CPA-20: O Que É, Para Que Serve e Como Tirar Essa Certificação?

O dinheiro circula em muitos departamentos da nossa vida. Principalmente, porque vivemos em um mundo capitalista e globalizado. O alto nível de integração do capital pôde ser observado durante o surto global da COVID-19. Aqui no Brasil, sentimos o impacto da doença no setor financeiro. De modo que, a busca por qualificações nesta área mudou. E você sabe o que é a CPA-20?

CPA-20: O Que É, Para Que Serve e Como Tirar Essa Certificação?

A CPA-20 aparece como uma das competências mais populares no cenário nacional. A certificação existe desde o começo do século. E funciona como um registro profissional dentro do mercado financeiro. A seguir, vamos explicar o que é a CPA-20, para que serve e como conseguir esta certificação. E, quem sabe, você se interesse em obtê-la. Afinal, dá para aproveitar o ramo para construir uma carreira produtiva.

O que é CPA-20?

A CPA-20 é uma sigla muito conhecida. O termo corresponde a Certificação Profissional da Anbima da série 20. O nível em questão não se trata do único. Existe também a série 10. No caso, a CPA-10. E ambos os certificados são emitidos pela mesma instituição. Mas, vale ressaltar que cada um tem a sua funcionalidade. Portanto, preste a atenção!

A CPA-20 se destina aos trabalhadores que vendem produtos financeiros para clientes de alta renda, private e corporate. Sendo que, a Anbima desempenha o papel de regularização e fiscalização dos profissionais atuantes no mercado financeiro. Deste modo, se você deseja trabalhar na área, precisa adquirir uma de suas certificações. 

Outra clientela compreendida pela CPA-20 consiste nos investidores institucionais. Normalmente, as pessoas certificadas trabalham em agências bancárias ou plataformas de atendimento. Contudo, existem outros ambientes de trabalho para os habilitados na CPA-20. Por exemplo, administradoras e corretoras de valores. E o processo para conseguir a certificação é a aprovação em uma prova oficial da Anbima.

Para que serve a CPA-20?

Para que serve a CPA-20?

O perfil de consumo se transforma com o decorrer dos anos. E o jeito de aplicar dinheiro segue esta mudança. Por isso, você deve ficar atento à utilidade das habilitações profissionais disponível atualmente. As certificações podem ser úteis para você. Tanto como investidor quanto como empregado. Ou, até mesmo, como empregador.

Através da CPA-20, você se mostra qualificado para trabalhar no mercado financeiro. Já que o certificado serve como um documento comprobatório. Um demonstrativo do seu conhecimento na área. Ou seja, a certificação atesta que você estudou e entende sobre o segmento econômico. Além disso, o próprio órgão emissor da CPA-20 fiscaliza se as empresas contam com funcionários habilitados.

Deste modo, a CPA-20 pode ajudá-lo a conseguir uma inserção no mercado de trabalho. Porque, é um diferencial. Mesmo que você não atue diretamente com os clientes de alta renda. Você pode ocupar cargos de venda e distribuição de produtos em instituições financeiras, como bancos e corretoras de valores. Negociando fundos de investimentos, por exemplo.

O que é a Anbima?

O que é a Anbima?

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais atua como um portal de transparência do mercado financeiro. Entre as funções da instituição estão: informar dados do segmento, representar organizações associadas, negociar com o governo e o setor privado, e oferecer capacitações profissionais. 

Cabe a Anbima firmar regras criadas pelo mercado, para o mercado e em favor dele. A equipe técnica da organização tem como responsabilidade a fiscalização e a atuação educativa. E as regulamentações fazem parte dos Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas. Além disso, a Anbima coordena pesquisas a respeito do mercado financeiro. 

Os resultados são difundidos entre as entidades interessadas. E servem como métricas de desempenho e ferramentas de análise da realidade econômica brasileira. Inclusive, muitos dados podem ser acessados no site oficial da organização. O endereço eletrônico é o principal meio para saber mais sobre a Anbima.

Como funciona o certificado CPA-20?

Como funciona o certificado CPA-20?

Você não precisa ter experiência nem formação acadêmica na área, para conseguir a Certificação Profissional da Anbima da série 20. A certificação funciona como uma liberação para que você ocupe funções relacionadas a vendas de produtos financeiros. Como a previdência privada e as aplicações de renda Fixa. O público alvo da série 20 são os investidores de segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais. 

Em outras palavras, os profissionais habilitados pela CPA-20 atende clientes com um volume significativo de capital. Um perfil apto a investir em diferentes modalidades. Como os fundos de private equity envolvem os investimentos em empresas privadas que não possuem capital aberto. E contam com um alto potencial de crescimento. Incluindo, uma geração de lucro em pouco tempo, entre 5 a 10 anos. 

Os investimentos Corporate Venture Capital são uma modalidade recente no Brasil. Abrangem os fundos corporativos aplicados em empresas iniciantes externas. Sendo elas, startups e outros negócios. Já o investidor institucional corresponde a uma entidade ou empresa que administra o capital de terceiros. As seguradoras e os fundos de pensão são exemplos de investidores institucionais.

Janela de oportunidade com a CPA-20

Você já pensou em trabalhar no mercado financeiro? A CPA-20 pode ser a chave da porta de entrada neste ramo de trabalho. Lembre-se que a atuação profissional em questão requer responsabilidade e muito estudo. Um requisito fundamental consiste no acompanhamento da variação de taxas e índices de mercado.

Inclusive, você precisa estudar conceitos econômicos aprofundados. Para isso, existem cursos específicos para as certificações. Então, escolha o melhor curso sobre a CPA-20. Pesquise boas instituições educacionais e avalie o custo benefício. A preparação te ajuda a aumentar as chances de passar no exame da CPA-20. Que tem uma taxa de aprovação média de 57% dos candidatos desde 2007.

Existem outros certificados profissionais semelhantes a CPA-20. Que também podem te ajudar no mercado de trabalho. Como a Certificação Profissional Anbima da série 10 (CPA-10) e a Certificação de Gestores Anbima (CGA). Sendo que, ambas são emitidas pelo mesmo órgão emissor da CPA-20. Vale a pena procurar mais informações sobre estas e outras certificações!

Quem precisa do CPA-20?

Quem precisa do CPA-20?

A CPA-20 se destina aos profissionais que trabalham com o mercado financeiro. Atuantes em instituições financeiras como bancos, gestoras, administradoras e corretoras de valores. E que lidam, mais precisamente, com um público de alta renda. Aquele cliente disposto a comprar produtos financeiros e aplicar dinheiro em investimentos.

Os cargos que mais utilizam a CPA-20 são os ligados ao setor comercial das empresas. Os servidores de autarquias ou órgãos públicos também podem precisar da certificação. Além do mais, se você tem a CPA-20 pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela CPA-10. Um efeito dois em um só. Isso é um ponto essencial a ser considerado ao escolher um certificado profissional.

Um dos pontos positivos do certificado está na facilidade de inscrição. Você não precisa ter experiência ou formação no mercado financeiro para fazer a prova. Então, dá para começar uma nova profissão por meio da Certificação Profissional da Anbima da série 20. E, se já trabalha na área, use a certificação para crescer de cargo. Invista no seu crescimento profissional!

Perfil dos habilitados pela CPA-10

De acordo com dados da Anbima, a maioria dos aprovados na CPA-20 pertence ao público masculino. Os homens correspondem a 56% dos certificados nos últimos 4 anos. Diferente, por exemplo, da CPA-10, que conta com a predominância das mulheres, com 52%. Porém, de maneira geral, é possível perceber o equilíbrio entre os gêneros dos qualificados pela CPA-20.

Outro dado interessante se refere à quantidade de certificados validados da Certificação Profissional da Anbima da série 20. Pois, as estatísticas da Anbima apontam que, até 2020, a instituição emitiu um total de 193.189 certificações. E o total acumulado de atualizações da CPA-20 realizadas foi de 51.681 até 2018. 

Aliás, a média de aprovação na certificação ficou em 55% em 2020. E atualmente, o número de inscritos é alto. Somando todas as certificações oferecidas, a Anbima recebe, em média, 16 mil inscrições mensalmente. Ou seja, a procura também representa uma oportunidade para você trabalhar dando aulas sobre os temos abordados na CPA-20. Já pensou nisso?

Como tirar o certificado CPA-20?

Como tirar o certificado CPA-20?

Para tirar a CPA-20, você precisa realizar uma prova oficial. Para isso, o primeiro passo se trata da inscrição. Não há a necessidade de suprir nenhum pré-requisito de formação acadêmica na área do mercado financeiro. Também não é preciso possuir alguma experiência profissional em uma instituição financeira. Basta, você realizar um cadastro no site da Anbima e paga uma taxa de inscrição. 

O exame custa R$360 para os profissionais que trabalham em empresas associadas à Anbima. A taxa é de R$430 para os demais públicos. É válido ressaltar que os valores foram reduzidos em comemoração aos 20 anos da Anbima. Desde junho de 2022, as inscrições para todas as modalidades de certificação da instituição sofreram um reajuste. Então, aproveite o momento para aproveitar os preços mais baixos. 

Além disso, recentemente, a organização ampliou as formas de pagamento da taxa. Você pode escolher pagar o valor através do cartão de crédito (à vista ou parcelado), boleto ou PIX. Assim sendo, escolha o meio mais favorável para não comprometer a sua renda. Depois desta etapa, você segue para o agendamento da prova.

A prova da certificação

O agendamento pode ser feito em até 6 meses após a confirmação do pagamento. Assim como a inscrição, a prova acontece pela internet. O teste conta com 60 questões de múltipla escolha. Cada questão com 4 alternativas. Sendo que, as respostas devem ser enviadas dentro de 2h30. 

Então, passado este tempo de duração ou concluído o exame, você verá uma correção das respostas. Quais foram respondidas corretamente ou não. E a porcentagem de acertos. Para você ser aprovado, é necessário obter no mínimo 70% de respostas certas. As perguntas da prova são dividas entre 7 módulos, cada um correspondente a um tema e com pesos diferentes:

  • Sistema Financeiro Nacional (SFN) e Participantes do Mercado – peso de 5% até 10%;
  • Ética, Compliance Legal e Análise do Perfil do Investidor – peso de 15% até 25%;
  • Conceitos Básicos de Economia e Finanças – peso de 5% até 10%;
  • Mensuração e Gestão de Performance e Riscos – peso de 10% até 20%;
  • Fundos de Investimentos – peso de 18% até 25%;
  • Previdência Complementar Aberta (PGBL e VGBL) – peso de 5% até 10%;
  • Instrumentos de Renda Fixa, Renda Variável e Derivativos – peso de 17% até 25%.

O resultado definitivo do seu exame chegará no seu e-mail. Você saberá se foi aprovado em até cinco dias úteis, a contar da data da prova. Contudo, caso você não consiga passar de primeira, pode realizar a prova outra vez. Mediante o pagamento de uma nova inscrição e o agendamento de uma data.

Atualização da CPA-10

A CPA-20 dura 5 anos para os profissionais das empresas associadas a Anbima. E para o restante, a duração do certificado é de 3 anos. Os habilitados podem realizar um curso de atualização da Certificação Profissional Anbima da série 20.

Neste caso, a taxa de inscrição é menor. Sendo um valor de R$260 para os filiados e R$310 para os demais interessados na renovação da CPA-20. A inscrição para o curso deve ser feita antes do vencimento da CPA-20. Em até oito dias antes do vencimento do certificado. 

E, se a validade expirar, você precisará realizar uma nova prova da CPA-20. Os associados têm outra forma de conseguir a atualização. Participando de um programa de validação da Anbima na empresa parceira. 

Conclusão

Se você trabalha ou pretende trabalhar dentro do mercado financeiro, a CPA-20 será uma aliada. A certificação serve como um atestado de qualificação para vender produtos financeiros a clientes de alta renda interessados em segmentos específicos. Por isso, avalie os pontos positivos do certificado.

A importância da CPA-20 faz parte da necessidade de oficializar a atuação de trabalhadores em instituições bancárias. Garantindo assim, uma maior segurança para todos os envolvidos. Assim sendo, para conseguir o certificado, escolha o melhor curso de Certificação Profissional Anbima da série 20.

Você conseguiu compreender o que é a CPA-20 e utilidade desta certificação? Vai tentar obter o certificado da Anbima? Se você ainda ficou com dúvidas, faça suas perguntas nos comentários.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *