Entre os diversos tipos de ganhar dinheiro com investimentos, temos o chamado “Day trade”, que traduzindo para o português, seria algo como “dia de negócios” ou “dia da transação”. Mas, a grande pergunta é: o que é day trade e como funciona?
Neste artigo, vamos puxar as cortinas e mostrar diversos detalhes sobre o que é esse tal “day trade” que tanto vemos pessoas do mundo de investimentos falar.
Explicaremos algumas coisas, como o que significa day trade, como funciona o day trade, riscos do day trade e muito mais. Fique conosco e confira:
O que é day trade?
O day trade é uma negociação de compra e venda de ativos ou derivativos em um mesmo pregão na bolsa de valores. Porém, trata-se de uma negociação de curtíssimo prazo. Estou falando de comprar e vender no mesmo dia, por isso o nome que se refere a dia de negócios/transação.
Aqueles que realizam esse tipo de negociação, são chamados de “day trader”. Algo que até certo tempo atrás era apenas para pessoas de corretoras, com faculdade e outros cursos, já nos dias de hoje, diversas pessoas físicas independentes tem participado desse tipo de negócio que é recomendado para investidores experientes e de perfil arrojado.
Como funciona o day trade?
Como já foi dito, o day trade funciona da seguinte maneira: você compra uma ação em baixa e vende ela em alta (exemplo: compra quando ela estiver valendo 15,00 e vende quando ela estiver valendo 20,00)
O grande desafio, é realizar isso no mesmo dia. Por isso é necessário que o day trader seja uma pessoa de grande experiência na área de investimentos.
A negociação de estilo day trade pode ser feita com diversos tipos de ativos da bolsa, como por exemplo: ações, ETFS, FLLS e outros tipos de contratos.
Conceitos básicos do day trade
Para quem deseja iniciar investimentos na forma de day trade, deve conhecer alguns conceitos básicos relacionados a esse tipo de operação. Alguns deles são:
- Stop Loss e Stop Gain;
- Alavancagem;
- Estratégia.
Veja abaixo, um resumo sobre cada um desses conceitos:
Stop Loss e Stop Gain:
O Stop Loss e o Stop Gain, são ferramentas que servem para suavizar as perdas e não perder a oportunidade de ganhos durante operações na bolsa de valores.
O Stop Loss serve para determinar um valor máximo de perda. Exemplo: você compra uma ação por 100,00 e determina uma perda máxima de 5%. Sendo assim, se a ação começar a entrar em queda, ela será vendida automaticamente ao chegar em 95,00, eliminando a possibilidade de perdas maiores, caso a ação continuasse caindo e chegasse a cair para 80,00, por exemplo.
O Stop Gain, por sua vez, serve para realizar uma venda automática da ação no caso dela chegar em um valor de valorização pré estabelecido. Exemplo: você comprou a ação por 100,00 e programou o Stop Gain em 10%. Sendo assim, a ação será vendida automaticamente quando a ação em alta passar a valer 110,00, evitando o risco de após essa alta ela entre em queda novamente e você perca a chance de ter vendido e lucrado.
Alavancagem:
A alavancagem, funciona como uma forma de empréstimo, onde você consegue realizar operações que demandam um valor muitas vezes maior do que aquele que você possui.
A alavancagem, pode ser uma grande porta para maiores lucros, mas também pode ser uma porta para grandes prejuízos, podendo até mesmo te fazer perder tudo que você tinha em saldo ou fechar no negativo.
Estratégia:
Basicamente todo investidor de rendas fixas como é o caso do day trader, conta com estratégias para conseguir lucrar em suas operações.
As estratégias são importantes para evitar os danos que podem ocorrer devido a empolgação e emoção, no qual está a perca de muito dinheiro.
Vantagens e benefícios de realizar day trade
Muitas pessoas gostam de olhar para os riscos do day trade, no qual está o de perder muito dinheiro se for feito sem conhecimento. Mas, agora listamos algumas vantagens e benefícios:
- Investimentos em renda fixa podem ser utilizados como margem de garantia;
- Possibilidade de alavancagem;
- Tranquilidade de dormir sem ativos na carteira;
- Liquidez diária;
- Lucro em curtíssimo prazo;
- Controle de prejuízo.
Como amenizar os riscos do day trade?
Como já sabemos, o day trade é um tipo de operação de alto risco, como é o caso de praticamente toda renda variável.
Porém, para amenizar os riscos é necessário usar estratégia, ter bom conhecimento do mercado e saber usar o Stop Loss.
Também é interessante não utilizar todo o capital que você tenha posse em day trade, mas ter dinheiro aplicado em outros locais diferentes.
Conclusão
Concluímos resumindo que o day trade é a atividade de comprar e vender ativos na bolsa de valores durante um mesmo dia, um tipo de investimento de alto risco, mas que atrai muitos investidores de perfil arrojado.
Para iniciar nesse tipo de investimento, é necessário ter bom conhecimento sobre investimentos, conhecimento do mercado e saber utilizar ferramentas e estratégias a respeito desse tipo de operação.
Então, ficou alguma dúvida sobre como funciona o day trade? Se ficou, deixa nos comentários. É sempre um prazer ajudar com artigos de esclarecimento.
A redação do Dinheiro Vivo é formada por especialistas em finanças, empreendedorismo e diversos assuntos que encantam os nossos leitores.