Sabemos que ter conhecimento da língua inglesa pode abrir diversas portas de emprego em nossa vida, mas como colocar no currículo meu conhecimento em inglês, ou como colocar no currículo que está fazendo curso de inglês?
Responder esses tipos de perguntas será o objetivo do nosso guia de hoje. Por isso, fique conosco e aprenda como fazer um bom currículo inserindo curso de inglês.
Como informar seu nível de conhecimento em inglês no currículo
No Brasil, usamos 3 níveis de inglês para descrever o conhecimento de uma pessoa no idioma: Básico, intermediário, Avançado. No método internacional esses níveis têm subdivisões, podendo chegar até 6 níveis diferentes.
Se a empresa para onde você enviar o seu currículo for nacional, você pode muito bem usar o método brasileiro (básico, intermediário, avançado).
Se você já realizou algum teste internacional, como o TOEFL ou IELTS. Então poderá informar o resultado de tais testes como o seu nível de inglês, mesmo que seja de divisões diferentes das que fazemos aqui no Brasil.
Como avaliar o seu nível de inglês antes de colocar no currículo?
Como foi dito anteriormente, você pode utilizar o resultado de testes feitos, mas se você nunca fez teste algum, pode utilizar essa tabela para saber em qual nível está:
Básico: Sabe as questões introdutórias do idioma.
Intermediário: Consegue realizar diálogos simples no idioma.
Avançado: Domina o idioma tanto na escrita, quanto na fala.
Caso deseje algo mais detalhado e específico, poderá utilizar o método internacional:
A1: Tem a capacidade de compreender e usar expressões e enunciados simples que tem como objetivo satisfazer uma necessidade imediata.
A2: Tem a capacidade de entender frases isoladas e expressões de uso frequente que tenham relação com assuntos de imediata prioridade.
B1: Tem a capacidade de entender os pontos importantes quando o idioma é usado de forma clara, tratando-se de aspectos familiares em diversos contextos, como escola, trabalho e etc.
B2: Consegue compreender o conteúdo importante em assuntos concretos ou abstratos em texto complexo, como discussão técnica de sua especialidade.
C1: Consegue compreender diversos textos longos e complexos, além de ter capacidade de detectar significações implícitas.
C2: Consegue compreender praticamente tudo que ouve e lê sem esforço algum.
Deve-se informar nível básico, obtido durante a escola ou em pouco tempo de curso?
O nível básico de inglês ou o conhecimento adquirido em período escolar não costumam ter valor profissional. Porém, se você tem nível básico em inglês, mas continua cursando e aprendendo, então poderá colocá-lo no seu currículo da maneira que será dita no próximo tópico.
Como mencionar seu nível em andamento no currículo?
Caso você ainda não tenha terminado seu curso de inglês, então não poderá colocá-lo na área de formações ou certificações do seu currículo, pois ainda não tem o diploma de tal curso.
Neste caso, você deverá mencionar seu conhecimento do idioma inglês na área de habilidades de seu currículo. Adicionando o nível no qual você se encontra atualmente e informando que está em andamento, exemplos:
Inglês – básico (em andamento)
Inglês – intermediário (em curso)
Conclusão
Caso você tenha feito algum certificado internacional de inglês, basta informar o seu nível contido em tal certificado no currículo.
Caso não tenha, então analise o seu nível de inglês segundo as tabelas contidas neste guia e descreva qual o seu nível no currículo. Caso esteja cursando algum curso, lembre-se de informar no currículo.
Terminamos por aqui o guia de como inserir no currículo curso de inglês. Esperamos tê-lo ajudado nessa questão. Caso ainda tenha alguma dúvida, pedimos que deixe nos comentários.
A redação do Dinheiro Vivo é formada por especialistas em finanças, empreendedorismo e diversos assuntos que encantam os nossos leitores.