O Fiagro (Fundos de investimento do Agronegócio) é uma modalidade de investimentos recente no mercado, a qual surgiu no ano de 2021 e tem atraído uma boa quantidade de pessoas, mas será que vale a pena investir em Fiagro?
Se você está se perguntando isso, então confira este artigo, pois nele vamos falar um pouco sobre o Fiagro, tendo como foco o Fiagro da Suno Asset, também conhecido como SNAG11. Confira!
Afinal, o que é um Fiagro?
Como já foi dito, o Fiagro (Fundos de investimento do Agronegócio) é um fundo de investimento que investe nas cadeias produtivas do Agronegócio. Ele é um investimento bem parecido com os investimentos de fundo imobiliário, mas que está relacionado ao Agronegócio e agropecuária.
Dentro do Fiagro, nós encontramos o SNAG11, o qual foi o primeiro Fiagro híbrido do Brasil, pois com ele o investidor investe tanto em títulos de dívida do Agronegócio, como em imóveis rurais.
Abaixo, veremos um pouco mais sobre este investimento Fiagro, sendo o que mais cresce no Brasil e que alcançou 45 mil cotistas em apenas 10 meses após o seu lançamento em Agosto de 2022. Veja:
Vale a pena investir no SNAG11?
Como já sabemos, quem investe em SNAG11, está investindo no mercado do Agronegócio, o mercado responsável por 1/3 do PIB brasileiro.
Além disso, já sabemos que este é o investimento Agro que mais cresce no Brasil. Porém, dizemos ainda mais, o SNAG11 tem apresentado um rendimento anualizado de aproximadamente 15%.
Um outro ponto importante a considerar é que mesmo em meio a crises e tempos de alta volatilidade do mercado, o Agro se mantém relativamente instável, pois quando falamos de Agro, falamos de comida, e em qualquer tempo as pessoas precisam comer e a comida ocupa lugar de prioridade em tempos de instabilidade.
Ainda devemos lembrar que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo. Sendo assim, o SNAG11 se mostra um investimento com bons rendimentos e que pode se manter estável mesmo em tempo difíceis para o mercado financeiro.
Em quais ativos o SNAG11 investe?
Como temos visto, o SNAG11 investe em fundos do Agronegócio, como títulos de dívida e imóveis rurais.
Atualmente, os ativos presentes no SNAG são 4: Imóvel rural Sorriso (CD²), CRI Bem Brasil (CRI), Imóvel Rural Primavera (UBS¹ e CD²) e CRA Boa Safra (CRA).
Entre eles, o CRA Boa Safra é o ativo dominante na carteira, correspondendo a mais de 70% do total.
SNAG11 paga dividendos mensais?
Sim! Para aqueles que investem no Fiagro SNAG11, os rendimentos são entregues no dia 25 de cada mês. Caso no dia 25 venha ser feriado ou final de semana, então o rendimento será pago no último dia útil anterior ao dia 25.
Também vale citar que o SNAG11 anuncia o rendimento que os cotistas irão receber naquele mês, até o 7° dia útil. Sendo assim, no 7° dia útil do mês você já saberá o valor que irá receber dia 25 ou um pouco antes.
Em quais corretoras é possível adquirir o SNAG11?
Se o seu interesse no SNAG11 aumentou ao decorrer deste post e você agora quer saber por onde pode adquiri-lo, saiba que ele está disponível em todas as corretoras, como XP, Nu invest, Toro, Banco Inter, Btg Pactual, entre todas as outras.
Para isso, basta enviar uma ordem de compra via Home Broker com o código SNAG11, assim como é realizado na compra de um fundo imobiliários ou ações.
Conclusão
Em 2022, o Fiagro SNAG11 dobrou de tamanho, indo de um patrimônio de 150 milhões para 300 milhões com a perspectiva e meta de atingir o patrimônio de 1 bilhão no final de 2023.
Desta forma, notamos que as perspectivas são boas para este que é o Fiagro que mais cresce no Brasil.
Por fim, concluímos que mesmo que o SNAG11 seja um fundo de investimento relativamente recente no mercado, vale a pena investir nele, pois tem dado bons resultados e tudo indica que continuará desta maneira.
Ficou alguma dúvida sobre Fiagro ou mais especificamente sobre o SNAG11? Caso tenha ficado, deixe suas dúvidas nos comentários para que possamos ajudá-lo!
A redação do Dinheiro Vivo é formada por especialistas em finanças, empreendedorismo e diversos assuntos que encantam os nossos leitores.