Se você tem interesse em iniciar uma carreira bancária ou já está no ramo, mas pretende se certificar em busca de maiores ganhos, fique por dentro para tratarmos sobre quanto ganha um CPA-20.
Quando falamos de CPA-20, estamos falando da certificação para habilitar o profissional a realizar a venda de investimentos de alta renda. Diferente do CPA-10 que serve para trabalhar com a distribuição de investimentos com clientes do público geral, extinguindo os de alto poder aquisitivo.
Afinal, quanto ganha um CPA-20?
A certificação CPA-20 costuma garantir bons salários aos que a possuem, atraindo pessoas que já trabalham em carreira bancária, mas desejam aumentar o seu salário.
O salário inicial para quem tem a certificação CPA-20 fica em torno de R$3.000,00. Chegando em alguns casos a aproximadamente $9.000,00, dependendo da posição que o profissional certificado possua dentro da agência bancária ou de investimentos, além da variação salarial entre uma empresa e outra.
Onde trabalhar com a certificação CPA-20?
A certificação CPA-20, serve para que o profissional atue com a distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, corporate, private e investidores institucionais.
Com isto, é possível trabalhar em agências bancárias ou plataformas de atendimento online ou física, nas funções, como assistente de gerente, gerente, supervisor e outras que atendem clientes de alta renda.
Como conseguir a certificação CPA-20?
Para obter a certificação CPA-20, não é necessário realizar nenhuma graduação, assim como não é requerido nenhum pré-requisito para prestar o exame.
Para realizar a prova e conseguir a certificação, basta se inscrever pelo próprio site da ANBIMA, pagar o valor da prova, realizar o agendamento e comparecer ao local da prova no dia e hora marcados para a realização.
A prova é composta por 60 questões distribuídas em 7 módulos. O número de acertos para aprovação é de 70% das questões, com um tempo de 2 horas e 30 minutos para completá-la. Para aumentar a possibilidade de aprovação, é recomendado estudar os 7 módulos da prova, realizar simulados e cursos preparatórios.
Quanto aos temas da prova, são estes:
- Sistema Financeiro Nacional e Participantes;
- Compliance legal, ética e Análise do perfil do investidor ;
- Princípios Básicos de Economia e Finanças ;
- Instrumentos de Renda Variável, Derivativos e Renda Fixa;
- Fundos de Investimentos;
- Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL;
- Mensuração e Gestão de Performance e Risco.
Vale a pena trabalhar com CPA-20
Diga-me você mesmo, será que vale a pena realizar uma certificação que te dará um salário inicial em torno de 3 mil reais, podendo chegar em torno de 9 mil, sem precisar de nenhuma graduação?
Eu acho que sim! E você? Se você também acha, não deixe de dar uma olhada em nosso guia com os melhores cursos preparatórios para o CPA-20 Online. Lá você irá encontrar nossas recomendações de cursos, além de outras dicas para quem deseja obter a certificação CPA-20.
Conclusão
A certificação CPA-20 é muito parecida com a CPA-10, porém, o seu diferencial está nos clientes que ela te permite atender, sendo esta diferenciação os clientes de alta renda.
Com esta mudança de clientes, o seu salário também aumenta, ficando em torno de 3 a 9 mil reais, dependendo do cargo e empresa onde você irá trabalhar.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o salário de quem tem cpa20, deixe nos comentários para que possamos ajudá-lo a esclarecer todas as dúvidas!
A redação do Dinheiro Vivo é formada por especialistas em finanças, empreendedorismo e diversos assuntos que encantam os nossos leitores.