Quando se inicia a busca de uma carreira profissional no mercado financeiro, algumas coisas passam a ser obrigatórias, como é o caso da certificação CPA-20 dependendo da sua área de atuação no mercado. Portanto, hoje vamos descobrir o que é certificação CPA-20 e para que ela serve.
Quero desde já, informar que aqueles que adquirem o certificado CPA-20, estão automaticamente autorizados a exercer as atividades liberadas pelo certificado CPA-10
Não deixe de realizar esta leitura até o final se você deseja conhecer mais sobre a certificação ANBIMA CPA-20
Afinal, o que é a certificação CPA-20?
A certificação CPA-20 é o reconhecimento por parte da ANBIMA, que tal pessoa está apta para trabalhar na distribuição de investimentos de alto nível financeiro, seja em bancos, agências ou corretoras.
Além dos benefícios da própria certificação, ela também garante que o profissional certificado se beneficie das funções pertencentes àqueles que contam com a certificação CPA-10.
Para conhecer mais sobre a Certificação CPA-20, confira os tópicos a seguir:
Para que serve a certificação CPA-20?
A serventia da certificação CPA-20, têm como foco, habilitar pessoas para trabalharem no mercado financeiro com a venda de produtos de investimentos para clientes exclusivos, integrantes dos segmentos de alta renda e outros de alto poder aquisitivo.
Permitindo o trabalho com clientes de maior poder aquisitivo, ela também te garante renda maior do que a certificação CPA-10.
Como funciona a certificação CPA-20?
A certificação CPA-20 é obtida por meio de um exame da ANBIMA com 60 questões, onde é necessário acertar no mínimo 70% das questões em um período de até 2 horas e 30 minutos.
O valor a ser pago para realizar o exame é de R$360,00 para profissionais de empresas associadas à ANBIMA e de R$430,00 para os demais.
Ao receber o certificado CPA-20 da ANBIMA, o profissional estará habilitado para trabalhar com a venda de produtos de investimento de alto valor financeiro por 5 anos se ele fizer parte de alguma empresa associada à ANBIMA, se a empresa de atuação deste profissional não for associada da ANBIMA, o vencimento do certificado diminui para 3 anos.
Quem precisa da certificação CPA-20?
Profissionais que trabalham em instituições financeiras como bancos, precisam desta certificação se desejarem trabalhar com a distribuição de investimentos para clientes de alta renda, private, corporate e outros de alto poder aquisitivo.
Ela pode ser interessante para pessoas que já contam com a certificação CPA-10, mas desejam crescer um pouco mais em sua carreira profissional. Também pode ser um ótimo objetivo para quem ainda não tem a CPA-10, considerando que ela permite realizar as funções das duas certificações.
Requisitos para obter a certificação CPA-20
Os únicos requisitos para uma pessoa obter o certificado CPA-20 é pagar o exame e ser aprovado nele.
Nada mais além disso é requerido, como ensino superior, carteira assinada ou qualquer outra coisa, apenas pagar o exame e ser aprovado.
Sendo assim, é de alta importância estar bem preparado para realizar o exame. Portanto, não deixe de olhar o nosso artigo com os melhores cursos CPA-20 Online.
Conclusão
A CPA-20, permite ao profissional encontrar trabalho dentro de agências bancárias, onde ele irá atuar com a distribuição de investimentos para clientes do varejo de alta renda e outros.
Para obter tal certificado, é necessário realizar um exame que não exige requisito algum por parte do participante, a não ser o pagamento do exame que custa em torno de 400,00.
Tal certificado tem validade de 3 ou 5 anos dependendo do vínculo de sua empresa com a ANBIMA.
Desejamos que tenha sido possível compreender o que é e para que serve CPA-20, porém, se ainda ficaram dúvidas, não se esqueça de deixar nos comentários.
A redação do Dinheiro Vivo é formada por especialistas em finanças, empreendedorismo e diversos assuntos que encantam os nossos leitores.