Você sabe o que são contas offshore? Talvez você já tenha ouvido falar que existem formas simples de abrir uma conta bancária no exterior. É exatamente sobre isso que trataremos aqui.
Na verdade, muita gente associa as contas offshore às práticas ilegais de remessa de dinheiro para o exterior. Na verdade, você verá que por meio das contas offshore você pode diversificar seus investimentos e blindar seu patrimônio de crises.
Quer saber como? Venha comigo!
O que é uma conta offshore?
Uma conta offshore é uma conta bancária aberta por um estrangeiro em outro país. Ela dá a oportunidade que o usuário faça e receba pagamentos, retenha dinheiro e crie contas de poupança e investimento em várias moedas.
Se você mora no Brasil e abrir uma conta nos EUA ou na Suíça, isso pode ser considerado uma conta offshore.
Até pouco tempo atrás, havia apenas um pequeno número de países que ofereciam serviços bancários offshore. Atualmente, pode-se abrir uma conta bancária offshore em quase qualquer lugar do mundo.
De certa forma, as contas offshore podem tornar mais simples o gerenciamento de compromissos financeiros em vários países e regiões. Principalmente para quem investe no exterior e ainda realiza gastos fora do país, a conta offshore é uma opção interessante.
Também, este tipo de conta é procurada por empresas que têm negócios no exterior. Em muitos países existem vantagens fiscais que podem ajudar a reduzir os custos operacionais dessas empresas.
Resumindo: a conta offshore possibilita que o usuário faça pagamentos e ao mesmo tempo, realize transferências internacionais regulares e com certos benefícios fiscais. De forma geral, este tipo de conta é uma forma fácil de investir e administrar dinheiro no exterior.
Como funciona uma conta offshore?
A operação em conta offshore oferece uma série de benefícios que não podem ser encontrados no sistema bancário local. Por meio dela, é possível diversificar seus ativos em diferentes canais, países, contas e moedas.
Vamos simplificar: a conta offshore funciona basicamente como uma conta bancária normal, mas em um país diferente. Simples assim! A grande diferença é que o capital do usuário brasileiro está protegido da inflação e dos riscos de uma economia mais frágil como a do Brasil.
O outro aspecto da conta offshore é a proteção cambial. Isso significa que existe menor risco de desvalorização da moeda, além de reduzir suas chances de quebrar quando a economia brasileira estiver em “maus lençóis”.
Embora seja possível ter uma conta offshore como pessoa física, geralmente é recomendável abrir uma empresa e, posteriormente, abrir usar esta conta corporativa para criar sua conta offshore. Existe um mundo de vantagens em possuir uma “conta lá fora” como pessoa jurídica.
Em outras palavras, uma abertura de conta como pessoa física você certamente precisará de uma grande quantidade de documentação, referências, bem como de um depósito inicial maior do que em conta corporativa. Assim fica fácil perceber que não vale a pena!
Por outro lado, com empresas, será mais fácil. Você sabe por quê? As menores taxas e impostos em certos países são convidativas para a utilização de contas offshore. Principalmente quando comparamos a realidade brasileira com outros países que possuem cargas tributárias mais leves.
Em muitos contextos econômicos, como em Cingapura e Suíça, as empresas podem conseguir taxas reduzidas de impostos que realmente fazem a diferença.
Também, ao possuir uma conta offshore como pessoa jurídica, é possível ter maior acesso a certas opções de investimento que não estariam tão facilmente disponíveis como pessoa física.
Ou seja, além de pagar menos impostos, a conta offshore de uma empresa pode ter acesso a produtos de investimento que pessoas físicas não têm acesso.
Em resumo, o benefício de criar uma conta offshore fica comprometido pela burocracia quando o assunto é conta de pessoa física. Sendo bastante taxativo, posso afirmar que simplesmente não vale a pena!
Por fim, a atividade bancária em países que facilitam a abertura de conta offshore reduz seu risco como investidor ou empreendedor. Ao mesmo tempo, com uma “conta lá fora” você possui maior liberdade financeira, flexibilidade em lidar com seu patrimônio, proteção de ativos e incentivos fiscais.
Quando utilizar uma conta offshore?
Uma excelente opção para usar uma conta offshore é se você já está morando e ou trabalhando no exterior.
Muitos vivem fora do Brasil por um tempo antes de voltar para sua terra natal. Assim compensa muito ter uma conta offshore e aproveitar os benefícios de investir e possuir dinheiro no exterior.
Se você trabalha em alguma empresa e possui necessidade de viajar para fora constantemente, ter uma conta offshore também é uma opção para movimentar seu dinheiro fora do Brasil.
Da mesma forma, empresas que atuam no setor de importação de produtos precisam de uma conta offshore para movimentar dinheiro, comprar mercadorias e fazer qualquer tipo de pagamentos.
Uma conta bancária comum neste contexto de operações e remessas para o exterior ficaria inviável. Certamente as taxas e impostos diminuem muito a margem. Ou seja, a conta offshore é quase uma obrigação!
Tem mais. Se você se enquadra em algum dos requisitos abaixo, você também terá vantagens em possuir uma conta offshore:
- Faz viagens frequentes entre países – principalmente para negócios
- Se você recebe em moeda estrangeira – por exemplo, por trabalho freelance
- Caso possua ativos no exterior – por exemplo, investimentos ou propriedades
- Tem familiares no exterior que você sustenta financeiramente – por exemplo, taxas escolares de uma criança
Também, para quem investe em ativos fora do Brasil e pretende utilizar os ganhos para movimentar recursos “lá fora”, a conta offshore é uma opção viável.
Por fim, é possível utilizar desta modalidade de conta para criar uma reserva de valor em outras moedas. Como o real brasileiro costuma ser mais desvalorizado, a diversificação cambial é uma forma eficiente de proteção de patrimônio.
As contas offshore são ilegais?
Definitivamente, não! Contas offshore são, como afirmei anteriormente, contas bancárias abertas por estrangeiros em outros países. A grande questão é que muitas pessoas abrem contas em outras nações para praticar ilegalidades.
Porém, o erro não está no sistema, mas sim em quem utiliza dele para cometer crimes. Alguns países agem como verdadeiros paraísos fiscais, oferecendo oportunidades de abertura de conta e movimentação financeira com cobrança mínima de taxas e impostos.
Por isso, alguns mal intencionados fazem remessas de “dinheiro sujo” para tentar se dar bem no exterior, por meio de empresas fantasmas ou uso de atividade ilícita com remessas para o exterior.
No geral, as contas offshore possuem sigilo de suas operações. Então, empresas e pessoas físicas que não querem ter sua movimentação financeira rastreadas preferem esta modalidade de conta.
Ou seja, é perceptível que o problema não está na conta em si, mas nas intenções dos seus usuários.
Outra opção utilizada é o uso de contas offshore para pagar menos impostos em seu país de origem. Mesmo assim, isso não é ilegal. O sistema financeiro dá margem para que isso seja feito.
Quais são as vantagens de possuir uma conta offshore?
Existem muitos ativos fora do país que necessitam de contas offshore para serem investidos. São oportunidades muito mais rentáveis que as opções que possuímos aqui, no Brasil.
Inclusive, existem contas offshore de investimentos, que abrem um cenário completo de operação no mercado em diversas partes do mundo.
A expansão dos investimentos em diferentes países e moedas globais permite que você atue nos mercados globais, tirando proveito de mercados difíceis de serem acessados por aqui.
Além disso, a economia brasileira sempre enfrenta ciclos de alta inflação e recessão econômica. Os ruídos políticos em diversas ocasiões também desestabilizam o ambiente de investimentos, trazendo insegurança e volatilidade.
Por isso, ter investimento fora por meio de conta offshore diversifica seu risco.
Distribuir seus ativos, na verdade, te libera da dependência do mercado interno e cria maior estabilidade financeira futura.
Há muita incerteza política e econômica no mundo, principalmente na América Latina. A qualquer momento, economias inteiras podem ser apreendidas, contas bancárias podem ser congeladas e outros problemas. Não ache que esses problemas não existem, pois o risco Brasil é real.
Vivendo em um ambiente de alto risco e instabilidade, é razoável que se queira ter recursos fora do Brasil como diversificação e proteção.
Por isso, abrir uma conta offshore pode contribuir com sua liberdade, sendo independente da economia do seu país.
Como citei aqui, diversificar seus ativos é uma etapa importante para garantir a segurança financeira.
Em outras palavras, se você tem todos os seus ativos em uma cesta, basta uma crise aguda para prejudicar todo seu patrimônio. Investir no exterior por meio de uma conta offshore pode te salvar!
Quando falamos em diversificação de patrimônio, também falamos em diversificação em outras moedas.
Abrindo uma conta offshore você consegue movimentar vários tipos de câmbio. Por fim, a questão do “risco Brasil” é amenizada ao manter seu investimento e patrimônio em conta offshore.
Conclusão
Agora ficou mais fácil responder o que é uma conta offshore, não é verdade? De forma bastante simples, entendemos que uma conta bancária aberta em outro país é considerada uma conta offshore.
Por meio dela, é possível diversificar seus investimentos, proteger seu capital e ainda se expor a outros tipos de moedas, certamente mais fortes que o real brasileiro. E aí, você já pensou em abrir uma conta offshore?
Comente aqui embaixo!
Gustavo é jornalista e doutor em história. Trabalha no mercado editorial com notícias sobre finanças, investimentos, tecnologia e análise política. É investidor em renda variável desde 2017 e apaixonado pelo mercado financeiro.