A poupança é um dos principais investimentos do Brasil, já a renda fixa é a classe de investimentos mais procurada. Então, qual a diferença entre poupança e renda fixa?
Nos últimos meses a poupança vem rendendo muito menos do que vários outros ativos, como aqueles que são enquadrados como de renda fixa.
Com relação à segurança dos investimentos, tanto a poupança quanto diversos ativos de renda fixa possuem boa segurança e dificilmente vão dar dor de cabeça nesse quesito ao investidor.
Se você procura conhecer mais sobre a poupança e renda fixa, principalmente sobre suas diferenças, acompanhe o artigo.
Qual a diferença de poupança e renda fixa?
As diversas diferenças entre a poupança e os produtos de renda fixa. Uma das maiores diferenças fica por conta da rentabilidade.
Ao pegar como exemplo um CDB (Certificado de Depósito Bancário) que paga 100% do CDI (taxa do Certificado de Depósito Interbancário), a poupança no momento, está rendendo 6,17% mais TR (taxa referencial).
Sendo que não há opções no mercado que rendam tão pouco assim, além da própria poupança.
Enquanto a taxa de juro está em 13,75%, a poupança rende 6,17% mais TR, sendo que a inflação dos últimos 12 meses está acima dos 6%, portanto a poupança nem sequer consegue proteger o dinheiro da variação dos preços.
Outra diferença fica por conta de como a poupança é rentabilizada e os produtos de renda fixa. CDBs, LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).
Ao investir R$ 1 mil na poupança, o rendimento só vai cair na conta quando a aplicação fizer aniversário de um mês.
Ou seja, o rendimento não será diário, como ocorre com vários outros títulos de renda fixa. Assim, se o investidor permanecer 15 dias com os valores investidos e sacar os mesmos não haverá rendimentos sobre essas quantias.
Desse modo, o investidor deve ficar atento aos aniversários da conta poupança e sacar o valor na data do aniversário quando os rendimentos caírem.
Por outro lado, a poupança é isenta de imposto de renda e tem liquidez diária, a qualquer momento, o investidor pode resgatar os valores caso seja necessário.
Há também diversos produtos de renda fixa que possuem liquidez restrita ao vencimento do papel, fato que não ocorre com a poupança. A poupança possui liquidez diária e o investidor pode resgatar a qualquer momento.
Poupança é renda fixa?
Sim, a poupança é considerada um investimento de renda fixa. Como há previsibilidade no rendimento da poupança, a mesma é de renda fixa.
Vale destacar que hoje a rentabilidade da poupança é de 6,17% ao mês mais TR. Se a taxa Selic chegar aos 8,5% ao ano, então a rentabilidade da poupança muda e passa a ser de 70% do CDI mais TR.
Qual a melhor opção?
Observando diversos requisitos, como a rentabilidade, liquidez e segurança, a melhor opção de renda fixa é a letra do Tesouro Selic, ou os fundos DI simples sem taxa administrativa.
As letras do Tesouro possuem proteção do Tesouro Nacional, sendo um dos investimentos mais seguros do Brasil.
A rentabilidade é de 100% da taxa Selic e a liquidez é diária. Os fundos DI simples e sem taxa administrativa são outra opção muito interessante.
Como já está no nome, esse tipo de fundo não possui taxa administrativa e por vezes a rentabilidade pode acabar sendo superior ao do Tesouro Selic.
Vale destacar que existem vários fundos desses no mercado e os mesmos possuem valor de investimento baixo. Ou seja, a partir de R$ 1,00 de investimento, já é possível entrar em um desses fundos.
Há também o CDB com liquidez diária. Essa opção possui a mesma garantia da poupança, que é o FGC (Fundo Garantidor de Crédito), porém, hoje, há diversos bancos grandes que oferecem 100% do CDI no CDB. Assim, a rentabilidade do CDB é muito superior ao da poupança.
Qual a mais segura?
O Tesouro Selic e dos fundos DI simples com isenção de taxa administrativa surgem como as opções mais seguras de investimento.
As letras do Tesouro possuem a garantia do Tesouro Nacional, já os fundos, investem predominantemente em títulos do Tesouro, como o próprio Tesouro Selic.
Portanto, as garantias são bem similares. Considerando esses pontos, fica fácil escolher o Tesouro Selic e os fundos DI simples como as melhores opções de investimento.
Conclusão
Depois de realizar uma boa análise sobre a poupança e os demais produtos de renda fixa, qual o melhor poupança ou renda fixa?
As demais opções existentes na renda fixa são muito melhores do que a poupança. Mesmo com a boa segurança, liquidez diária e isenção de IR, a poupança possui uma rentabilidade baixa que por vezes fica abaixo da inflação.
Observando isso, as melhores alternativas estão na renda fixa, como o Tesouro Selic, CDB e os fundos DI simples.
Todos os produtos citados possuem rentabilidade no nível dos 100% do CDI e tem a retenção de IR na hora do resgate, mas ainda sim, devido a boa rentabilidade, valem a pena.
Onde investir poupança ou renda fica? Hoje existem diversas instituições que oferecem as letras do Tesouro, fundos DI, CDB e demais investimentos.
Os grandes bancos vêm trabalhando forte para conseguir oferecer uma quantidade de produtos maior, mas ainda sim, as corretoras, têm mais destaque nesse quesito.
Portanto, se você pretende investir em produtos de renda fixa e procura mais diversidade e opções, as corretoras independentes são as melhores opções.Você sabe qual a diferença entre poupança e renda fixa? Ainda não? Então deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder.
A redação do Dinheiro Vivo é formada por especialistas em finanças, empreendedorismo e diversos assuntos que encantam os nossos leitores.