CPA-10: O Que É, Para Que Serve e Como Tirar Essa Certificação?

Trabalhar no mercado financeiro requer responsabilidade. Afinal de contas, cuidar do dinheiro de outras pessoas é uma atividade complicada. Que nem sempre traz consequências positivas. Por isso, há a necessidade de certificações específicas para a atuação na área. Uma delas equivale a CPA-10.

Tanto as instituições financeiras como os seus clientes precisam confiar nos profissionais responsáveis por operações monetárias. Porque, infelizmente, existem muitas pessoas com más intenções. Os golpistas costumam acompanhar as novas tecnologias. E as organizações regulamentadoras impõem regras para barrá-los.

CPA-10: O Que É, Para Que Serve e Como Tirar Essa Certificação?

Neste artigo, vamos explicar o que é a CPA-10, sua utilidade e como obtê-la. A certificação pode impulsionar a sua carreira ou incentivar você a entrar no ramo financeiro. Já pensou em investir em uma qualificação profissional deste tipo?

O que é CPA-10?

A sigla se refere a Certificação Profissional Anbima da série 10. O documento se destina a profissionais interessados no mercado financeiro. Sendo que, a instituição responsável pela emissão do certificado é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

As certificações ofertadas pela Anbima possuem diferentes níveis. Entre eles, se encontra a série 10. Que funciona como uma licença para que você pratique vendas de produtos financeiros. Aliás, o processo para adquirir a CPA-10 acontece totalmente online. Desde o cadastro para a prova até a emissão da certificação.

O exame exige o conhecimento de temas específicos. Além disso, o certificado contém uma validade. A vigência varia entre 3 e 5 anos e pode ser renovada. A Anbima registra os nomes dos aprovados em seu sistema. E os divulga em seu site. Desta maneira, a Certificação Profissional pode ser consultada por qualquer interessado.

Outros certificados profissionais semelhantes são a Certificação Profissional Anbima da série 20 (CPA-20) e a Certificação de Gestores Anbima (CGA). Pelos títulos, já dá para saber que ambos também são emitidos pelo mesmo órgão emissor da CPA-10.

Para que serve a CPA-10?

Para que serve a CPA-10?

A CPA-10 serve como um comprovante de conhecimento sobre o mercado financeiro. Através dela, você se mostra qualificado para trabalhar na área. Até porque, a certificação é obrigatória para desempenhar a função de vendedor de produtos de investimentos. Logo, a Anbima aborda o documento como indispensável.

A título de comparação, a CPA-10 desempenha o mesmo papel que o registro na Delegacia Regional de Trabalho (DRT) para a atividade de radialista. O principal objetivo da obrigatoriedade consiste em validar a competência dos trabalhadores atuantes no setor financeiro. E, ao mesmo tempo, dar credibilidade às empresas que trabalham com aplicações monetárias. Sendo elas, bancos e corretoras de valores, por exemplo.

Para conseguir a CPA-10 você não precisa ter experiência nem formação acadêmica na área. Aliás, esta circunstância ajuda na “popularidade” da Certificação Profissional Anbima da série 10. Por isso, muitas pessoas entendem a praticidade para conseguir a qualificação como uma oportunidade válida. E você acha que seria uma capacitação interessante no seu currículo?

O que é a Anbima?

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais atua como um portal de transparência do mercado financeiro. Entre as funções da instituição estão: informar dados do segmento, representar organizações associadas, negociar com o governo e o setor privado, e oferecer capacitações profissionais. 

Cabe a Anbima firmar regras criadas pelo mercado, para o mercado e em favor dele. A equipe técnica da organização tem como responsabilidade a fiscalização e a atuação educativa. E as regulamentações fazem parte dos Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas. Além disso, a Anbima coordena pesquisas a respeito do mercado financeiro. 

Os resultados são difundidos entre as entidades interessadas. E servem como métricas de desempenho e ferramentas de análise da realidade econômica brasileira. Inclusive, muitos dados podem ser acessados no site oficial da organização. O endereço eletrônico é o principal meio para saber mais sobre a Anbima.

Como funciona o certificado CPA-10?

Como funciona o certificado CPA-10?

A CPA-10 funciona como uma licença trabalhista. A habilitação libera a ocupação de indivíduos na distribuição de produtos financeiros. Como os fundos de investimentos. Um dos diferenciais da CPA-10 entre as demais certificações envolve a forma como você negocia com os seus clientes. 

Visto que, na série 10, o profissional negocia diretamente com o investidor. Atuando como um representante de uma instituição financeira. Por isso, as empresas têm interesse no certificado. Uma vez que, o vendedor carrega o nome da organização e pode manchar a imagem da organização. Isso influencia a credibilidade da firma entre os concorrentes e os clientes.

Além disso, a Anbima acompanha se os profissionais e os contratantes estão regularizados. Isto acontece através da supervisão da existência e da validade da CPA-10. Como o órgão é o próprio emissor da Certificação Profissional, consegue identificar fraudes e trapaças. Portanto, o certificado dispõe de uma séria validação e fiscalização.

Janela de oportunidade com a CPA-10

Se você gosta de economia, a CPA-10 pode ser um “pontapé” inicial para uma nova carreira. Nos dias atuais, há plataformas de atendimento online, que possibilitam que você trabalhe de modo remoto. Inclusive, a modalidade de home office está ganhando espaço na esfera de trabalhos formais. Já pensou em ganhar dinheiro mexendo com investimentos e sem sair de casa?

Apesar da concorrência, você encontrará um público consumidor amplo. Isto pode ser observado nos dados obtidos na quarta edição do “Raio X do Investidor Brasileiro”. Uma pesquisa desenvolvida pela parceria entre a Anbima e o Datafolha. O relatório mostra que, dentre os brasileiros que investiram em 2020, 53% deles colocaram o dinheiro em produtos financeiros.

Em outras palavras, tanto a oferta como a demanda do mercado financeiro são altas. E a movimentação do mercado financeiro brasileiro comporta novos trabalhadores. Um deles pode ser você! A seguir vamos explicar mais sobre o perfil dos profissionais que procuram a habilitação pela Certificação Profissional Anbima da série 10. Veja se você faz parte dele.

Quem precisa do CPA-10?

Quem precisa do CPA-10?

A CPA-10 se destina aos profissionais que trabalham com a distribuição de produtos financeiros. Atuantes em instituições financeiras como bancos, gestoras, administradoras e corretoras de valores. No caso destes trabalhadores, a certificação se trata de um item fundamental e necessário para a operação de suas funções. Uma exigência do Banco Central.

Os novatos também podem estudar para conseguir a Certificação Profissional Anbima da série 10. Os principais cargos ocupados pelos profissionais com a CPA-10 têm conotação comercial. Atendente, agente, assistente e caixa bancário são alguns exemplos. Sendo que, a licença corresponde a um diferencial, um adicional em outros casos. Como para as ocupações do setor econômico que não a solicitam como uma obrigatoriedade.

A procura pela CPA-10 é alta. Dada à importância e utilidade da certificação no mercado profissional. Atualmente, além da Anbima, outras instituições educacionais contêm cursos específicos para o certificado. Sendo assim, você também pode ganhar dinheiro dando aula sobre os conteúdos da prova.

Perfil dos habilitados pela CPA-10

De acordo com dados da Anbima, a CPA-10 teve o gênero feminino como o mais habilitado nos últimos 4 anos. A predominância das mulheres foi de 52% do público. Sendo que, a certificação da série 10 existe desde 2003 e o volume de exames aplicados vem crescendo desde 2016

Além disso, a faixa etária dos candidatos aprovados conta com uma margem de 20 anos. Visto que, a maior parte dos candidatos validados no exame possui a idade entre 26 e 45 anos. Outro dado interessante se trata da quantidade de certificações emitidas até 2018. O número foi de 240.431 certificados.

Persistência é um dos requisitos para a aprovação na Certificação Profissional Anbima da série 10. Já que a taxa de reprovação no exame gira em torno de aproximadamente 48%. Ou seja, praticamente, metade dos inscritos não passa no teste. O lado bom está na possibilidade de refazer a prova da CPA-10. 

Como tirar o certificado CPA-10?

Como tirar o certificado CPA-10?

Para conseguir a CPA-10 é preciso realizar uma prova oficial. Para isso, o primeiro passo se trata da inscrição. Não há a exigência de nenhum pré-requisito de formação acadêmica ou vínculo profissional com uma instituição financeira. Você realiza um cadastro no site da Anbima e paga uma taxa

O exame custa R$250 para os profissionais que trabalham em empresas associadas à Anbima. Para os demais, como os iniciantes no mercado financeiro, a taxa é de R$300. Os valores foram reduzidos em comemoração aos 20 anos da instituição. Desde junho de 2022, as inscrições para todas as modalidades de certificação da Anbima tiveram um reajuste. 

Além disso, recentemente, a organização ampliou as formas de pagamento da taxa. Você pode escolher pagar o valor através do cartão de crédito (à vista ou parcelado), boleto ou PIX. Depois desta etapa, você segue para o agendamento da prova. Normalmente, há uma variedade de datas disponíveis no calendário da Anbima. O agendamento pode ser feito em até 6 meses após a confirmação do pagamento. 

A prova da certificação

Se atente ao prazo! Assim, o próximo e principal passo consiste na realização do exame para tirar a CPA-10. Assim como a inscrição, a prova acontece pela internet. O teste conta com 50 questões de múltipla escolha. Cada questão com 4 alternativas. Sendo que, as respostas devem ser enviadas dentro de 2 horas

Então, passado este tempo de duração ou concluído o exame, o resultado fica pronto imediatamente. Para você ser aprovado, é necessário obter no mínimo 70% de acertos. E a média de aprovações da CPA-10 foi de 55% até 2018. Entretanto, caso você não consiga passar de primeiro, pode realizar a prova outra vez. Mediante o pagamento de uma nova inscrição e o agendamento de uma data. 

O resultado instantâneo garante a agilidade de validação da Certificação Profissional. Estude bastante e escolha o melhor curso de CPA-10 para conseguir ser aprovado. As perguntas da prova são dividas entre 7 módulos, cada um correspondente a um tema:

  • Sistema Financeiro Nacional (SFN) e Participantes do Mercado – peso de 5% até 10%;
  • Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor – peso de 10% até 15%;
  • Conceitos Básicos de Economia e Finanças – peso de 10% até 15%;
  • Princípios Básicos de Investimento – peso de 10% até 20%;
  • Fundos de Investimentos – peso de 20% até 30%;
  • Previdência Complementar Aberta (PGBL e VGBL) – peso de 5% até 10%;
  • Instrumentos de Renda Fixa e Renda Variável – peso de 15% até 25%.

Atualização da CPA-10

A Certificação Profissional Anbima da série 10 tem uma validade. O certificado possui a validação de 5 anos para os profissionais pertencentes a empresas associadas a Anbima. Por outro lado, o documento dos demais públicos dura menos, somente 3 anos. 

Os habilitados podem renovar a CPA-10 realizando uma nova prova. Neste caso, o valor da taxa de inscrição é menor. Atualmente, a Anbima cobra R$200 para os filiados e R$240 para o restante dos interessados na renovação. Então, fique atento para atualizar sua CPA-10 antes da certificação expirar! 

Por medidas de segurança e fiscalização, é importante estar com a licença em dia. Até 2018, o número acumulado de atualizações do certificado foi de mais de 230 mil. Assim sendo, manter a CPA-10 significar continuar competitivo e qualificado no mercado financeiro.

Conclusão

A CPA-10 é um documento oficial e obrigatório para algumas ocupações do mercado de trabalho. O certificado serve para liberar os trabalhadores a vender produtos financeiros. E tem atraído muitas pessoas interessadas na atuação dentro deste segmento.

Assim, a qualificação dos profissionais está expressa na Certificação Profissional da Anbima da série 10. Sendo que, a emissão do certificado acontece através da aprovação em uma prova de múltipla escolha, com conteúdos específicos do mercado financeiro. E a CPA-10 deve ser renovada a cada 3 ou 5 anos.

Para você que possui interesse na certificação, vale a pena investir em um bom curso. Visto que, aproximadamente, metade dos candidatos não consegue a aprovação. Esperamos que este artigo te ajude a entender o que é a CPA-10. Se tiver dúvidas, deixe um comentário aqui embaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *