Creditas é confiável? Vale a pena?

Creditas é Confiável? Vale a Pena?

A Creditas é uma plataforma online de empréstimos. Por meio da Creditas, as pessoas têm a chance de conseguir linhas de crédito com juros menores (em comparação a média do mercado). Mas será que a creditas é confiável?

Nos últimos anos houve uma grande expansão no segmento financeiro e bancário, diversas empresas nasceram e a Creditas está entre elas.

A principal plataforma de atuação da Creditas é a internet, fato que dá mais acessibilidade e facilidade aos consumidores e demais interessados. 

Se antes o consumidor era obrigado a ir até agência bancária para tentar conseguir a aprovação do crédito, agora, por plataformas como a Creditas, dá para fazer tudo pela internet.

Sobre a Creditas

Creditas é Confiável? Vale a Pena?

A Creditas é uma plataforma de empréstimos que tem como principal local de atuação a internet. Dentre as modalidades de crédito, a Creditas trabalha com o consignado e os empréstimos com garantia de imóvel ou veículos.

Por se tratar de empréstimos que possuem alguma espécie de garantia real, como o salário, veículo ou imóvel, as taxas oferecidas pela Creditas são menores em comparação aos empréstimos convencionais dos grandes bancos.

Por exemplo, o empréstimo pessoal, modalidade de mais fácil acesso do mercado, para aqueles que são bons clientes, pode ter taxas que alcançam até 77% de juro ao ano.

Através do empréstimo com garantia da Creditas, as taxas chegam a 11,2% a 12,5% ao ano. Vale destacar que a atual plataforma da Creditas sofreu transformações durante os anos.

Antes de ser Creditas, a instituição tinha o nome de BankFacil e teve sua fundação em 2012, ou seja, a Creditas tem menos de 10 anos no mercado.

Em seu início, o BankFacil trabalhava com a comparação de taxas entre os produtos bancários, trazendo para o cliente a melhor opção, dependendo das condições do interessado.

Esse trabalho de comparação, muito se assemelha aos serviços prestados por outras plataformas, mas em nichos diferentes, como é o caso do Buscapé.

Só depois, em 2016, é que o BankFacil começou a oferecer linhas de crédito com garantia de imóvel ou veículo. Então, só em 2017, o BankFacil alterou o seu nome e se tornou a Creditas.

No ano de 2020, a Creditas deu início a suas operações no México, mostrando que a firma está pronta para crescer e ganhar mais corpo.

Prós

Contras

Taxas de juros mais baixas 

-

Prazos variam de acordo com o emprestimo 

Empresa séria e confiavel 

Como saber se a Creditas é confiável? 

Por se tratar de empréstimos com garantia de imóveis ou veículos, inclusive havendo a opção de consignado, é importante ter confiança na instituição financeira.

O banco que libera o crédito mediante a garantia precisa ser íntegro para cumprir com as obrigações previstas em contrato e não extrapolar nenhuma das regras.

O simples fato de conseguir crédito junto a um banco, ou qualquer instituição financeira, não isenta o cliente de ficar de olho na instituição que está liberando o dinheiro, ainda mais quando existem garantias envolvidas.

Para garantir que a pessoa vai fazer um bom negócio com uma instituição íntegra, há algumas coisas que podem ser feitas. Dentre elas:

  • Uma pesquisa no Reclame Aqui
  • Pesquisa na internet a procura de recomendações ou críticas a instituição
  • Analisar o tempo de atuação e a solidez da empresa

No momento em que o artigo é desenvolvido, a Creditas mostra boa atuação no Reclame aqui e conta com boa pontuação.

Empresas que se comunicam bem passam mais segurança ao consumidor. A nota da Creditas na plataforma é de 7,8, considerado bom.

Das 930 reclamações, 895 foram respondidas. Só para comparação, outras instituições também possuem perfil no Reclame Aqui, como é o caso da Simplic e da Geru.

A Simplic tem uma nota de 7,4 (396 reclamações) enquanto a plataforma Geru tem nota 8 (292 reclamações). Portanto, os 7,8 da Creditas estão dentro de uma média. Não é a melhor, mas também não é ruim.

A pesquisa na internet, por meio da plataforma Google, pode ser feita com o objetivo de encontrar comentários e relatos de como são feitas as operações junto a Creditas.

Por último, está a análise baseada na instituição. Menos de 10 anos, é pouco para uma firma financeira. Há diversos bancos que possuem muito mais anos de experiência, porém, não dá para considerar só isso como base.

Outro dado relevante é o índice de Basiléia. Esse índice pode ser analisado por meio do site Banco Data. Lá, você pode conferir diversas instituições e seus índices.

O índice de Basiléia mostra quanto dinheiro da própria empresa está sendo negociado junto a linhas de crédito. Quanto maior for o índice, melhor, uma vez que isso mostra que a empresa trabalha mais com o próprio dinheiro depende menos dos recursos de terceiros.

Enquanto grandes bancos possuem um índice de Basiléia abaixo de 20%, por exemplo, a Creditas tem mais de 80%. Isso mostra que a empresa não depende tanto dos recursos de terceiros.

Outro dado interessante são os resultados. Em 2019 (1.9 milhões) e 2020 (1.7 milhões), a Creditas registrou prejuízos, porém, em 2021, há expectativa de lucro (9.5 milhões), sendo um valor suficiente para cobrir os prejuízos anteriores. Considerando todos os pontos citados, o empréstimo Creditas é confiável.

Como o empréstimo funciona

Para conseguir o empréstimo junto a Creditas, o interessado precisa primeiro preencher um formulário.

Posteriormente um consultor da Creditas entrará em contato com o usuário para fazer uma análise e compreender se será possível dar continuidade ao processo.

 Na terceira etapa, a análise de crédito, a Creditas vai avaliar como anda o crédito do usuário, se existem valores em aberto para serem pagos, se o usuário é um bom pagador, enfim, tudo que for relacionado a questões financeiras do usuário será avaliado.

Baseado nessas informações, a Creditas poderá oferecer a melhor condição possível ao interessado.

A quarta etapa é referente à análise da garantia. Como a Creditas trabalha com empréstimos vinculados a garantias, como é o caso do imóvel e veículo, ao passar por todas as etapas, chega a hora de conferir se o imóvel ou veículo do usuário estão aptos a ser dados como garantia.  No caso do consignado, a análise é feita junto à empresa e a folha salarial.

Depois que tudo estiver certo, aí vamos para a assinatura do contrato. Essa parte é aquela onde as partes (Creditas e cliente) selam o acordo. O cliente fica com o valor do crédito, enquanto a Creditas tem a garantia e receberá os valores pagos pelo cliente ao longo dos meses.

Tipos de garantias

A Creditas trabalha com a garantia vinculada a um imóvel ou veículo. Em ambos os casos, tanto o veículo quanto o imóvel devem estar quitados e devem ser do cliente que está buscando o crédito.

Não há como trabalhar com ativos de terceiros e tão pouco oferecer um ativo que não esteja devidamente quitado e regularizado.

Taxa de juros

Há linhas de crédito na Creditas com taxas de juro que podem chegar a 0,99% ao mês. Mas, tudo isso vai depender da análise feita pela instituição.

Dependendo das condições do cliente e do seu crédito, a Creditas consegue negociar taxas tão atraentes quanto os 0,99% ao mês.

Perguntas frequentes

Quais são as taxas de juros na Creditas?

A Creditas trabalha com taxas de juro bem atraentes e muito mais interessantes, comparado aos grandes bancos e demais instituições de porte maior.
Há possibilidade de contar com empréstimos de até 0,99% ao mês. Observando que hoje a taxa de juro está em 9,25% ao ano, os juros cobrados pela Creditas estão bem baixos.
É importante destacar que tudo vai depender da análise feita pela instituição. Se o histórico de crédito do cliente for bom, é possível conseguir tais taxas.

Qual é a nota da Creditas no Reclame Aqui?

Atualmente é de 7,8, considerado bom. Comparado com outras empresas da área e de porte similar, a Creditas está em um bom nível.
Observando a boa nota que a empresa possui, podemos considerar que a financeira Creditas é confiável.

Quanto tempo demora a análise do Creditas?

Desde a solicitação de empréstimo até a liberação dos valores, o tempo total é de aproximadamente cinco dias.

Como funciona a taxa de juros de um empréstimo?

O juro cobrado nos empréstimos, inclusive na linha de crédito da Creditas, é composto. O juro composto é aquele onde o valor é atualizado, conforme a taxa de juro, e o juro será calculado sobre o valor atualizado conforme os dias vão se passando. Em outras palavras, é o juro sobre juro.

A Creditas solicita algum depósito adiantado?

Não, a Creditas não trabalha com essa forma de negociação. Os pagamentos ocorrem mensalmente, mas não há adiantamento de valores.
Caso seja do interesse do usuário, é possível adiantar o pagamento do empréstimo. Para isso, é necessário solicitar a Creditas uma condição para adiantar os pagamentos.

Conclusão: Creditas é confiável ou não?

Dentre todas as opções existentes no mercado a empresa Creditas é confiável, uma vez que a mesma vem se destacando pelas boas condições de crédito.

O empréstimo não é tão rápido quanto um empréstimo pessoal pré-aprovado junto a um banco, mas em questão de cinco dias, é provável que o valor já esteja com o usuário (caso tudo dê certo).

Olhando o Reclame Aqui, a Creditas possui boa reputação. A empresa possui pouco menos de 10 anos de vida, mas ainda sim, praticamente 80% dos recursos utilizados para financiar as linhas de crédito, são de recursos próprios, mostrando que a instituição está firme.

Para aqueles que desejam buscar um empréstimo com boas condições e não tem problemas em colocar um veículo ou imóvel como garantia, a Creditas é uma boa opção. Em resumo a Creditas soluções financeiras é confiável.

Você achou a creditas é confiável? Tem dúvidas? Então deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.