Quem já está acostumado a investir em tesouro direto ou está pensando em começar a investir e passou a pesquisar sobre o assunto, com certeza já se deparou com a questão do Preço Unitário (PU), mas você já sabe o que é preço unitário de renda fixa?
No artigo de hoje iremos falar sobre esse tal PU (Preço unitário), como calcular e como acompanhar esse valor nos títulos do tesouro direto.
O que é preço unitário?
Preço unitário (PU) é o valor de uma unidade de um título público negociado dentro da plataforma do tesouro direto, a qual é dividida em duas categorias diferentes, são elas:
- Preço unitário de compra;
- Preço unitário de venda.
Tipos de PU
Como já foi falado, o preço unitário é dividido em 2 categorias, veja a seguir o que são cada uma delas:
Preço Unitário de compra: O preço unitário de compra é o valor pelo qual você pode adquirir uma unidade de algum título público no tesouro direto.
Preço Unitário de venda: O preço unitário de venda é o valor que você irá receber se realizar a venda de alguma unidade de dentro do tesouro direto que te pertença.
Como calcular preço unitário?
Para isso, usaremos como exemplo um título pré-fixado. O cálculo do preço unitário de um título público prefixado tem como base a previsão da taxa de juros nos próximos anos. Se a previsão é de alta na taxa de juros, então o preço unitário cai. Enquanto ele aumenta diante da previsão de queda da taxa de juros.
Todos os títulos prefixados do tesouro direto têm o valor de face de mil reais. Ou seja, independente do valor que for pago na unidade do título que você adquiriu, ele valerá 1.000,00 no vencimento.
Sendo assim, todo preço unitário é menor que mil reais. Quando existe a previsão de queda da taxa de juros, o valor desse título sobe, resultando em menor rendimento, quando a previsão é de alta para a taxa de juros, o PU diminui, aumentando o tamanho do rendimento daquele título público adquirido no tesouro direto.
Como acompanhar o valor unitário dos títulos?
No caso de títulos prefixados, a mudança do valor dos títulos acontece diariamente, tendo como base a previsão de futuras quedas e altas da taxa de juros. Sendo assim, não dá para saber quanto um PU valerá amanhã, porém é possível ter uma estimativa com base no histórico de curto prazo.
Quando falamos de Tesouro IPCA, eles têm o seu valor alterado pela alta e queda da inflação e pelo prazo de vencimento do título, pois quanto mais longo o vencimento, maior é o rendimento daquele título.
O valor unitário dos títulos do Tesouro Selic tem seu valor alterado conforme a mudança da taxa Selic que sofre alteração no mínimo a cada 45 dias, conforme resultado das reuniões do Copom.
Conclusão
O preço unitário, que é o valor pelo qual uma unidade de um título público pré-fixado é vendida ou comprada, sofre variações diárias com base nas previsões da taxa de juros dos próximos anos e é possível ter uma noção do valor de amanhã olhando para o histórico de curto prazo.
Saber como funciona o preço unitário das unidades do tesouro direto afeta diretamente na possibilidade de maiores ganhos e maior rentabilidade.
Esperamos que tenha sido possível entender as questões que abordam esse tema, mas caso ainda haja dúvidas, deixe nos comentários e será um prazer ajudar.
A redação do Dinheiro Vivo é formada por especialistas em finanças, empreendedorismo e diversos assuntos que encantam os nossos leitores.