Qual a Diferença Entre CPA-10 e CPA-20?

As duas principais certificações da ANBIMA são o CPA-10 e o CPA-20. Qual a diferença entre CPA-10 e CPA-20?

Como ambas as certificações atendem diversos requisitos que as instituições financeiras exigem para que os colaboradores possam exercer as funções dentro da instituição, ambas as certificações aparecem como as maiores dentro do mercado brasileiro.

Qual a Diferença Entre CPA-10 e CPA-20? 

Por exemplo; até outubro de 2022 havia 480.625 certificações do CPA-10 emitidas e 218.859 CPA-20 emitidas no Brasil. No total, existem pouco mais de 734 mil profissionais devidamente certificados na ANBIMA. Portanto, o CPA-20 e 10 representam pouco mais de 95% do total.

Se você busca conhecer mais sobre as diferenças entre o CPA-20 e o CPA-10, acompanhe o artigo.

Afinal, quais as principais diferenças entre CPA-10 e CPA-20?

Ambas as certificações são emitidas pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), sendo que as duas são procuradas por profissionais que buscam exercer a atividade de gerente dentro de instituições financeiras.

Porém, a diferença fica por conta dos públicos que cada uma das certificações vai habilitar o profissional atender.

Enquanto o CPA-10 serve para os profissionais que atendem clientes do varejo, o CPA-20 serve para aqueles que vão atender os clientes de alta renda, ou seja, o público Private, instituições financeiras e outros bancos.

Outra diferença fica por conta do exame. A prova para conseguir o CPA-10 é menor e possui menos tempo para ser feita (são 50 questões que deverão ser feitas em até duas horas), enquanto a do CPA-20 é maior e conta com mais tempo (são 60 questões que deverão ser feitas em duas horas e trinta minutos).

Para conseguir a certificação, em ambas as provas o candidato deverá acertar, no mínimo, 70% da prova.

Para quem é indicado cada certificação?

Para quem é indicado cada certificação?

Um profissional que busca construir carreira dentro da instituição financeira e não se vê em outro emprego, pode enxergar no CPA-20 uma alternativa mais interessante do que o CPA-10.

Uma vez que o profissional que tem o CPA-20, pode exercer as mesmas atividades daquele que possui o CPA-10, mas não o contrário.

Porém, se o candidato busca fazer um exame mais fácil e não quer crescer de pouco em pouco, o CPA-10 pode ser uma ótima solução.

Inclusive, por ser um exame mais fácil, um profissional que não possui muita experiência no mercado financeiro, pode acabar vendo no CPA-10 uma chance maior de conseguir a certificação.

Quais as diferenças das atividades exercidas? 

Quais as diferenças das atividades exercidas? 

Os profissionais que possuem o CPA-10 poderão atender os clientes de varejo, portanto, os produtos oferecidos ali, não são dos mais complexos, e de certa forma, limitados.

Já os clientes considerados de alta renda, exigem gama de produtos maior e de maior complexidade, fato que exige maior conhecimento do profissional que vai atender, assim, o CPA-20 se vê necessário.

Como os públicos alvo são diferentes, em cada uma das certificações, o CPA-20 acaba sendo mais relevante, uma vez que o profissional que tem ele, pode atuar nas mesmas atividades que aquele que tem o CPA-10.

Assim, está justificado o exame maior e mais complexo do CPA-20 em comparação ao CPA-10. Mesmo tendo trinta minutos a menos para fazer o exame do CPA-10, a prova em si é um pouco mais difícil e conta com 10 questões a mais.

Qual das provas devo fazer?

Qual das provas devo fazer?

Tudo vai depender do próprio candidato. Por exemplo: se o profissional busca se tornar gerente de contas Private não resta alternativa, terá que fazer o CPA-20.

Porém, o profissional que vai trabalhar com os clientes de varejo, ainda tem a chance de escolher entre o CPA-10 e o CPA-20.

Com o CPA-10 tem um exame mais fácil e menor, normalmente os candidatos que não possuem grande experiência, podem encontrar no CPA-10 uma alternativa mais factível.

Já os profissionais que detém mais experiência, podem fazer o exame para o CPA-20 e buscar tal certificação, mesmo se a atividade não exigir, uma vez que os profissionais que possuem o CPA-20 podem atuar nas mesmas áreas daqueles que têm o CPA-10.

Sem falar que o CPA-20 já dá condições ao profissional atender clientes de alta renda, ou seja, uma eventual promoção pode acontecer de forma mais fácil e rápida, caso seja do interesse da instituição.

Conclusão

As duas certificações são emitidas e feitas pela ANBIMA, sendo que ambas são muito similares. Porém, o CPA-10 atende os profissionais que vão do grande varejo, enquanto o CPA-20, os gerentes que vão atender os clientes Private, outras instituições financeiras e a alta renda como um todo.

Então, qual a melhor certificação? Em questão de mais completa, o CPA-20 é a versão mais completa das duas certificações.

Como o profissional que possui o CPA-20 pode exercer as mesmas funções daquele que tem o CPA-10, fica claro que o CPA-20 é o melhor entre os dois.

Vale a pena conseguir certificação CPA? Depende. Para profissionais que pretendem trabalhar de forma autônoma e não dentro de uma instituição financeira, o CPA não terá muita serventia.

Os profissionais que vão trabalhar em agências bancárias e que pretendem seguir carreira em bancos deverão ter a certificação.

Portanto, se você busca construir carreira em um banco e almeja evoluir dentro da instituição, ter um CPA se vê necessário.

O único detalhe fica por conta de qual CPA buscar primeiro, se vai ser o CPA-10, ou direto no CPA-20.Você sabe qual a diferença entre CPA-10 e CPA-20? Ainda não? Então deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *