O serviço de despachante é amplamente conhecido pelos brasileiros. Para evitar a burocracia, basta contratar o serviço de um bom despachante. Então será que dok despachante é confiável?
O Dok Despachante é uma empresa que presta o serviço de despachante. Diferente da imensa maioria dos despachantes, o Dok é totalmente online, portanto o serviço pode ser contratado por qualquer um, em qualquer lugar.
Mas será que o Dok Despachante consegue entregar resultado dessa forma, há muitos serviços que dependem de instituições regionais, como os municípios e os estados. Nesse artigo vamos conhecer mais sobre o Dok Despachante.
Conteúdo
Sobre o Dok Despachante
O Dok Despachante foi criado em 2006 no interior do estado de São Paulo. A empreendedora Beth Pontes deu início aos negócios da empresa, sendo que em 2011, o filho de Beth, Gregory criou uma plataforma para consulta online de registro de veículos.
A partir de 2014, o Dok Despachante se consolida no atendimento online. Em 2016, a empresa se torna a primeira a oferecer os serviços de despachante para todo o estado de São Paulo.
No ano de 2017 a firma começou a oferecer a opção de pagar utilizando o boleto mais o cartão de crédito.
Já em 2018 houve mais implementações relacionadas às formas de pagamento, a empresa começou a oferecer a possibilidade de utilizar até seis cartões de crédito para realizar os pagamentos de débitos.
O Dok Despachante é uma empresa que vem atuando em uma área muito interessante e que tem muito a colaborar com o cliente.
Existem inúmeros serviços essenciais, onde os usuários precisam de ajuda. O Dok Despachante está aí para preencher essa lacuna e facilitar a vida dos usuários.
Com certeza, a praticidade é uma das vantagens da empresa. Mas existem mais pontos fortes relacionados o Dok Despachante, entre eles:
Serviço de despachante online;
- Dok Despachante cobre todo o estado de São Paulo;
- Há diversos serviços que o Dok Despachante cobre, como transferencia, licenciamento, primeiro emplacamento, desbloqueio de sinistro entre outros;
- Várias formas de atendimento, a empresa utiliza o Whatsapp, telefone, Messenger, e-mail, chat entre outras formas.
- Infelizmente nem tudo são maravilhas. Com uma atuação um tanto quanto concentrada em São Paulo, o Dok Despachante não possui abrangência nacional.
Ou seja, uma das grandes desvantagens do serviço é que ele não pode ser acessado por todos os brasileiros, somente por aqueles que estão em São Paulo ou tem negócios no estado. Mas há outras desvantagens, como:
- Área de atuação difícil e extremamente burocrática;
- Dok Despachante pode perder espaço no mercado, caso não consiga se expandir;
- Serviços oferecidos limitados não cobrem todos aqueles que os despachantes normalmente fazem.
- Há despachantes imobiliários que oferecem diversos serviços, como dar entrada no registro do imóvel, escritura, emissão de guias, entre outras coisas.
A princípio, o Dok Despachante não cobre esse tipo de serviço, ficando mais focado em serviços veiculares, como a transferência, emplacamento, seguro entre outros da área.
Prós | Contras |
Bom atendimento ao cliente | Só no estado de São Paulo |
Varios tipos de serviços | |
Como saber se o Dok Despachante é confiável?
Para conseguir determinar se uma empresa é confiável ou não, o usuário precisa fazer uma boa pesquisa na internet.
Dentre os sites onde o usuário pode buscar mais informações, nós temos os blogs, o próprio Google (por meio de pesquisas), sites especializados e o Reclame Aqui.
Na página do Reclame Aqui, o Dok Despachante possui nota de 7,8 nos últimos seis meses e nota 7 no geral.
Há 591 reclamações no total, contra 446 reclamações respondidas. Os números são bons, mas poderiam ser melhores.
Ainda mais quando não há uma quantidade tão grande de reclamações. Na tentativa de encontrar concorrentes do Dok Despachante, encontramos o site Despachante online.
Essa empresa possui nota 6,4 no Reclame Aqui, havendo 64 reclamações e 63 reclamações respondidas. Com certeza, ao analisar as duas empresas, o Dok Despachante está melhor.
Opções de serviços
Como já foi mencionado, boa parte dos serviços que o Dok Despachante presta, são referentes a veículos. Portanto, dentre os serviços oferecidos pela plataforma, existem os seguintes:
- Licenciamento Online;
- Transferência;
- Isenção de IPVA PCD;
- Primeiro emplacamento;
- Legalização carro rebaixado;
- Segunda via CRV;
- Regularização de motor;
- Registro ANTT;
- Blindagem de veículos;
- Seguro de veículo;
- Desbloqueio de sinistro;
- Empréstimo com Garantia de Veículo;
Formas de pagamento
Quando a pessoa opta por fazer o licenciamento, pagamento do IPVA, emplacamento e demais serviços por conta própria, os valores que são cobrados, normalmente são à vista, em opção de parcelamento.
Mas, através do Dok Despachante, a pessoa tem como parcelar os valores. Atualmente a plataforma tem opções de parcelamento no cartão de crédito em até 12 vezes.
É claro que o valor cobrado pela empresa vai ser superior às quantias que seriam pagas à vista e caso o usuário fizesse tudo por conta.
Mas esse é o preço da comodidade e do benefício de parcelar os valores sem se preocupar.
Funcionalidades
A grande funcionalidade da plataforma está na praticidade. Sem o despachante, a pessoa terá que fazer todo o processo de pagamento do IPVA, licenciamento, emplacamento, transferência e demais, de forma manual.
Ou seja, vai precisar se deslocar até o Detran, imprimir guias, fazer cadastros e etc. Com o despachante, boa parte desses serviços são resolvidos pelo próprio despachante, assim o usuário só vai se encarregar de pagar os valores e de pagar o despachante pelo serviço.
Com o Dok Despachante, o usuário terá todas as funcionalidades do despachante através da internet, sem precisar se deslocar até o despachante.
Sem falar que a plataforma ainda oferece várias opções de atendimento, assim, o usuário, quando precisar, poderá fazer contato de diversas formas.
Perguntas frequentes
A princípio o nome Dok Despachante não tem um significado em si, por exemplo, a palavra “Dok” não é uma abreviação, mas sim o nome da empresa por si só.
O Dok Despachante é reconhecida como a maior despachante online do Brasil, porém, a mesma só atua no estado de São Paulo.
Qualquer usuário pode contratar os serviços do Dok Despachante, porém, os serviços são executados somente atendendo o público do estado de São Paulo.
Olhando no site da firma, fica claro que o Dok Despachante vem trabalhando para expandir a área de atuação, mas, como cada estado possui suas burocracias, é bem provável que uma expansão relevante demore em ocorrer.
O licenciamento de um veículo feito através de um despachante pode sair até cinco vezes mais, em comparação ao licenciamento feito diretamente pelo usuário junto ao Detran.
Querendo ou não, o despachante terá alguns serviços para serem feitos e tudo isso acaba demandando tempo e conhecimento.
Por outro lado, quando a pessoa tenta realizar o trabalho de fazer o próprio licenciamento, é possível que na próxima vez, as coisas se tornem mais “automáticas” e práticas.
Quais os documentos para regularizar um carro?
Para regularizar a aquisição de um veículo zero, a pessoa precisa emitir os seguintes documentos:
- Certificado de Registro do Veículo (CRV),
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)
- Para conseguir a emissão desses documentos, a pessoa deverá ir até uma unidade do Detran com os seguintes documentos:
- RG e CPF (original e cópia);
- Comprovante de endereço (original e cópia, de no máximo três meses antes);
- Cópia da nota fiscal do fabricante;
- Nota fiscal original da revenda, emitida pela concessionária ou pelo fabricante;
- Decalque do chassi;
- Formulário do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), disponível nos sites dos Detrans de cada Estado;
- Comprovantes de pagamento do primeiro registro e do emplacamento.
Apresentando esses documentos no Detran, o usuário terá que pagar o IPVA e o DPVAT. Com tudo pago, será gerado um número da placa e assim o usuário terá como fazer o emplacamento físico do veículo.
Já a regularização do veículo usado, ocorre com a apresentação dos seguintes documentos:
- CRV preenchido e assinado pelo antigo proprietário, com firma reconhecida em cartório;
- CRLV do veículo (original e cópia);
- RG e CPF do novo proprietário (original e cópia);
- Comprovante de endereço do comprador (original e cópia, de no máximo três meses antes);
- Duas vias do formulário do Renavam, disponível nos sites dos Detrans de cada Estado;
- Dois decalques do chassi;
- Comprovante de pagamento da taxa de emissão da nova CRV e dos demais débitos, caso existam.
Munido de todos esses documentos, será possível fazer a transferência do veículo.
Conclusão: Dok Despachante é confiável ou não?
O Dok despachante é confiável. Para as pessoas que não querem perder tempo com atos burocráticos, como:
- Fazer o licenciamento do veículo;
- Realizar a transferência;
- Levantar a documentação para fazer blindagem;
- Seguro veículo;
- Entre outras burocracias, o Dok Despachante vai poder lhe ajudar bastante. O problema fica por conta das pessoas que não residem e não possuem negócios no estado de São Paulo.
Infelizmente o Dok Despachante só atua no estado de São Paulo. Você concorda que o Dok Despachante é confiável? Não? Ainda tem dúvidas? Então deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder.
Oliver é formado em Ciências Contábeis e atua no mercado como Analista Contábil. Além de ser investidor desde 2010, produz conteúdo sobre finanças desde 2014.