desconto.

Juro sobre capital próprio

Por fim, temos o juro sobre capital próprio. Essa forma de distribuição gera um benefício fiscal à empresa, uma vez que a mesma pode se utilizar dos valores pagos para diminuir a base de cálculo do imposto de renda e contribuição social.

Portanto, há muitas companhias que se utilizam do juro sobre capital próprio para reduzir parte do imposto devido, além de remunerar seus acionistas. Diferente dos dividendos convencionais, o juro sobre capital próprio sofre com a retenção de IR.

Como é feito o pagamento dos dividendos?

Os dividendos são distribuídos pelas empresas quando as mesmas possuem lucros. Mas, como são pagos dividendos? Após decidir se haverá distribuições aos acionistas ou não, a empresa vai analisar como esses pagamentos serão feitos.

As distribuições podem ser feitas através de dinheiro, bonificação ou juro sobre capital próprio.

Ao identificar a forma na qual os valores serão pagos, a empresa emite um comunicado ao mercado (fato relevante) mencionando que haverá dividendos.

Dentro do comunicado há informações sobre: a forma do pagamento, dias e valores são informados.

Vale destacar que existem alguns dias especiais quando são pagos dividendos. Por exemplo: uma empresa está para distribuir dividendos em forma de dinheiro para seus acionistas.

O pagamento vai cair no dia 30 de janeiro, porém, além do dia do pagamento em si, a empresa deverá informar a Data-Ex também.

A Data-Ex é aquele onde o investidor que comprar ação não terá mais direito sobre aqueles dividendos em específico.

Ou seja, a partir da Data-Ex, o investidor que adquirir as ações, não receberá o dividendo que será pago.

Quando a negociação ocorre antes da Data-Ex, então o novo acionista terá direito a receber os dividendos. O dia que vem antes da Data-Ex é chamado de Data-Com.

Isso é relevante, uma vez que o investidor pode estar interessado em comprar as ações para receber os dividendos, mas, ao saber que o dia já é Data-Ex, a compra, para aquele dividendo, não terá efeito.

Conclusão

Para aqueles que procuram construir renda, os dividendos são muito importantes. Investir em boas empresas pagadoras de dividendos pode ajudar muito na construção de renda de médio a longo prazo.

E como são pagos os dividendos das ações? Os dividendos podem ser pagos de diferentes formas:

·         Em dinheiro;

·         Bonificação em mais ações;

·         Juros sobre capital próprio;

·         Dividendos especiais, pagos devido a alguma negociação a parte, como uma venda de imobilizado, ou coisa similar;

·         E por meio de Subscrição de ações, através do direito de subscrição;

Ao receber os dividendos em qualquer uma dessas formas, o investidor estará recebendo recursos da empresa e poderá aumentar o seu patrimônio ou transformar o mesmo em dinheiro, caso o dividendo não seja pago de tal forma.

Para construir uma boa carteira de ações pagadoras de dividendos, o investidor precisa ficar de olho em algumas características da empresa, como:

·         Se a companhia já paga dividendos há tempos, inclusive é bom olhar os últimos cinco anos e identificar se existem consistências nas distribuições e se elas sempre ocorrem todos os anos;

·         A firma precisa manter consistência em seus lucros também. Há empresas que mesmo com prejuízos esporádicos, conseguem manter as distribuições, mas o mais interessante é comprar ações de empresas que possuem lucros recorrentes;

·         A liquidez da empresa é outro item importante de ser analisado antes de investir. Companhias que possuem liquidez elevada têm mais chances de distribuir dividendos em dinheiro. Querendo ou não, é muito mais interessante receber os dividendos em dinheiro, ao invés de mais ações ou até por meio de subscrição.

Ao ficar atento a esses pontos, provavelmente o investidor vai conseguir achar boas empresas pagadoras de dividendos e vai conseguir construir uma ótima carteira focada em renda.

Você compreendeu como dividendos são pagos? Ainda tem dúvidas? Então deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *